.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Verdades e sonhos


Queiroz, o senador de Eduardo.

Os cenários para 2014 em Pernambuco começam a entrar nas discussões entre aliados do governador e até mesmo na minúscula oposição, que cabe numa Kombi, como diriam os mais provocadores. Há um consenso de que Eduardo não disputa o Senado, mas a Presidência da República.

Se isso vier a se confirmar, quem seria então o candidato a senador apoiado pelo governador? Há quem aposte em Jarbas Vasconcelos, mas este saiu fragilizado porque não conseguiu eleger o filho vereador do Recife.

Anote aí um nome que pode prosperar: o prefeito reeleito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Convocado pelo governador, Queiroz, que já disputou o Senado em 1994, se afastaria e em seu lugar assumiria o vice-governador Jorge Gomes (PSB), da cozinha do governador e uma pessoa com ligações estreitas e sentimentais com a família Arraes.

Em 2014, só haverá uma vaga para o Senado, justamente a de Jarbas, que só teria chances de renovar o seu mandato se viesse a ser apadrinhado pelo governador, com quem selou uma aliança de última hora, sem nenhum gancho, que ninguém até hoje entendeu.

MUNICIPALISMO– A defesa do pacto federativo, encampada pelo governador Eduardo Campos, tem entusiasmado os prefeitos de todo o País. Em entrevista, ontem, ao meu blog, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), chegou a prever que a presidente Dilma pode dar um tiro no pé se continuar sugando os parcos recursos do FPM. “Eduardo pode se transformar no candidato ao Planalto empunhando a bandeira no municipalismo”, diz Simões.


Surubim, o bom exemplo - Diferente de grande parte dos prefeitos do Estado, que andam na pindaíba, choramingando pelos corredores, Flávio Nóbrega (PT), de Surubim, já pagou o 13º salário junto com a folha deste mês. O gesto representa um incremento, a partir de hoje, de uma movimentação acima de R$ 4 milhões no comércio da cidade.

Rombo em Santa Cruz - Em Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito eleito Edson Vieira (PSDB) teve que recorrer ao Ministério Público para tentar abrir a transição administrativa. Tudo porque o prefeito Toinho do Pará (PTB), que não disputou a reeleição em razão da altíssima rejeição da sua gestão, insiste em fazer ouvidos de mercador. O tucano tende a tomar posse sem saber o tamanho do rombo.

Refinaria bichada - Mais uma vez, o Tribunal de Contas da União deu ordens ao Governo para não dar continuidade às obras da refinaria em Abreu e Lima. Que está com irregularidades desde a terraplanagem. Já é o terceiro relatório, sem que a presidente Dilma tome alguma medida para punir os responsáveis pela gatunagem.

A olho nu - Na passagem, hoje, por Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, o governador Eduardo Campos vai sentir de perto a olho nu o agravamento da seca. Entre Floreste e Serra Talhada, por exemplo, todas as barragens secaram, o milho prometido pelo Governo Federal não está chegando aos criadores e o gado, faminto, está morrendo nas fazendas.

CURTAS

FESTA POLÍTICA– A inauguração do Shopping RioMar, anteontem, no Recife, atraiu um grande número de políticos, desde o governador a uma penca de prefeitos do Interior. Na cerimônia só tiveram direito a fala o anfitrião João Carlos Paes Mendonça, Eduardo e o prefeito João da Costa.

ÔNIBUS PRESOS– Em Carpina, o prefeito Manoel Botafogo (PSDB) reduziu de 22 para dois o número de ônibus que transportam universitários daquele município para o Recife. Diante disso, a Polícia apreendeu, próximo ao Atacadão dos Presentes, as duas unidades por superlotação.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – O governador vai aceitar mais cargos para o PSB na reforma ministerial de Dilma?

Sem calcinha, Luana Piovani é capa de revista



A atriz Luana Piovani finalmente aparece em revista sem partes íntimas.

Pela primeira vez a atriz Luana Piovani, 36 anos, tira a roupa para revista. Ela, que nunca aceitou posar nua, fez a alegria da macharada ao tirar calcinha pela primeira vez na última edição da revista masculina GQ. Na capa, Luana aparece apenas com um casaco e um sutiã.

Ao comentar sobre sua decisão de nunca ter posado completamente nua desde os 18 anos, idade que começou a receber propostas para tirar a roupa, ela diz:

“Se alguém já viu lá? Não, não. Só viu quem foi sorteado por mim mesma e ganhou o grande prêmio.”

Foto: Luana Piovani finalmente aparece em revista sem peças íntimas Créditos: Divulgação

Quanto a fama de barraqueira e confusões na rede social Twitter, a bela responde:
“Não sou barrequeira, nem revoltada. Tenho bom senso”. "A pessoa me escreve dizendo: 'Como você está gorda!' Digo: 'Gorda, mas o seu namorado deve estar no banheiro com minha revista na mão'", completou.

Surfistas paraibanos são agredidos durante campeonato em Pernambuco

Os paraibanos foram a uma delegacia e registraram queixa contra os agressores. Segundo as vítimas, eram 15 surfistas locais e 7 participaram da agressão.

A participação dos surfistas paraibanos José Francisco (Fininho) e Raphael Seixas na Quarta Etapa do Circuito Pernambucano de Surf, na Praia de Maracaípe, em Pernambuco, acabou em caso de polícia. Os surfistas da Paraíba alegaram que foram agredidos por três homens ao saírem do mar após a disputa da semifinal da competição, no último domingo.

Após o incidente, os dois surfistas registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Porto de Galinhas. Em depoimento registrado, os paraibanos afirmaram que o motivo das agressões foi à forte marcação feita pelos dois no surfista pernambucano Thiago Silva, durante a semifinal da etapa.

“A confusão começou quando saímos do mar depois da semifinal. Os caras não entenderam a marcação dura que fizemos no atleta pernambucano durante e bateria e vários caras partiram pra cima da gente. Eu levei um murro no ouvido que está doendo até agora e o Raphael (Seixas) machucou o cotovelo e levou vários chutes”, explicou Fininho.

O presidente da Associação Nordestina de Surf, Geraldo Cavalcanti confirmou que os três acusados de agredir os surfistas paraibanos já foram identificados. São eles os irmãos Josafá e Joabson Barbosa e o baiano Sérgio Rocha. O dirigente aconselhou às vítimas a fazerem um exame de Corpo de Delito para comprovar a agressão sofrida.

Já em João Pessoa, Fininho confirmou que vão levar o caso adiante. Inclusive, os dois pretendem fazer o exame de Corpo de Delito. “Estamos entrando em contato com um delegado conhecido nosso para fazermos o exame. Acredito que entre hoje (ontem) e amanhã (hoje) vamos fazer o exame”, finalizou o surfista.

Apesar da confusão, Fininho e Raphael Seixas disputaram a final e conseguiram resultados importantes nesta etapa. Na categoria Profissional, Raphael ficou na segunda colocação e Fininho terminou em terceiro. A competição foi vencida por outro paraibano, o Elivelton Santos.

Agressores podem ser banidos do esporte

“O episódio de agressão não vai passar em branco”, foi o que garantiu o presidente da Associação Nordestina de Surf. Além do processo que deve seguir na justiça, segundo Geraldo Cavalcanti, os acusados Josafá Barbosa, Joabson Barbosa e Sérgio Rocha serão banidos do esporte para sempre.

“Nós já estamos mandando um comunicado para as federações de todas as regiões do país comunicando o fato ocorrido. Esses criminosos não podem continuar no esporte. Eles vão ser banidos do surf”, disse Geraldo Cavalcanti.

PBSurf teme que relação se desgaste

Um dos diretores da Federação Paraibana de Surf mostrou-se preocupado com a relação entre Paraíba e Pernambuco após o incidente do último domingo. Segundo Chico Padilha, não seria interessante para o Estado um racha com os pernambucanos, já que as federações sempre tiveram uma relação harmoniosa e a participação nas competições no estado vizinho é importante para os paraibanos.

“Vamos esperar que este episódio não manche a relação entre as duas federações. Sempre tivemos uma relação muito boa com eles. Espero que continue como era porque será importante para o desenvolvimento do surf local”, disse Chico Padilha

Após assaltos a banco, prefeito fecha avenida com correntes e cadeados

A prefeitura ainda estuda a implantação de um sistema de câmeras na avenida principal para garantir mais segurança.

A interdição ocorre no horário bancário

Após dois assaltos à agência do Banco do Brasil no município paraibano de Serra Branca (localizado no Cariri, a 230 km de João Pessoa), a Prefeitura local decidiu por uma atitude extrema: fechar a principal avenida da cidade com cadeados e correntes.

A restrição ao acesso de veículos nessa avenida ocorre durante o horário de funcionamento bancário, que é das 8h00 às 13h00 e funciona desde a segunda-feira (29).

De acordo com um policial do destacamento militar da cidade, o fechamento da avenida deputado Álvaro Gaudêncio ocorreu após um acordo entre a direção da agência e o prefeito Eduardo Torreão Mota para coibir os assaltos que estavam ficando frequentes.

“A avenida fica fechada com cadeado durante o horário de funcionamento do banco. Duas viaturas ficam fazendo a segurança na área”, comentou um policial militar que não quis se identificar.

Ação da prefeitura tem divido opiniões na cidade. Segundo a Polícia Militar, o trânsito teve que ser desviado o que gerou criticas da população. Um site de notícias da cidade fez uma enquete sobre a decisão da prefeitura. Apenas 3,53% concordaram com a instalação das correntes e cadeados. Outros 94,53% reprovaram a decisão.

A prefeitura ainda estuda a implantação de um sistema de câmeras na avenida principal para garantir mais segurança. O Banco do Brasil está funcionando parcialmente. Apenas aposentados estão tendo acesso aos serviços bancários.

O último assalto na agência foi registrado no dia 1º de outubro deste ano, onde dez homens fortemente armados chegaram em dois carros. Os assaltantes anunciaram o assalto e logo a avenida principal foi tomada pelos bandidos, causando pânico nos moradores. Testemunhas disseram que os homens chegaram atirando.

A quadrilha assaltou simultaneamente a agência do Banco do Brasil e a agência dos Correios e Telégrafos. Os dois cofres foram levados pelos bandidos. De acordo com a polícia, dos dois estabelecimentos, os criminosos roubaram cerca de R$ 1 milhão. Ninguém até o momento foi preso.

SUS terá de iniciar tratamento de câncer 60 dias após diagnóstico

Os senadores aprovaram, nesta terça-feira (30), o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 32/1997 que estabelece o prazo máximo de 60 dias, contados do diagnóstico, para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto prevê ainda um prazo menor que 60 dias, conforme a necessidade terapêutica do caso. O prazo será considerado cumprido quando se iniciar efetivamente o tratamento (cirurgia, radioterapia ou quimioterapia).

Outra medida importante trazida pelo projeto é a previsão de acesso “gratuito e privilegiado” a analgésicos derivados do ópio para os portadores de câncer que estejam sofrendo com dores.

O projeto estabelece ainda a obrigatoriedade para os Estados de elaborarem planos regionais de instalação de serviços especializados em oncologia, de modo a que áreas não contempladas passem a ter acesso a esses serviços.

A proposição original, do ex-senador Osmar Dias, dispunha apenas sobre o tratamento medicamentoso com analgésicos, como por exemplo, morfina. Na Câmara, o escopo foi ampliado para incluir a obrigatoriedade de oferecimento pelo SUS aos pacientes com câncer, no prazo máximo de 60 dias, de outros tratamentos disponíveis além dos analgésicos, tais como cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Em seu parecer pela aprovação do substitutivo, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou que o texto é preciso ao tratar o lapso de tempo entre o diagnóstico de câncer e o início do tratamento da doença. Para a senadora, a demora em começar o tratamento é o principal problema na terapêutica do câncer no Brasil.

Após a aprovação da matéria, Ana Amélia agradeceu ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) pela inclusão da matéria na pauta de votações e homenageou o autor da proposição original, o ex-senador do Paraná, Osmar Dias.

Segundo ela, a aprovação do projeto trará grandes benefícios para as mulheres portadoras de câncer de mama.

O substitutivo, aprovado pela Câmara dos Deputados, em junho, e pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, no mês passado, vai à sanção.

Vacinação contra aftosa no Nordeste pode ser prorrogada ou suspensa em função da seca

Estados e municípios da Região Nordeste afetados pela seca deste ano poderão decidir se prorrogam ou suspendem a vacinação contra a febre aftosa – a depender das condições do gado. A segunda etapa de intervenção em bovinos e búfalos começa no dia 1º de novembro, com expectativa de imunizar 150 milhões de animais em todo o país.

Com a medida anunciada nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esse número pode ser reduzido em até 16 milhões de cabeças – gado estimado nos nove estados da região.

De acordo com o coordenador de Febre Aftosa do Mapa, Plínio Lopes, os departamentos veterinários dessas cidades terão que iniciar a vacinação normalmente e, ao longo do processo, se considerar necessário, podem prorrogar a aplicação das vacinas por 30 dias ou ainda suspender o procedimento. No caso de suspensão, os municípios terão que apresentar uma nova análise da situação até o dia 15 de janeiro para que o ministério reavalie as condições locais.

Lopes garante que a medida não vai prejudicar as metas do governo de alcançar áreas livres da aftosa. A expectativa mantida pelos órgãos sanitários é que a Região Nordeste atinja esse status no ano que vem. A última ocorrência de aftosa na região foi registrada há dez anos.

STJD determina que CBF não some os pontos do Inter sobre o Palmeiras

O STJD determinou que os pontos da vitória do Internacional por 2 a 1 sobre o Palmeiras, sábado passado, no Beira-Rio, não sejam computados na tabela do Campeonato Brasileiro. O Verdão entrou com pedido de impugnação da partida depois de suspeitar que um gol de mão de Barcos foi anulado pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento com a ajuda de recurso eletrônico – algo proibido pela Fifa. O tribunal solicitou à CBF que o jogo fique “suspenso” até que o julgamento, que ainda não tem data definida, seja realizado. A previsão de Flavio Zveiter é que uma sessão extraordinária do STJD analise o caso no dia 14 de novembro.

Inter e Palmeiras já foram notificados da decisão e podem se manifestar nos próximos dias. O quarteto de arbitragem também foi convocado pelo Tribunal para prestar esclarecimentos. O procedimento é normal e ocorre sempre que um time pede a anulação da partida. Os pontos não são computados enquanto o pedido não é julgado. As duas partes acataram a decisão do STJD.

Hoje parece que o árbitro e o quarto árbitro são criminosos. Quem agiu de forma torpe e indigna foi o atleta do Palmeiras (Barcos). Ele não vai ser denunciado? O Inter pediu para serem averiguadas as atitudes do Barcos "Daniel Cravo de Souza, advogado do InterCom isso, o Colorado passa a ter apenas 48 pontos na tabela, e não 51, número que atingiu depois da vitória do último sábado. A CBF ainda vai divulgar a tabela com a nova pontuação. O autor do despacho foi Flávio Zveiter, filho de Luiz Zveiter, ex-comandante do STJD.

- O Palmeiras protocolou ontem (segunda-feira) no fim do dia um pedido de impugnação da partida entre Palmeiras e Internacional, e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê que, recebido o pedido de impugnação, eu tenho de comunicar formalmente ao presidente da CBF para que não homologue o resultado do jogo até que o pedido seja julgado pelo STJD - explicou Zveiter, ao programa SporTV News, na noite desta terça-feira.

Pelo lado alviverde, o diretor jurídico Piraci Oliveira informou que o Palmeiras vai continuar lutando por aquilo que acha correto: a anulação da partida por causa de um suposto erro de direito da arbitragem. O pedido de impugnação do jogo foi enviado à CBF na noite de segunda-feira.

- O Palmeiras foi informado que os pontos não serão contabilizados até o julgamento. É um procedimento normal e de extremo bom senso.

 Vamos aguardar, e esperamos que a partida seja anulada - disse Piraci.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, Daniel Cravo de Souza, advogado do Inter, explicou qual será a postura do clube gaúcho:

- Ainda não são definitivos os pontos do Inter conquistados no sábado. É o que a lei determina. Ela não deixa de homologar os resultados. Nós precisamos apresentar nossa manifestação, nossa defesa, até quinta-feira.

Julgamento envolvendo Internacional e Palmeiras terá prioridade, diz Zveiter. A bronca do Palmeiras é de que Francisco Carlos Nascimento teria sido avisado pelo quarto árbitro, Jean Pierre Gonçalves Lima, depois que este ouviu do delegado da partida, Gerson Baluta, que o gol foi com a mão - o que fere a regra do esporte, já que Baluta não faz parte da arbitragem. A defesa do Inter refuta essa acusação.

- A decisão do árbitro partiu de uma informação citada do quarto árbitro, o Jean Pierre. O Palmeiras diz que alguém viu na TV e avisou o delegado, que chegou ao quarto árbitro, para ocorrer o convencimento. O Inter é parte porque estão querendo tomar os pontos do Inter. Hoje parece que o árbitro e o Jean Pierre são criminosos. Quem agiu de forma torpe e indigna foi o atleta do Palmeiras (Barcos). Ele comemorou e reclamou do árbitro. O Henrique deu um tapa na cara do D’Alessandro e ninguém falou nada. O Palmeiras montou uma coletiva na segunda para o Barcos, que assumiu que colocou a mão na bola. Ele não vai ser denunciado? O Inter pediu para serem averiguadas as atitudes do Barcos - disse o advogado colorado.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ANTÔNIO DE ROQUE VENCE MAIS UMA

Em decisão tomada na noite desta segunda feira dia 29, a Ministra relatora LAURITA VAZ, integrante da suprema corte da justiça eleitoral Brasileira, (TSE), declarou improcedente a denúncia feita pela coligação "Frente popular por uma Jataúba forte e decente" que alegava que a liminar concedida pelo TRF (Tribunal Regional Federal) ao prefeito eleito Antônio Cordeiro do Nascimento teria sido entregue no TRE após o julgamento pelo deferimento do registro de candidatura a prefeito. A liminar tem poder de anular parcialmente a condenação imposta ao suposto réu e é um instrumento legal de acordo com a legislação eleitoral vigente. A coligação denunciante teve o pedido negado pela Ministra Relatora por volta das 22:15 da noite de ontem. Com esta decisão, chegam ao fim os comentários de pessoas desenformadas que ainda mantinha esperanças de ter novas eleições no município de Jataúba. A justiça eleitoral estipula prazo até o dia 06 de Novembro para que todos os candidatos que disputaram as eleições este ano, entregue as suas prestações de contas para serem analisadas e julgadas. Em caso de detectadas algumas irregularidades, o candidato terá 5 dias para corrigilas. O prazo máximo para que os eleitos sejam diplomados vai até o dia 19 de Dezembro. O prefeito eleito de Jataúba encontra-se na China na companhia do deputado estadual José Humberto, e na sua volta ao Brasil, estará iniciando os primeiros contatos com o seu grupo político para planejar o quarto mandato no comando do poder executivo municipal. Quanto a Câmara de Vereadores, o prefeito eleito não terá problemas para governar, até porque das 11 vagas a serem ocupadas a partir de janeiro, 7 dos eleitos são da base governista; ZITO LOPES, JOSILENE, PAULO FLORO, LUANA, ANTÔNIO BILOZA, JAKSON BRUNO E DIDI DO RIACHO DO MEIO. A oposição renovou o mandato de CHICO DE IRINEU (3 mandatos) e elegeu pela primeira vez WANESSA, ZUZA E FIROCA.

Gabinete do ministro Fernando Bezerra vira ponto de “chororô” de prefeitos pernambucanos

O gabinete do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em Brasília, continua sendo o desaguadouro das lamentações dos atuais e futuros prefeitos pernambucanos em decorrência da seca e da crise financeira que aflige a maioria dos municípios.

Nesta terça-feira, mais quatro prefeitos do Sertão viajaram a Brasília para pedir socorro ao ministro.

Foram eles Luciano Torres (PSB-Ingazeira), Maria Aparecida (PSB-Solidão), Deva Pessoa (PSD-Tuparetama) e Sebastião Dias (PTB-Tabira). Esses dois últimos foram eleitos agora em outubro.

Semana passada o ministro recebeu os prefeitos José Vanderley (PSB-Brejinho) e Adelmo Moura (PSB-Itapetim), os quais foram cobrar mais agilidade na construção da Adutora do Pajeú, que resolverá de vez o problema da falta d’água naquela região.

Como Jairo Nicolau encara a candidatura de Eduardo Campos a presidente da República

 O professor da UFRJ, Jairo Nicolau, disse em entrevista ao jornal “Valor” (29/10) que não crê na candidatura de Eduardo Campos a presidente da República em 2014. Leia, abaixo, um resumo de suas opiniões:

2- “É inequívoco” (que o PSB ganhou musculatura depois das eleições municipais, elegendo cinco prefeitos de capitais, entre eles Recife, Belo Horizonte e Fortaleza).

3- “O PSB é uma força emergente. Foi o único partido que cresceu em todas as eleições para a Câmara dos Deputados”.

4- “Nessas eleições, houve um diferencial: a movimentação de uma liderança, o Eduardo Campos. Ele operou politicamente, visitou as cidades”.

5- “Mas o PSB, como muitos partidos brasileiros, tem uma configuração de confederação de líderes regionais”.

6- “É precoce estabelecer o sucesso do PSB antes que ele equacione a questão Rio-São Paulo”.

7- “É difícil um partido disputar uma eleição nacional sem base consistente nesses estados, incluindo Minas”.

8- “Eduardo Campos estaria mais próximo de repetir o modelo de Ciro Gomes, Garotinho e Marina Silva. Disputaria (apenas) de 15% a 20% do eleitorado. Sem estrutura partidária mínima nesses Estados, é difícil romper a polarização PT x PSDB”.

9- “É difícil (Eduardo ser candidato a vice na chapa de Aécio Neves). O PSB tem mais afinidade com o PT. Mas já estabeleceu um distanciamento desse partido, maior do que antes”.

10- “O PSB já lançou candidatos próprios em outras eleições: Garotinho e Ciro Gomes. O partido está procurando um caminho próprio”.

É isso aí.

TCE não aceita recurso de Asfora e ele está inelegível

O ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora se candidatou nas eleições de 2012 para mais uma vez ocupar o cargo de Prefeito desta cidade, porém, ele tinha alguns problemas, duas contas rejeitadas aprovadas pela Câmara de Vereadores o que o tornava inelegível, segundo critérios da Lei da Ficha Limpa.

Para poder se candidatar ele entrou com um recurso através de um pedido de rescisão junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), para acabar com estas pendências e poder disputar o cargo. Enquanto as ações não eram julgadas, ele poderia disputar normalmente, mas havia o problema de se eleger e ter seus recursos derrubados.

Foi o que aconteceu, na última quinta-feira, 25 de outubro, o TCE julgou o pedido de recurso de Asfora e o considerou DESPROVIDO, ou seja, sem validade, o argumento utilizado não poderia ser aceito. Asfora, portanto, tornou-se inelegível, trocando em miúdos para o bom entendedor, se Asfora tivesse vindo a ganhar a eleição não poderia assumir. Como a decisão do TCE é em caráter irrevogável, devolve o processo a Câmara validando a decisão que esta havia tomado anteriormente, pois no entendimento do TCE a Câmara fez tudo de acordo com a lei e o julgamento, pela rejeição das contas do exercício 2007 foram acertadas. Como a votação, ou seja, o julgamento das contas aconteceu em 2010, Asfora ficará inelegível até 2018, de acordo com a lei da Ficha Limpa, lembramos que ainda falta outra conta (2008), para ser votada pela Câmara e está também tem parecer do TCE também pela rejeição.

Fonte: Blog de Marcelo Santa Cruz

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A ciência explica: o poder do pensamento positivo


Será que o pensamento positivo tem mesmo tanto poder? De acordo com cientistas, ser otimista demais pode até mesmo prejudicar a vida de alguém.

Não há pesquisa que conteste o fato de que livros e filmes de autoajuda são campeões de venda. Milhares de pessoas se entregaram aos encantos da Lei da Atração e chegaram até a adaptar conceitos de física quântica para facilitar a conquista do carro ou emprego dos sonhos. A fórmula é simples: pensar positivamente torna a vida melhor.

Mas independentemente de esses livros ajudarem ou não alguém, assuntos semelhantes também são tratados pela ciência. Pesquisadores do mundo todo tentam encontrar, por exemplo, relações entre a vida e a saúde do ser humano e aquilo que chamamos de “pensamento positivo”. Será que enxergar a vida em cor-de-rosa traz mesmo benefícios a alguém?

Otimismo afasta doenças cardíacas


Não é novidade que depressão, ansiedade, raiva e sentimentos similares estão relacionados a doenças cardíacas. Uma alta dose de stress, por exemplo, pode fazer o coração bater mais rapidamente e aumentar a pressão arterial, acelerando, assim, a possibilidade de um infarto. Mas não é só isso. De acordo com o jornal Chicago Tribune, um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos EUA, constatou que o contrário também acontece, ou seja, emoções positivas podem tornar alguém mais saudável.

Para a pesquisa, foi monitorado um grupo de 2.618 pessoas ― homens e mulheres ― que passariam por uma angiografia, exame capaz de revelar como o sangue flui pelas artérias que nutrem o coração. Na ocasião, os voluntários responderam a uma pesquisa sobre o que esperavam do futuro e como estaria sua saúde. Quinze anos depois, o estudo concluiu que os voluntários com as melhores expectativas possuíam 24% a menos de chance de morrer por complicações cardíacas.

Posteriormente, outro estudo comprovou algo semelhante, mas desta vez com um grupo de homens que vivia em Boston. Os pesquisadores analisaram, durante 12 anos, a capacidade que os voluntários tinham de controlar emoções positivas e negativas. De acordo com o resultado, entre os que tinham mais autocontrole, apenas 6% sofreram um ataque cardíaco ou morreram por doenças cardiovasculares, contra 14% de vítimas entre os homens incapazes de controlar suas emoções.
Pessoas otimistas enxergam melhor

Depois dessa revelação, você nunca mais pensará na expressão “visão de mundo” da mesma forma: de acordo com estudo divulgado pela Universidade de Toronto, o humor de alguém altera, literalmente, a forma como a pessoa enxerga, modificando até mesmo funções do córtex visual, ou seja, a parte do cérebro responsável pelo processamento de informações visuais.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores exibiam para voluntários algumas imagens capazes de despertar diferentes humores. Enquanto isso, as atividades cerebrais deles eram analisadas em um exame de ressonância magnética. As figuras exibidas eram espécies de mosaicos formados por uma face humana no centro cercada de imagens menores e que faziam referência a locais (como uma casa, por exemplo). Para forçar as “cobaias” a olharem para o centro da imagem, uma tarefa era dada a elas: identificar se o rosto na folha era homem ou de mulher.

Com isso, foi constatado que pessoas de mau humor não enxergavam as imagens do plano de fundo, que cercavam a face. Entretanto, quando a mesma imagem era exibida e o humor do voluntário estava melhor, a pessoa reconhecia todos os detalhes em segundo plano da figura.

O chefe de pesquisa Taylor Schmitz declarou que o "bom humor aumenta, literalmente, o tamanho da janela pela qual enxergamos o mundo. A parte boa disso é que podemos ver tudo de uma perspectiva mais global e integrativa. Em contrapartida, isso também pode resultar em distrações em tarefas críticas que exigem mais concentração, como a operação de máquinas perigosas ou a análise do conteúdo de bagagens em aeroporto”.

Não confie tanto no pensamento positivo

É difícil pensar que o pensamento positivo não traz benefícios à vida. Parece claro que ter uma visão otimista sobre determinado assunto possa levar alguém a lutar por seus objetivos e, possivelmente, conquistá-los. Porém, de acordo com psicólogos, o pessimismo também é importante para nossas vidas. E, como se não bastasse, otimismo demais pode ser prejudicial.

Em 1990, Martin E. P. Seligman criou, na Universidade da Pensilvânia, a psicologia positiva, uma disciplina responsável por analisar as causas e consequências da felicidade, da virtude e de outros aspectos da saúde psicológica. E o psicólogo alerta: muitas vezes, o otimismo “pode fazer com que não vejamos a realidade com a clareza que ela exige”.

Para deixar tudo um pouco mais desolador, a maioria dos dados coletados em pesquisas sobre o poder do pensamento positivo pode ser facilmente contestada. De acordo com o Dr. Anthony Ong, da Universidade de Cornell, a maior parte dos estudos mostra que pessoas otimistas tendem a ser mais saudáveis e a viver mais. Porém, o que essas pesquisas não levam em consideração é o “efeito Tostines”: provavelmente, esses voluntários pensam de maneira positiva porque são saudáveis, o que invalidaria o otimismo dos resultados.

Ser pessimista também é legal

Como se não bastasse, parece que os pessimistas possuem vantagens mais palpáveis: um estudo realizado por Seligman e Derek Isaacowitz em uma comunidade de idosos, em 2001, constatou que pessoas com uma visão mais negativa da vida tendem a sofrer menos de depressão ao passar por eventos ruins, como a morte de um ente querido. De acordo com os pesquisadores, os pessimistas passam mais tempo se preparando mentalmente para decepções e outras possibilidades desagradáveis, tornando-se mais resistentes a situações desse tipo.

Pelo visto, ser pessimista não é tão ruim assim, certo?

A seca que mata e nunca acaba

Nosso trajeto é a PE 390, que liga Serra Talhada até Floresta. Até onde a vista alcança a cor da vegetação é cinza, o gado que insiste em sobreviver anda sem rumo pelo pasto seco ou mesmo no meio da rodovia com o semblante de quem esta pedindo socorro. Pássaros descansam da luta inglória por um pouco d’água, que não existe, em cima do galho do imbuzeiro e com o bico se abrindo para o céu esperam uma chuva que não vem e a qualquer momento caem do galho para a morte no chão.

Muitos animais mortos, principalmente o gado que sucumbiu à procura do resto de água barrenta e podre que fica depositada no fundo do açude, atolado na lama preta, não consegue sair e ali mesmo está selado o seu destino.

Este é o triste cenário do semiárido pernambucano nos 121 municípios afetados pela estiagem. O agricultor sertanejo, mais uma vez, assiste a tudo impotente vendo a lavoura de milho e feijão se perder totalmentsem chuva. Segundo a Agencia Pernambucana de Águas e Clima (APAC), não há previsão de chuvas até o final do ano.

Onde está o milho?

 
O Governo do Estado procura tomar as providências. O governador Eduardo Campos quer conversar com a presidente Dilma e já mandou uma carta pedindo mais recursos para os que recebem ajuda do Bolsa Estiagem. Na próxima quinta-feira, o Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido faz uma reunião, em Serra Talhada, com entidades que atuam no combate à seca e representantes dos produtores.


Os agricultores já sabem o que vão dizer. Querem cobrar as promessas feitas com toda pompa, na última reunião da Sudene, que aconteceu aqui em Recife, como a distribuição de alimentos para animais (o milho que não chega nunca) e a regularização do abastecimento feito por carros-pipa (usados pelos políticos para atender às lideranças que são mais fiéis na hora do voto).

Carro-pipa para poucos

O fato é que nem Chapéu de Palha nem reuniões na esfera estadual ou federal amenizam, a curto prazo, as necessidades imediatas de água para beber, que os agricultores estão sentindo hoje. “Seu” Gustavo Emiliano da fazenda Salinas, distrito de Floresta, lamenta a perda do feijão e relata que está ali há 20 anos e nunca viu uma estiagem como esta.

“Carro-pipa só recebi aqui uma vez, ainda assim porque o caminhão quebrou na frente da porteira e para não perder a água, que estava derramando, o motorista encheu minha cisterna. Mas a água tinha outro destino e a cisterna agora esta totalmente vazia há dias”, afirmou.

O produtor rural e advogado Euclides Ferraz, que me acompanhou durante toda a reportagem, também revela que a situação não é nada fácil para aqueles que têm um pouco mais de renda e conseguem furar um poço na propriedade.

“Ficamos assistindo entristecidos e impotentes essa situação, por mais que tentemos ajudar, cedendo água do poço pelos menos para as pessoas beberem, o gado fica sem água. É muito triste ver todos os açudes vazios e os animais morrendo”, relata Euclides.

Prefeitos temem o pior

Os prefeitos das duas cidades onde fizemos a reportagem, Serra e Floresta, dizem temer que o pior venha acontecer. O desabastecimento pela falta de carne dos bovinos, caprinos e ovinos, maior produção de alimentos da região.

O prefeito-eleito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), avalia que se continuar como os institutos que acompanham as previsões climáticas prevêem a perda do rebanho será total e os produtores que ainda conseguem matar a sede dos animais por estarem à beira de um rio ou com poço na propriedade, não vão dar conta da demanda e o pior pode acontecer.

“Nosso agricultor está sem renda, recebendo do Garantia Safra, mas isso é insuficiente, nós esperamos que a situação venha a piorar, pelos prognósticos da falta de chuva nos próximos meses. Podemos ter a dizimação do rebanho, o que representa o caos. Nós não temos a cultura de armazenamento de alimentos, a gente sempre esperou a chuva para escoar a produção e isso pode trazer a falta de alimentos para a população dos centros populacionais.”

A prefeita reeleita de Floresta, Rorró Maniçoba, diz que o maior objetivo dela neste segundo mandato é levar água para a zona rural. Ela diz que não vai parar de procurar o ministro da Integração, Fernando Bezerra, o DNOCS, CODEVASF, Governo do Estado nessa batalha para obter recursos. “O município de Floresta está passando por uma seca nunca antes vista na região, a situação é dramática.”

Adutora do Pajeú do nada para lugar nenhum

Em todo o percurso que nos fizemos 98 quilómetros da PE 390 ela estava lá, para deixar ainda mais revolta no sentimento de abandono que vive o sertanejo, diante da maior seca dos últimos anos, perante as autoridades governamentais - a Adutora do Pajeú.

A canalização chama a atenção pela extensão e pelo complexo de obras. Com 402 km de tubulação a adutora têm ainda 12 estações elevatórias. A água estava para ser captada do lago de Itaparica nesta primeira fase, até Serra Talhada e deveria estar pronta no mês passado. Segundo Fernando Ciarline Teixeira, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), o excesso de burocracia está acarretando o atraso da obra.

“Foram muitos entraves burocráticos, necessidade de mais aditivos para serem pagos à construtora e ainda um pequeno entrave com a Celpe”, disse. Diante desse depoimento, não vale nem a pena esperar pela promessa dele de que esta primeira fase da obra será concluída até meados de novembro, mas se isso acontecesse poderíamos ter uma esperança a mais na solução imediata deste problema que é ver animais sem rumo e com um destino de morte, tão perto de uma canalização que leva a vida (água) para o sertão.



Detran realiza fiscalização a partir de hoje em Caruaru

Está marcada para ter início a partir desta segunda-feira (29) uma grande operação do Detran em Caruaru, Agreste do Estado. A meta é fiscalizar, por meio de blitze, os condutores de veículos da cidade, já que um estudo do Detran indica, que metade da frota da Capital do Agreste, está com problemas na documentação. O maior problema encontrado em Caruaru diz respeito ao atraso no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Do total do dinheiro arrecadado com o imposto por cada veículo, 50% é destinado ao governo estadual, enquanto que os outros 50% são destinados ao município onde o veículo foi registrado, o que em Caruaru gera um grande prejuízo.

A fiscalização do Detran vai contar com o apoio da Destra e promete ser rigorosa. A frota de veículos, em Caruaru, tem aumentado. De acordo com o IBGE, em cinco anos, o município registrou um aumento de mais de 80% no número de veículos.

No último estudo revelado, entre os anos de 2005 e 2010, a frota quase dobrou passando de 52.766 para 97.316 veículos. Em dezembro de 2011 o número já era de 109.209 e como o consumo aumentou consideravelmente, é provável que já tenhamos mais de 115 mil veículos na cidade.

.Bom dia carinhoso


Que o dia de hoje esteja trazendo o novo, a mudança e o grande vôo!

Que o agora seja vibrante em nossos corações sem projeções futuras, sem memórias passadas.

Vamos experimentar o abandono dos pesos ,

vamos tentar ser como o pássaro que canta lá fora nesse exato momento,

ser como a árvore que faz a sombra amena,

como o sol que reflete vida a cada segundo..


Sintonizar o nosso eu nesse instante que está chegando,

porque ele revela a única existência verdadeira e respira cheio de possibilidades reais.


O instante de agora traz nele a mais pura semente germinável,

aquela que é capaz de transformar todos os nossos conceitos condicionados .


Sentir o contato, o toque suave desse dia, fechar nossos olhos e tentar absorver o agora o entendendo como o grande presente da energia,

percebendo a grandiosidade que nos é oferecida quando abrimos realmente os braços para recebê-lo sem tensões,

sem as interferências da mente,

sem os pensamentos que o anulam.


Recebê-lo com as portas do coração abertas e renascer,

mergulhar, conhecer a consciência de ser na exuberância desse instante.


Como borboletas que seguem em direção à Luz, que cada um de nós saiba abandonar os antigos casulos e voe em direção ao brilho da vida que está começando agora.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Garota que vendeu virgindade se ofereceu por R$ 100 mil a empresário

Catarina tentou vender sua virgindade ao empresário da noite Oscar Maroni por R$ 10 mil

Matéria da Folha de São Paulo desta quinta-feira (25), assinada pela jornalista Laura Capriglione, informa que o autodenominado “Rei da Noite” paulistana, Oscar Maroni, dono do mítico clube privê Bahamas, onde circulavam 150 das mais lindas garotas de programa de São Paulo, “2.000 relações sexuais no currículo”, vangloria-se:

“Há dois anos, Ingrid [Migliorini, a virgem Catarina, que está leiloando sua primeira noite na internet] ofereceu-se para mim por R$ 100 mil.”

Segundo Maroni, a jovem procurou-o no Bahamas, já então fechado pela Prefeitura de São Paulo sob a acusação de ser um prostíbulo de luxo. Um segurança forneceu a ela o número de celular do empresário (que não por acaso termina com a sequência 6969), e o contato foi feito.

Em outubro de 2011, a Justiça condenou Oscar Maroni Filho a 11 anos e oito meses de prisão pelos crimes de favorecimento à prostituição e manutenção de local destinado a encontros libidinosos.

Maroni conta que aproveitou um fim de semana e deslocou-se para o aeroporto de Navegantes, que serve o litoral norte de Santa Catarina.

“Pode perguntar para ela. Ela lembra do meu nome. Passamos um final de semana juntos”, diz o empresário.

Ontem, quando foi batido o martelo no leilão internacional pela virgindade de Ingrid (aliás, vencido por um japonês que se identifica apenas por “Natsu”, lance de US$ 780 mil ou R$ 1,58 milhão), a Folha procurou a dona do hímen, que se encontra na Austrália.

Ingrid estava gravando uma entrevista para um canal de televisão alemão e não quis prolongar a conversa. Mas afirmou que, sim, conhece Maroni. E não quis comentar mais nada.

Maroni diz que ele e Ingrid foram a um hotel cinco estrelas em Balneário Camboriú (a 82,6 km de Florianópolis), cidade vizinha da Itapema em que ela mora.

Comeu com ela no restaurante Chaplin, de frente para o mar. “Foi um jantar romântico. Andamos de mãos dadas na praia e só então subimos para o quarto.”

“A gente trocou beijinhos, mas, na hora H, ela insistiu em vender a virgindade por R$ 100 mil”, diz Maroni.
O leilão pela virgindade da brasileira Catarina Migliorini terminou às 9h desta quarta-feira (24). O lance mais alto foi dado foi no valor de US$ 780 mil, o equivalente a mais de R$ 1,5 milhão. Na manhã desta quarta, a poucas horas do fim do leilão, seis pessoas disputavam a virgindade da garota no site ‘Virgins Wanted’. Os lances foram alternados entre os seis: três americanos, um australiano, um indiano e um japonês. O japonês foi o autor do lance mais alto.

Japonês vence leilão de virgindade de jovem catarinense

 Mais de R$ 1,5 milhão. Esse foi o lance vencedor no leilão da virgindade de Catarina Migliorini, de 20 anos. A disputa terminou nesta quarta-feira, às 9h. Natsu, o japonês que venceu a disputa, ofereceu US$ 40 mil a mais que o segundo colocado e enviou o lance algumas horas antes do prazo final. Enquanto isso, Catarina (cujo o nome de batismo é Ingrid) segue em Bali na Indonésia, onde está há quase dois meses, e aproveita o tempo com diversões simples.

Marca presença diariamente em uma praia paradisíaca, conversa com pessoas e turistas de todo o mundo e devora os livros que trouxe do Brasil. Na lista, nada de autores populares ou literatura de consumo rápido, como muitas pessoas poderiam concluir. Catarina, ao contrário, folheia as páginas escritas por grandes nomes, como Fiódor Dostoiévski, Ernest Hemingway e Albert Camus, além dos filósofos Sócrates, Rousseau e Séneca.

"Entrei nessa história de leiloar a virgindade também pela aventura, para conhecer lugares e culturas diferentes. Minha vida em Bali é muito boa. Estou em um daqueles hoteizinhos perto da praia, com bangalôs bem rústicos. É lindo", conta.

Catarina frisa que o leilão da virgindade nada tem a ver com qualquer dificuldade financeira. Pelo contrário. A catarinense avisa que a família sempre deu tudo o que precisa (e até mais) para viver bem. Antes de ir para a Ásia, se matriculou em uma faculdade de medicina na Argentina. Tinha tudo para seguir uma carreira conservadora e tradicional. A guinada na história veio de maneira despretensiosa. Catarina se inscreveu no site achando que não ia levar a nada. Em menos de um mês já havia sido selecionada, após trocar e-mails com a direção do site, realizar entrevistas por Skype e enviar alguns vídeos.

"A repercussão do meu caso no Brasil me surpreendeu bastante. Sei o que as pessoas estão falando, mas não estou nem aí. Nunca cogitei mudar de ideia", ressaltou.

Ela e o vencedor vão se conhecer 10 dias após o arremate final e embarcam (a partir da Austrália ou da Indonésia) em um jatinho particular rumo aos Estados Unidos. O ato será realizado em águas internacionais para evitar problemas com as leis australianas. "O que eu menos estou pensando é nesse momento", diz.


O destino do dinheiro também pouco preocupa. Catarina garante que não pensou nisso e nem sequer tem alguma expectativa do valor final. A ideia é usar parte dos recursos para si, mas também dedicar uma quantia para ajudar outras pessoas, principalmente aquelas que lutam para ter uma casa própria.

"Não faço ideia do que farei depois que o avião pousar nos Estados Unidos. Minha única vontade é passar o verão em Santa Catarina, como sempre faço", finaliza.

A mãe de Catarina, que prefere manter a identidade longe dos jornais, sabia desde o princípio da inscrição da filha no site, mas acreditava que tudo era uma brincadeira, sem maiores consequências. "Lembro dela rindo, dizendo que nunca seria selecionada", conta.

A confirmação de que a filha foi escolhida para entrar no leilão, no entanto, deixou a mãe chocada. Ela garante que foi surpreendida com a notícia e que, pela personalidade de Catarina, jamais imaginaria que fosse ter coragem de seguir com a proposta.

"Ela sempre foi diferente no comportamento. Nunca quis ter namorado, não era de ficar com ninguém na balada. Apenas saía para se divertir, nada sério. Não à toa, a pressão que as adolescentes sofrem para iniciar a vida sexual nunca surtiu efeito sobre ela. Pouco se importa com o que os outros falam ou pensam", comenta.

O pai, segundo ela, também foi surpreendido com o leilão (ficou sabendo apenas quando a filha estava na Austrália) e se preocupou com sua carreira e o fato de não ir para Buenos Aires estudar medicina. O pai não está falando sobre o assunto, mora em outra cidade, e é ainda mais discreto do que a mãe.

Desde que o leilão da virgindade veio a público, a rotina da mãe, que mora em Itapema, Santa Catarina, ficou praticamente inalterada. A única diferença são os telefonemas de jornalistas que a procuram para obter mais informações sobre o caso. Fora isso, a vida segue normal. Ela se diz uma pessoa reservada, que mora em apartamento e conversa pouco com os vizinhos. Tenta também se afastar de toda a repercussão. Leu alguns textos na internet, mas nada de passar horas olhando os comentários das redes sociais ou dar ouvidos para as fofocas das ruas. "Continua sendo a minha filhinha querida e amada. Nada mudou entre a gente", garante.

O desespero das partes

Por Yandra Brito Simões

Ninguém vive sem o desespero. Ninguém vive sem as cores. O desespero é preto e branco. Então como construir uma relação tão digna da vida? Você terá que optar.

No desespero, o branco dos dentes treme, o preto dos olhos se mexe. Digo que as cores invejam o desespero. Elas pulam na cabeça em momentos amorosos e Boom... Na paz, mas elas não invadem o ser humano, muito menos os provocam. Por isso o ser humano ama o desespero, ele ama o que o provoca.

O amor acompanha os dois e ninguém sabe quem ele prefere, mas todo mundo sabe quem ele ama. O que ele ama é o que o ser humano não ama. Afinal, a gente não ama o amor. Se a gente amasse... Nossa! Nicholas Sparks já dizia "O amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão dolorosa seja sua escolha." E quem ama esse fato? A dor envolve o desespero, então todos querem viver com a dor pois sem ela temos cores e com cores, não temos desespero. Só acontece que usamos a dor de forma errada.

Eu mesmo prefiro o amor e ele envolve o desespero. Droga! Eu tenho que escolher com o que viver. Por isso o ser humano é conhecido por ter um lado morto dentro de si... O desespero não se mistura com as cores e a nossa escolha de vida é apenas uma.

SSP do Maranhão prende policiais que apoiavam o candidato de Eduardo Campos à prefeitura de São Luís

Depois que o prefeito de São Luís (MA) e candidato à reeleição, João Castelo (PSDB), denunciou que policiais militares organizaram uma “milícia” com o objetivo de apoiar o candidato da oposição, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a Secretaria de Estado da Segurança Pública anunciou na tarde desta terça-feira a prisão de seis pessoas.

Edivaldo Holanda lidera as pesquisas e tem o apoio do PCdoB e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que esteve em São Luís duas vezes nos últimos 30 anos para participar de atos da campanha dele.

Leia a íntegra da nota SSP-MA sobre a prisão dos policiais militares:

I- A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, informa que foram presos administrativamente na noite desta segunda-feira o coronel Jonas Batista Durans, subchefe do Estado Maior Geral do CBMMA; o sargento Juarez de Morais Aquino Júnior, da Companhia de Policiamento de Guarda (CPGD); o cabo Roberto Campos, do 6º BPM; o cabo Marcos Antonio Ramos Barros, do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM); o cabo Marco Aurélio Ribeiro, do 1º GBM; e o cabo Jorge Henrique Sousa da Costa, do Subgrupamento de Busca e Salvamento.

II- Os militares foram identificados nas imagens contidas em vídeo divulgado pela imprensa no domingo (21). O recolhimento administrativo se deu em cumprimento ao exposto pela Legislação Militar e tem por base os pressupostos da ordem e da disciplina, segundo a qual o militar não deve se desviar dos objetivos que visem o bem comum da tropa.

III- De acordo com os preceitos da disciplina militar, é considerada transgressão “Manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária; Tomar parte, fardado, em manifestações de natureza político-partidária; Discutir ou provocar discussão, por qualquer veículo de comunicação, sobre assuntos políticos ou militares, exceto se devidamente autorizado”.

IV- A medida cautelar representa uma ação de Pronta Intervenção, cujo objetivo é a manutenção dos princípios da hierarquia e preservação da ordem e da disciplina, em vigor nas Corporações Militares, baseado na Legislação, conforme o Decreto Federal nº 4.346, de 23 de agosto de 2002, não os isentando das responsabilidades subsidiárias decorrentes dos fatos.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4211/12, do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), que regulamenta a atividade dos profissionais do sexo. Segundo o deputado, o projeto garantirá a esses profissionais o acesso à saúde, ao direito do trabalho, à segurança pública e, principalmente, à dignidade humana, tirando a profissão da marginalidade.
De acordo com a proposta, considera-se profissional do sexo toda pessoa capaz e maior de 18 anos que, voluntariamente, presta serviços sexuais mediante remuneração. O pagamento pela prestação dos serviços será exigível juridicamente a quem os contratou.

Os profissionais do sexo, segundo o projeto, poderão atuar de forma autônoma ou em cooperativa e terão direito a aposentadoria especial com 25 anos de serviço. A Lei de Benefícios da Previdência ( 8.213/91 ) garante aposentadoria especial para os segurados com trabalho sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

O autor da proposta lembra que a prostituição remonta à antiguidade e perdura, mesmo sofrendo exclusão normativa e condenação moral. É de um moralismo superficial causador de injustiças a negação de direitos aos profissionais cuja existência nunca deixou de ser fomentada pela própria sociedade que a condena, diz o parlamentar.

Após assaltarem casa lotérica em Toritama, bandidos trocam tiros com a polícia

Um dos policiais, que foi ao local do assalto, foi ferido no braço

Maicon (esq.) e Galego (dir.) foram baleados após troca de tiros com a polícia. Fotos: Thonny Hill.


Segundo informações divulgadas pelo Cabo Junior, da ROCAM, com o andamento do assalto, populares ligaram para a polícia, informando o ocorrido.
Uma guarnição foi então enviada ao local, onde os dois bandidos, um conhecido por Maicon e outro, por apelido de “Galego”, promoveram disparos contra os dois policiais, sendo que um deles foi atingido no braço.


Ainda segundo o Cabo Junior, após a ROCAM e o GATI sairem em perseguição aos bandidos, pela estrada de Tabocas, houve um tiroteio entre os policiais e os dois elementos, que acabaram feridos com vários disparos nas pernas, nas coxas, e no abdomém.

Os bandidos foram trazidos para Santa Cruz, onde foram atendidos no Hospital Materno Infantil e foram clinicamente estabilizados, para serem transferidos para o município de Caruaru.

Segundo uma das enfermeiras do Materno Infantil, o elemento conhecido como “Galego” se encontra ferido com mais gravidade, onde corre risco de morrer.

Na ocasião, também foram presos no local outros dois elementos, que estavam armados e de posse de uma moto, modelo Tornado, e que foram levados para a delegacia de São Domingos.

Elementos que foram presos próximos ao local da perseguição, mas alegaram não ter participação no crime.

Os dois poderiam estar relacionados com o crime, mas alegaram que um dos deles estava com a arma por ter sido ameaçado de morte e o outro apenas o acompanhava.

Com o final da operação, foram recuperados R$ 3.921,00, que estavam guardados em uma mochila escolar usada no assalto e foram apreendidos uma espingarda Calibre 12 (com 3 munições intactas e uma deflagrada) e um revolver calibre 38 (com 4 munições deflagradas).

O Policial atingido no braço, conhecido como “Mancha”, foi transferido para o município de Campina Grande-PB e está clinicamente estável, sem risco de morte. Os policiais foram a delegacia de Toritama, para prestar o Boletim de Ocorrência.

No Cabo, Vado da Farmácia pode ter registro cassado

Durante sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o desembargador José Fernandes de Lemos votou pela cassação do registro de candidatura do prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia (PSB). O socialista é acusado de suposto uso da máquina e de abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral. O deputado Betinho Gomes (PSDB) – ex-candidato no município – foi o autor da ação judicial. Apesar do posicionamento de Lemos, o relator do processo, o desembardor Ronnie Duarte, pediu vistas para analisar o conteúdo.

Ainda segundo o TRE-PE, não há previsão para o processo retornar à pauta do dia da Corte.

Para Betinho Gomes, o voto do desembargador José Lemos é uma comprovação das denúncias que ele revelou durante a campanha eleitoral. No período, o tucano acusou o adversário estar utilizando a máquina pública. Segundo o parlamentar, seus advogados deverão ir à sessão desta quinta-feira (25) para ver se o processo terá andamento.

“A gente vai acompanhar mais de perto. E o fato é que isso mostra, claramente, que essa eleição foi fortemente marcada pelo uso da maquina, abuso do poder econômico e compra de voto, que se configurou durante todo o processo. Agora, a gente espera que a Justiça se pronuncie e que acolha essa posição para penalizar quem usou a máquina durante o processo eleitoral”, concluiu Betinho.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nota da Polícia Militar


“VAMOS DENUNCIAR AS ARMAS QUE MATAM NOSSA POPULAÇÃO!”


O Comandante da 3ª CIPM, Major Jossemar Diniz, convoca toda população das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Jataúba, a exercerem sua Cidadania de forma ativa na denúncia aos marginais que fazem uso de arma de fogo como instrumento de criminalidade.

As denúncias poderão ser feitas através de diversos meios: pela nova versão do DISQUE-DENÚNCIA no endereço eletrônico: www.disquedenunciape.com.br, através do telefone da Central de Comunicação da 3ª CIPM (3759-8200) ou do Oficial de Operações (9488-5748). Como foi veiculada anteriormente através da imprensa, a população pode fazer suas denúncias de todo o tipo e, sobretudo, ter a certeza de que seu anonimato está garantido, pois, no caso do DISQUE-DENÚNCIA, via Internet, o endereço do computador (IP da máquina) não é capturado por outras pessoas, nem as informações são armazenadas. Toda a ação é anônima, sem a identificação da pessoa! Por telefone, o Comando capacitou os atendentes da central e os oficiais de operações a seguirem um protocolo de procedimentos no trato das informações que ficarão sob o máximo sigilo do Serviço Reservado.

Essa iniciativa faz parte do conjunto de ações e metas previstas no Plano Estadual de Segurança Pública “Pacto pela Vida”, a qual está em sintonia com o plano do comando da 3ªCIPM, a fim de enfrentar os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes contra o Patrimônio (CVP) ocorridos na área sob a responsabilidade das instituições de Segurança Pública.

“NOSSA PRESENÇA, SUA SEGURANÇA”

Relação sexual diária melhora espermatozoide


Ejacular durante sete dias consecutivos pode melhorar a qualidade dos espermatozoides, mostra um estudo australiano com 118 homens. No trabalho, divulgado  no encontro da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, foram avaliados pacientes que tinham mais de 15% de seus espermatozoides com DNA danificado – a média de danos era de 34%. Todos os voluntários ejacularam por sete dias seguidos. Após o período, a média de danos no DNA caiu para 26%.

O ginecologista e obstetra David Greening, que liderou o estudo, sugere que esse fato possa indicar que relações sexuais diárias, até sete dias antes da ovulação, melhoram os índices de fecundação.

Para o urologista Jorge Hallak, pesquisador da USP, o estudo reflete a fisiologia humana, mas é incompleto. “Os espermatozoides ficam menos tempo no epidídimo e, por isso, apresentam melhor qualidade. Mas o estudo precisaria ter recrutado homens com espermatozoides absolutamente normais”, pondera.

Hallak, entre outros especialistas brasileiros, já indica relações sexuais diárias entre cinco e sete dias antes da ovulação a casais que desejam engravidar. “O objetivo é ejacular uma carga dos melhores espermatozoides”, afirma.

No entanto, ainda não há consenso entre os médicos sobre qual seria a frequência ideal. “Recomenda-se que haja relação sexual em dias alternados do oitavo ao décimo oitavo dia do ciclo menstrual ou ao menos de duas a três vezes por semana durante o mês”, afirma o urologista Marcelo Vieira, coordenador de projetos da Sociedade Brasileira de Urologia.

Para Vieira, mais estudos são necessários para que seja possível confirmar a relação entre ejaculação frequente e aumento nas taxas de fecundação.

TCE vai apertar os prefeitos que estão desativando os serviços públicos

Por meio de nota divulgada nesta terça-feira, o conselheiro e presidente em exercício do Tribunal de Contas, Carlos Porto, comunica que, em parceria com o Ministério Público, o órgão tomará providências contra prefeitos que, por terem perdido a eleição, estão desativando os serviços públicos essenciais.

Nos últimos dois dias, disse ele, diversos prefeitos estiveram no TCE para reclamar da situação de “desmonte” em que se encontram as prefeituras devido à demissão de médicos, dentistas, servidores públicos terceirizados, etc.

Denunciaram ao TCE esta situação os prefeitos eleitos dos municípios de Ibirajuba, Lajedo, Palmeirina, Agrestina e Bezerros. Leia, abaixo, a Nota divulgada pelo TCE:

“Considerando as notícias divulgadas na Imprensa e as diversas solicitações de prefeitos eleitos decorrentes de atos ilícitos praticados por gestores públicos municipais, cujos grupos políticos não permanecerão mais no poder, a partir de janeiro do próximo ano, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco deliberou na data de hoje (23) tomar, em parceria com o Ministério Público, as medidas administrativas e judiciais que estiverem ao seu alcance para preservar a boa gestão e o patrimônio público, bem como para punir, na forma da lei, os gestores públicos que praticarem tais atos”.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Décimo terceiro vai injetar R$ 3,87 bilhões na economia de PE

Cerca de 80 milhões de brasileiros - quase 3,1 milhões de pernambucanos - vão receber R$ 131 bilhões em 13º salário até o fim do ano. A previsão foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


A estimativa para Pernambuco é a de uma injeção de R$ 3,87 bilhões na economia. Neste cálculo do salário extra entram os valores pagos a trabalhadores do mercado formal (R$ 93 bilhões), inclusive empregados domésticos, segurados da Previdência Social (R$ 26 bilhões), aposentados e beneficiários de pensão da União (R$ 6,4 bilhões) e dos estados (R$ 5,3 bilhões).

Segundo o Dieese, a quantidade de pessoas que vão receber o 13º é cerca de 2,5% acima do calculado em 2011. Em Pernambuco, os R$ 3,87 bilhões representam um aumento nominal (sem descontar a inflação) de 15,09% em relação ao volume de 2011. Foi maior que a variação média do Nordeste (12,83%) e do país (10,51%). A explicação, segundo o Dieese, são o aumento de 3,94% no total de pessoas que se beneficiarão da gratificação natalina e a alta nominal de 10,73% no rendimento/benefício médio.

Feira da Sulanca passa a funcionar em novo horário a partir de novembro

A Associação de Sulanqueiros, Sindicato dos Fornecedores de Bancos , Associação dos Artesões e Comerciantes da Feira, Sindicato do Comércio e Vendedores Ambulantes e secretaria de Gestão e Serviços Públicos, estabeleceram um novo horário para a Feira da Sulanca nos meses de novembro e dezembro.

No mês de novembro, as feiras começarão nas segundas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26. Já em dezembro, iniciarão nas segundas-feiras: 03, 10 e 17, porém nas duas ultimas semanas, que compreendem os dias 23 e 30, as feiras iniciarão aos domingos.

Nas feiras das segundas, os feirantes terão acesso aos devidos pontos de comercialização a partir das16h. Quanto as feira nos domingos o acesso será liberado a partir das 5h da manhã.

Recadastramento do Bolsa Família segue até 28 de dezembro


As famílias inscritas no Bolsa Família na cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, que realizaram a última atualização de dados no ano de 2010, devem procurar o Posto de Gestão do Bolsa Família, localizado na rua Armando da Fonte, 197, no bairro Mauricio de Nassau para efetuar a atualização.

Aproximadamente 4 mil beneficiários deverão efetuar a atualização de dados que é obrigatória, até o dia 28 de dezembro, por exigência do Governo Federal . Quem não comparecer corre o risco de ter o beneficio cancelado a partir de janeiro de 2013.

Dimas Dantas aciona Ministério Público e promotor de justiça vai até local onde veículos oficiais e cadeiras escolares foram encontrados

O promotor Hodir Guerra fez perguntas a um caseiro que estava no local sobre há quanto tempo esses objetos estariam lá e também sobre as carteiras queimadas. O caseiro revelou que os veículos estão no local há bastante tempo e que o ônibus estaria quebrado, mas não precisou quanto tempo esses veículos estariam lá. Quanto as carteiras, o caseiro afirmou que elas estavam queimadas há quase um mês. O promotor não quis falar com a imprensa sobre o caso, justificando que deverá se inteirar melhor sobre a situação encontrada.

 Ele afirmou que a presença desses itens se “configura como irresponsabilidade daqueles que têm o dever de organizar, de cuidar daquilo que pertence a Santa Cruz do Capibaribe”, destacando e que a presença desses objetos, segundo ele, configuraria como peculato, que é o crime praticado por funcionário público.'


O vereador entende também que a presença das carteiras queimadas configuraria como “uma tentativa de não se identificar de onde pertenciam esses equipamentos”. O vereador também citou o nome do vereador Ernesto Maia (PTB), já que materiais de sua campanha foram encontrados em um lixo próximo a propriedade e dentro da mesma. Também foi encontrado um veículo com propaganda do vereador.

Dimas afirmou também que fará, em conjunto com os vereadores, uma representação na Câmara e que espera que o Ministério Público, caso haja a configuração de crime, se posicione junto ao Poder Judiciário para investigar o fato.