.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Escrito por Magno Martins




Vai ser no voto a voto

A nova pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial, na qual Aécio Neves (PSDB) aparece com 51% contra 49% de Dilma revela um quadro igual ao da semana passada, em que o tucano estava à frente com apenas dois pontos. Estamos diante um cenário sinalizando para uma das disputadas mais acirradas dos últimos anos no País.

Dilma e Aécio protagonizaram, anteontem, mais um debate acirrado, cheio de trocas de acusações e provocações, combinando com o clima que se observa nas ruas. Numericamente à frente, Aécio tem mais votos no Sul e Sudeste, enquanto Dilma leva vantagem no Nordeste, com uma ampla frente.

Com exceção de Pernambuco, Dilma ganhou no Nordeste em todos os Estados, tendo mais votos na Bahia, por causa da vitória do candidato apoiado pelo governador Jacques Vagner. No segundo turno, haverá disputa para governador em três Estados e isso pode favorecer Aécio, na medida em que o voto do governador vinculado a ele pode atrair apoios e votos.

Mas este segundo turno, de resultado imprevisível, parece caminhar para uma eleição na disputa final do voto a voto. O eleitorado brasileiro está dividido ao meio e o número de indecisos está, consequentemente, bem mais baixo do que se apresentava na eleição do primeiro turno.

Uma eleição assim, portanto, tem tudo para ser decidida na última hora, talvez no dia, daí a importância dos debates em televisão, que começaram pela Bandeirantes e deve acabar com o tão esperado confronto na TV Globo, faltando apenas dois dias para o pleito. Vem muito a emoção por aí e quem não tiver um coração forte que se cuide.

BASTIDORES – Terminado o debate, tanto Dilma quanto Aécio foram muito aplaudidos (por seus apoiadores, é claro) após fazerem as considerações finais. Ao final do debate, os dois foram cercados por jornalistas da TV Bandeirantes. Nenhum dos dois quis se dizer vitorioso do debate. 'Quem tem que avaliar é o público', disseram. Em alguns momentos, o debate pegou fogo e os assessores tentaram se manifestar na plateia, mas foram contidos.


Excelente ibope – Segundo assessoria de imprensa da TV-Bandeirantes, o debate bateu de ontem, entre Dilma e Aécio, rendeu, em média, 11 pontos no Ibope. O pico foi de 13,6 pontos. Na prática, isso rendeu primeiro lugar em audiência em 2/3 do tempo de todo o debate. Bons números tendo em vista a hora, já muito tarde da noite.

Sertão rifado – A presidente Dilma cancelou a agenda de campanha que faria em Petrolina na próxima terça-feira. A programação, que sofreu alteração ontem, fica restrita no Estado ao município de Goiana, na Mata Norte, e a Recife, etapa final onde haverá um grande ato com concentração marcada na Praça Osvaldo Cruz.

Acesso à delação – O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), protocolou, ontem, mais um pedido de mandado de segurança (ação nº 133.278) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que os membros da comissão tenham acesso ao conteúdo da delação premiada do ex-diretor da companhia Paulo Roberto Costa.


No ninho tucano – Na sua passagem por São Paulo, terça-feira passada, quando acompanhou o debate na Band ao vivo ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o governador João Lyra Neto (PSB) esteve no comando tucano. Tratou do apoio à campanha de Aécio Neves, a qual está envolvida de corpo e alma ao lado das principais lideranças do PSB, como governador eleito Paulo Câmara.

CURTAS

SÓ ESPECULAÇÕES – O ex-coordenador da campanha de Paulo Câmara, José Francisco Neto, diz que o governador eleito não escolheu ainda nenhum nome para compor a sua equipe que sua prioridade no momento é trabalhar na campanha pela eleição de Aécio Neves presidente.

AMORIM – Convidado pela Fiepe, o jornalista Paulo Henrique Amorim fez, ontem, na sede da instituição, no Recife, uma excelente palestra sobre a economia nacional. Além de tratar de números, contou bons causos com um humor bastante refinado.

Perguntar não ofende: Por que Dilma tirou Petrolina e Juazeiro na sua agenda?

'Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro'. (Provérbios 6-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário