.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

JATAÚBA - E O FUMACÊ ?

Ao prestar entrevista hoje pela manhã na Jataúba FM, a Dra. Ieda que é Coordenadora da Vigilância em Saúde desta Cidade, falou do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos no combate as muriçocas, ratos, mosquitos e outras pragas que atormentam as pessoas.

Segundo informou a Dra. Ieda, quando aqui chegou para trabalhar no ano de 2011, se deparou com uma cidade que ostentava índices alarmantes quanto a casos de dengue que chegava a 180 por ano e hoje está reduzido a um ou outro caso.

Quanto as muriçocas, a população reclama constantemente pela ausência do "FUMACÊ". Pela falta de conhecimento sobre as normas estabelecidas pelo MS (Ministério da Saúde), para regulamentar o uso dos produtos no combate aos pernilongos, a grita é geral e a população quer está livre de incômodo provocado pelos mosquitos.

Os ciclos que são operacionalizados a cada 90 dias, visam manter um trabalho ostensivo de vigilância para a não proliferação dos óvulos depositados pelas larvas em locais com água parada. Em 14 dias os mosquitos que estão voando e atormentando chegam ao término da vida mas já têm multiplicado seu efeito danoso. 

Com as frequentes chuvas mesmo finas e poucas, o óleo mineral e o abate que formam o composto que é usado no fumacê não se tornam eficazes e logo são levados pela água. O mesmo acontece com os córregos e riachos.

Na entrevista ela pediu paciência à população e garantiu que na segunda quinzena deste mês o fumacê e o trabalho de combate nos possíveis criadouros estará sendo posto em prática.

A Dra. Ieda falou também com muito entusiasmo, sobre o projeto de Educação em Saúde Ambiental, elaborado por ela e com participação da sua equipe que foi aprovado pelo Governo Federal através da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), que se chama "JATAÚBA, UMA VISÃO FUTURISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL".

Em seu conteúdo, o projeto trata da importância de cuidar bem do meio ambiente usando ferramentas que possibilitem interagir com estudantes e a sociedade, o verdadeiro valor de arborizar e educar produzindo saúde. O projeto tem custos no valor de R$ 121.000,00 (Cento e vinte e um mil reais) para execução em dois anos e segundo ela, os recursos deveram está depositados nos próximos dias.

Um fator importante a ser destacado, é que só apenas dois municípios pernambucanos tiveram seus projetos aprovados e claro um deles foi o da Dra. Ieda que beneficiará a Capital da Cueca e da Calcinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário