.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Obras da transposição na PB e outros 3 estados terminam em dezembro de 2015

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, anunciou nessa segunda-feira (8), em Campina Grande, que o prazo para conclusão das obras de transposição de águas do Rio São Francisco para os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, é dezembro de 2015.

Mas ele reconhece que para que esse prazo seja cumprido, as obras terão que ser aceleradas. Ele disse que, apesar do feriado, a construtora responsável pelas obras na Paraíba estava ontem trabalhando normalmente no túnel de Monteiro, com percurso de 3 km. Dos R$ 8 bilhões previstos, até ontem tinham sido investidos nas obras da transposição mais de R$ 5 bilhões.

De acordo com o ministro Francisco Teixeira, a parte mais crítica das obras que interessam ao abastecimento d’água de Campina Grande é o Eixo Leste com seis estações de bombeamento. A primeira já foi concluída.

“A estação está bombeando água para os primeiros 15 km de canal; a segunda estação está em fase de conclusão e vamos atacar a partir do começo do ano em janeiro, todas as outras quatro estações e poder até o final de 2015 concluir as obras e vocês terem água por aqui”, assegurou o Ministro.

Ele ressaltou que a previsão para 2015 está mantida por causa do Eixo Leste, o mais crítico do projeto, com seis estações de bombeamento e o túnel do município de Monteiro, cujas obras ainda não tinham aceleradas. “A parte que compreende a construção de canais está avançando bem. Muita coisa já foi feita. Não precisa bombear água do Rio São Francisco pra cá (Campina Grande) somente quando o túnel de Monteiro estiver pronto. A água já vai estar esperando pra atravessar o túnel”, explicou.

A previsão do ministro Francisco Teixeira, que no primeiro semestre de 2016, o Açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão e responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 cidades, esteja recebendo água da transposição. Os Açudes que vão receber as águas da transposição já estão prontos, como é o caso do Epitácio Pessoa. “Já existe um conjunto de adutoras que capta água desse reservatório, pra atender várias cidades.

As obras da transposição do São Francisco, segundo o ministro Francisco Teixeira, já estão com um índice físico de 67% de execução. Ele apresentou dados do final de outubro. A expectativa de Teixeira é a de que até o final de dezembro estejam concluídos mais de 70% das obras, ficando o restante para 2015.

Acompanhado dos senadores Vital do Rego (PMDB-PB), Cícero Lucena (PSDB-PB); e Humberto Costa (PT-PE), da Comissão de Acompanhamento das obras da transposição, o ministro Francisco Teixeira fez uma visita técnica às obras do túnel de Monteiro. Em dois helicópteros a comitiva do ministro passou por Campina Grande e seguiu direto para Juazeiro do Norte (CE), antes fazendo uma vistoria na barragem Boa Vista em São José de Piranhas (PB) e um sobrevôo no município cearense de Mauriti, próximo à divisa com a Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário