.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NA HORA DO VOTO !

Os caminhos para 2016 (Por Ney Lima)

Qual é o quadro político que se forma para 2016? Com base em informações de bastidores, probabilidades e considerando fatos que ocorreram na eleição deste ano, vamos especular e tentar antever os caminhos dos principais políticos de Santa Cruz do Capibaribe para a próxima eleição municipal.

Dimas Dantas tende a ser o candidato a prefeito pelo grupo Taboquinha

Sem sucesso na fundação de um grupo com tendência independente e sem possibilidade de regresso à base do prefeito Edson Vieira, Dimas tentará manter a posição majoritária, só que na oposição.



Em 2016 Tallys será alçado na política pelo pai; José Augusto Maia. O estilo jovem é a credencial para o discurso de renovação, apontado com uma das principais necessidades do grupo.

José Augusto Maia – Candidato a vereador
Parece ser loucura a possibilidade de José Augusto Maia ser candidato a vereador na próxima eleição, mas o fato não será inédito no Agreste.

Semelhante ao que fez Tony Gel em Caruaru, José Augusto Maia pode tentar criar uma base forte na Câmara de Vereadores em 2016.

A tendência é que José Augusto lance uma chapinha dentro da oposição. Nomes como Pedro Mulatinho, Aguinaldo Xavier e Fabiano Glicério estarão na chapa encabeçada por Zé e poderão ser beneficiados pelo quociente eleitoral.

O resultado será o insucesso de pelo menos quatro dos atuais vereadores que paralelamente tentarão renovar os mandatos.

Com essa possibilidade José Augusto restabelecerá sua liderança no grupo e de tabela excluirá do processo boa parte dos que são tidos por ele como “infiéis”.


Ernesto Maia – Dificuldades até para renovar o mandato

Ernesto Maia tentará se reerguer da derrota sofrida em 2014 batendo forte no governo. Sua esperança é que as denúncias em torno da KMC Locadora resultem em abalo no governo e consequente fortalecimento da oposição. Porém, a maior possibilidade é que o resultado previsto por Ernesto não aconteça. Politicamente o vereador deve chegar minúsculo a 2016, com dificuldades inclusive para renovar o mandato, devido a conjuntura que poderá ser formada pelo tio.


Toinho do Pará poderá ser deputado estadual ainda nesta legislatura

O ex-prefeito Toinho do Pará não terá preocupações com a eleição de 2016 no que diz respeito ao cenário de Santa Cruz do Capibaribe.

Suplente em sua coligação na eleição deste ano, Toinho vai investir na candidatura de Socorro Pimentel para prefeita da cidade de Araripina.

Em outubro passado Socorro obteve 42.101 votos para deputada estadual. O consagrado sucesso nas urnas fortalece a possiblidade de que Socorro seja eleita prefeita em 2016.

O segundo deputado eleito na coligação, Eduino Brito, que atualmente exerce o mandato de vereador, também tende a ser candidato a prefeito em 2016, na cidade de Arcoverde, aumentando as chances de Toinho do Pará alcançar o mandato na ALEPE a partir de janeiro de 2017.


Edson Vieira tende a chegar forte em 2016, mas enfrentará dificuldades na aliança com Diogo Moraes

O prefeito Edson Vieira deverá chegar forte a 2016, mesmo sendo atingido pelo escândalo da Farra de Locações, que deverá ser denunciado pelo Ministério Público.

A maior dificuldade do prefeito não será judicial, mas sim política. O enlace político com o deputado Diogo Moraes será conflitante. Os motivos serão possíveis imposições do deputado, que não vai aceitar abrir mão de indicar o candidato vice-prefeito e vai tentar impor um aumento de espaço no Governo Municipal.

A solução política para Edson em 2016 será atrair um nome da oposição, que pode vir do grupo que divergiu das diretrizes apontadas José Augusto Maia.

Helinho Aragão, Fernando Aragão ou Galego de Mourinha podem garantir a vitória e consolidar a absoluta liderança de Edson Vieira a partir de 2016.


Diogo Moraes: Enfraquecido

Ao contrário do que boa parte da população imagina, o deputado estadual Diogo Moraes não saiu forte das urnas nas eleições deste ano e tende a chegar enfraquecido a eleição de 2016. A votação especificamente das urnas de Santa Cruz do Capibaribe não foi o que o deputado esperava.

Com um Governo do Estado de poucos recursos a partir de 2015, com obras paradas e ausência de ações, Diogo tentará aumentar seu espaço na Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, mas vai enfrentar resistência dos nomes que dão sustentação ao prefeito Edson Vieira.

O conflito interno ocorrerá com uma possível indicação do nome de Oseas Moraes para vice-prefeito em 2016, o que só se confirmará se o prefeito Edson Vieira abrir mão da posição de líder do grupo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário