.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

JATAÚBA - SECRETÁRIO ZAINHA EM AÇÃO

MUNICÍPIO DE JATAÚBA SEMPRE UM PASSO A FRENTE DOS OUTROS EM PROJETOS QUE IRÃO BENEFICIAR VÁRIAS FAMÍLIAS.

O SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) que há 25 anos trabalha com agricultura familiar, com formas alternativas de produção sem nenhum tipo de veneno de agrotóxico dentro da agrologia, estiveram em Jataúba realizando uma reunião na Câmara Municipal de vereadores, onde mostraram um projeto aos participantes que eram os presidentes das associações do nosso município.

 Estiveram participando, Zainha presidente do CESMAPE (Conselho Estadual de Secretários Municipais de Agricultura) e mentor maior para que esse projeto esteja implantado no município juntamente com Laelso, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, junto com a equipe do SERTA que tem Germano Barros como presidente, Cíntia Costa, coordenadora da equipe SERTA, Bruna Carvalho técnica em agro-ecológica SERTA e Leandro Carvalho coordenador de equipe do SERTA.

Laelço, Leandro Carvalho, Cíntia Costa, Bruna Carvalho, Zainha e Germano Barros
O projeto com assistência técnica e produção rural tem duração de três anos trabalhando com as famílias agricultoras do município que serão selecionadas pelos presidentes de cada associação, aonde todas as famílias vão participa de um programa de transição, onde elas se tornem produtoras agro-ecológicas com produtos sem nenhuma presença de agrotóxico. 

Esse projeto tem o financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário do governo federal em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agraria), em parceria com os municípios através das secretarias municipais de agricultura e também com as associações dos agricultores rurais dos sindicatos e do conselho municipal do desenvolvimento rural sustentável.



O principal objetivo do projeto é garantir segurança alimentar das famílias. Essas famílias deveram passar por um processo de diagnóstico, processo de seleção, um processo de capacitação e uma série de atividades para que elas aprendam e compreendam como elas podem participar desse processo de produção de base agro-ecológica. 

Jataúba está se apresentando na frente, comparado a outros municípios, onde muitos no estado de Pernambuco vão participa, mas Jataúba coloca um desafio que é criar A PRIMEIRA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS DO MUNICÍPIO.


O secretário municipal de agricultura de Jataúba, Zainha como sempre, com sua percepção de colocar Jataúba em vários projetos onde beneficiará várias famílias carentes, deu um grande avanço em relação aos outros município que foi a contrapartida de 10 bancos para que em breve a prefeitura municipal com prefeito Antônio de Roque fará acontecer no município, a PRIMEIRA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS com as famílias que vão está engajadas dentro do projeto. 

As famílias são selecionadas e o conselho municipal indica. Essa primeira reunião aqui em Jataúba foi justamente para que a equipe do serviços de tecnologia alternativa pudesse apresentar o projeto e discutir o perfil de famílias que já tenham desejo ou que queiram participar dos processos de produção agro-ecológica, porque muitas famílias ainda estão com aquela cultura que aprenderam com seus pais: "Primeiro queimar o mato e usar veneno no processo de preparar e plantar seus alimentos, então é a família querer mudar esse hábito".

 Segundo é que as família já tenham algumas outras politicas públicas, como por exemplo as cisternas. Famílias que já estão ou que queiram entrar no PAA, famílias que já tenham um projeto financiado pelo banco do Nordeste, banco do Brasil, famílias que já tenham projetos pelo pro-rural, famílias que já receberam ou que recebem terra pronta e as sementes do IPA.



Porque a ideia do programa de assistência técnica é poder fortalecer essas ações do governo federal, do estadual e do municipal com a agricultura familiar.

 O projeto não veio inventar roda o projeto veio contribuir para que essa roda gire de forma mais qualificada e de forma mais ampliada, então o perfil dessas famílias é ser dessa forma que serão eleitas de critério de seleção que o próprio programa estabelece e o conselho como é uma estância coletiva onde no conselho tem representação do governo e da sociedade civil que vai identificar as comunidades e as famílias que tem o perfil de atender ao programa. 

Lembrando que esse programa é um programa piloto que vai se iniciar com sessenta famílias, mas se der certo no município, já que Jataúba está demostrando que vai dar certo, onde recebeu a equipe explanadora do projeto muito bem e demostrou a contra partida e a ideia de constituir essa feira orgânica, disponibilizando esses dez bancos para poder começar a ter o espaço de comercialização especifica para a agricultura familiar. lembrando que é um espaço que produz alimento saudável por um dos grandes problema da humanidade é a alimentação, o Brasil nesses últimos três anos foi considerado o país que mais consome agrotóxico no mundo, uma média de 5,200 kg de veneno, onde cada brasileiro tem no seu organismo.


Então a alimentação saudável é uma necessidade de sobrevivência humana, então se o município conseguir com essa iniciativa, conscientizar a população de um outro hábito alimentar, então Jataúba estará na frente desse projeto e quem vai ganhar com isto somos todos nós Jataubenses.

 O primeiro passo foi dado com os parceiros que são os presidentes das associações com um calendários de reuniões já foram marcadas com cada uma associação onde toda equipe vai para cada associação do município apresentar o projeto depois que houverem os encontros com todas as associações, acontecerá a seleção das famílias para se fazer um diagnóstico e uma pesquisa pra saber o estado atual da propriedade porque para você produzir orgânico, tem uma série de exigências que você tem que estabelecer.

Esse diagnóstico dessa pesquisa na propriedade vai mostrar como é que está a situação de cada uma propriedade, depois do diagnóstico vai se fazer um planejamento dentro das atividades em um ano, lembrando que o projeto é de três anos, mas no primeiro momento terá um planejamento de um ano com capacitação, visita, dias de campo onde irar construir um calendário onde a cada ano terá uma reavaliação do que foi feito onde planejará o segundo ano e assim sucessivamente.


Lembrando que um projeto como esse tem que ter o comprometimento das pessoas e das instituições e no primeiro momento Germano Barros presidente do SERTA, sentiu um ponderamento e um envolvimento, a reunião era pra ser de uma hora e meia e teve uma duração de quatro horas, justamente pelo nível de participação, perguntas, tira duvidas que poderão ajudar aos presidentes das associações, e deu para perceber que eles querem saber e iniciar algo novo e diferente para suas comunidades.
Ruy Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário