.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dois meses depois da morte, Eduardo Campos ganha primeiro busto em Pernambuco

Ronaldo Câmara explica processo de confecção do busto. Foto: Marcela Balbino/BlogImagem.
Para celebrar o centenário da entidade, comemorado em 2015, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) encomendou um busto para prestigiar o ex-governador Eduardo Campos (PSB). A homenagem fará parte de uma série de ações planejadas pela instituição para a data. O socialista foi o criador do programa Todos com a Nota, na época em que era secretário da Fazenda. O busto ficará na sede da instituição.

Campos era torcedor do Náutico e faleceu no dia 13 de agosto, durante acidente aéreo, em plena campanha presidencial. Em 1998, o ex-governador criou o incentivo e o projeto ampliou o acesso do público aos jogos dos times pernambucanos, permitindo a troca de notas fiscais por ingressos.

O programa chegou a ser interrompido, mas foi retomado em 2007, quando Campos assumiu o governo de Pernambuco.

“Nossa ideia é fazer justamente por causa dessa relação dele com o esporte. Homenagear a importância dele para o futebol pernambucano”, disse ao Blog o presidente da Federação, Evandro Carvalho.
Detalhes do processo. Foto: Marcela Balbino/BlogImagem.
Ele adiantou, porém, que o busto faz parte de um projeto maior, que irá congregar uma série de ações em homenagem ao ex-governador, que também marcarão os cem anos da entidade. No momento, a instituição pernambucana está analisando uma data mais atrativa para realizar as homenagens.

PRODUÇÃO – O arquiteto e artista plástico Ronaldo Câmara, chargista do JC, é responsável pela confecção da peça. Em seu ateliê, Ronaldo explica o processo para produzir o busto. Segundo ele, tudo começou com o levantamento fotográfico para buscar os melhores ângulos do ex-governador.

“Ele era uma pessoa expressiva e nesse estudo a gente percebe que ele tinha um olhar marcante e teve um detalhe interessante no processo que foi a dificuldade em retratar o relevo dos olhos claros do político”, conta Ronaldo, revelando uma dica dada pelo amigo Miguel Falcão, cartunista do JC, sobre o busto de Beethoven, na Áustria. O compositor também tinha olhos claros. “Não eram só os olhos claros, ele tinha uma olhar muito expressivo”, explicou o artista.

Depois da modelagem na argila, Ronaldo fará um molde de gesso, onde vai reproduzir uma cópia do gesso e a finalização será com resina. Para confeccionara peça, Ronaldo conta ainda com a ajuda do artista plástico Ivo Francisco.
Levantamento fotográfico. Foto: Marcela Balbino/BlogImagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário