.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Diretores do HRA e do Samu reclamam da falta de médicos em Caruaru

José Bezerra, diretor do HRA, crítica: "Nós temos muita carência de profissionais". Paulo Maciel, dir. do Samu, classifica a situação como: “Um caos, um absurdo”.

A falta de profissionais da área médica em Caruaru, no Agreste pernambucano, está cada vez mais nítida e preocupante. Uma verdadeira bola de neve. A principal unidade de saúde com atendimento de urgência da região, o Hospital Regional do Agreste (HRA), vem sofrendo com a carência de médicos, o que atrapalha também o trabalho de outro órgão fundamental, o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o diretor geral do HRA, a unidade passa por uma preocupante carência de profissionais. “Os médicos vêm para aqui trabalhar um mês ou dois, e optam por fazer a prova de residência para outra especialidade e desfalcam o hospital”, lamenta José Bezerra.


Unidade recebe constantes reclamações sobre a demora no atendimento. (Foto: Arquivo / Site Liberdade)

Outra cobrança do diretor refere-se ao concurso da secretária de saúde do estado. Foram 43 nomeou para o HRA, mas apenas 10 continuam. “Esgotamos o numero de profissionais do concurso”, disse José Bezerra.

A falta de médicos está gerando o “efeito dominó”. O diretor regional do sindicato dos médicos de Pernambuco (Simepe) e médico regulador do Samu, Paulo Maciel, classifica como. “Um caos, um absurdo”.

Paulo Maciel já denunciou varias vezes a falta de profissionais. Ele relata que o problema atrasa o atendimento do HRA e do Samu. “Eles começam a amontoar pacientes porque não se resolve os problemas dos pacientes no tempo adequado. Não tem médico para atender a demanda“, reclama porque as macas ficam retidas.


Paulo Maciel  já vem há algum tempo cobrando melhorias na saúde em Caruaru. (foto: arquivo pessoal)

No último mês, o Governo de Pernambuco anunciou a nomeação de 15 médicos para o HRA. O Governo Federal trata a falta de médico como reflexo do número insuficiente de profissionais no brasil.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o país tem apenas 1,8 médico para cada mil brasileiros, o número fica abaixo do índice de países latino-americanos como Cuba, Argentina e México.

Da Redação Liberdade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário