.

sábado, 30 de julho de 2016


O senador Armando Monteiro Neto (PTB) oficializou, nesta sexta-feira (29), o apoio do PTB à candidatura da deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) para a Prefeitura de Caruaru. O anúncio foi feito após um entendimento do grupo do petebista quanto à sucessão no município.

Além do PTB, se juntaram ao palanque de Raquel o PTN, PTdoB e PRB, representados no ato por seus presidentes estaduais Ricardo Teobaldo, Sílvio Costa e Sílvio Costa Filho, respectivamente. Todos estiveram na reunião, juntamente com o presidente estadual do PTB, deputado José Humberto Cavalcanti

“Nosso grupo debateu internamente ao longo desse tempo e chegamos à conclusão de que a melhor opção para Caruaru era a candidatura de Raquel Lyra. Por conta do seu perfil, que alia as melhores tradições políticas com a capacidade de entender os desafios para o futuro, e pelas credenciais que ela revelou em sua trajetória política”, destacou o senador. “Além disso, esse grupo tem uma posição de independência no plano político estadual que nos deixa numa situação de muito conforto de que poderemos construir uma posição sempre pensando nos interesses de Pernambuco”, completou Armando.

A deputada Raquel Lyra agradeceu o gesto dos partidos e prometeu empenho na disputa municipal. “Em um momento tão importante da política nacional, quero agradecer esse gesto de confiança e de solidariedade, por podermos montar um palanque dessa envergadura, com lideranças políticas com a história que têm o senador Armando Monteiro e o ex-governador João Lyra Neto (PSDB). Fico muito feliz por receber esses novos apoios e tenho certeza de que vou corresponder às expectativas e à confiança de todos”, disse a parlamentar.

Prevista para ser concluída no final deste ano pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), o programa de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, de acordo com o senador Humberto Costa (PT), vai sofrer cortes de recursos pelo governo interino de Michel Temer (PMDB). 
Inicialmente orçado em R$ 10 bilhões, o programa que daria continuidade à transposição só terá 25% do valor previsto para atender ações de saneamento e esgoto. Segundo o líder do PT no Senado, que é relator da comissão especial do Senado que fiscaliza os trabalhos, isso mostra a falta de prioridade com “a obra que vai mudar a cara do Nordeste”. 

“Quando o presidente Lula encampou esse projeto, era para mudar uma história que ele mesmo viveu como pernambucano. Uma história de seca e de governos que vivam desta indústria. A transposição veio para mudar essa realidade e é de importância vital para o desenvolvimento de todo o Nordeste. Cortar investimentos na obra é de uma insensibilidade não só com Pernambuco, mas com toda a nossa região. Não vamos deixar que um governo provisório atrapalhe o andamento deste projeto”, disse o senador Humberto Costa.

A obra de transposição já está com mais de 80% concluída. A transposição vai beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados nordestinos: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Carlinhos da Cohab (PTB) lidera pesquisa de intenções de votos em Santa Cruz do Capibaribe aponta pesquisa Datavox

A pesquisa encomendada pelo Blog Agreste Notícia e realizada na última terça-feira (26) no município de Santa Cruz do Capibaribe pelo Instituto DATAVOX, mostra as intenções de votos para o cargo de vereador.

 500 pessoas foram ouvidas na Zona Urbana e Rural da Capital da Moda. A pesquisa tem uma margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%.  

 Quando o eleitor foi perguntado: “Se a eleição para vereador de Santa Cruz do Capibaribe fosse hoje, em quem você votaria?”, 55,4% se disseram indecisos, enquanto que 10% pretendem votar Branco/Nulo.

 Liderando a pesquisa espontânea aparece o vereador Carlinhos da Cohab (PTB) que tem 5,2% das intenções de votos, seguido pelo vereador Zezin Buxin (PSDB) que apresenta 4,6%. Logo em seguida há um empate numérico entre os vereadores José Elias (PSDB) e Júnior Gomes (PSB) que aparecem com 2,6% das intenções de voto cada.

Confira o resultado:
 1 – Carlinhos da Cohab (5,2%)
 2 – Zezin Buxin (4,6%)
 3 – José Elias (2,6%)
 4 - Júnior Gomes (2,6%)
 5 – Afrânio Marques (2,2%)
 6 – Nailson Ramos (2,2%)
 7 – Klemerson Pipoca (1,6%)
 8 – Vânio Vieira (1,6%)
 9 – Capilé (1,2%)
 10 – Deomedes Brito (1,2%)
 11 – Edson Ferreira (1,0%)
 12 – Ronaldo Pacas (1,0%)
 13 – Toinho do Pará (1,0%)
 14 – Narah Leandro (0,8%)
 15 – Dida de Nan (0,6%)
 16 – Ivanilson (0,6%)
 17 – Marlon da Cohab (0,6%)
 18 – Vando da Sertec (0,6%)
 19 – Ana Claudia/Aninha (0,4%)
 20 – Jéssica Cavalcante (0,4%)
 21 – Comandante Martins (0,4%)
 22 – Rui Medeiros (0,4%)
 23 – Zé Minhoca (0,4%)
 24 – Adilson (0,2%)
 25 – Deusa (0,2%)
 26 – Ernesto Maia (0,2%)
 27 – Helinho Aragão (0,2)
 28 – Lucinha da Saúde (0,2%)
 29 – Mário Batista (0,2%)
 30 – Zena Rocha (0,2%)
 - Indeciso 55,4%
 - Branco/Nulo 10%
  A pesquisa foi registrada no dia 22 de julho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Protocolo: PE-00868/2016.

Do: Blog Agreste Notícia
BEPI E POLICIAIS MILITARES DA 2ª CPM PRENDEM ELEMENTOS ARMADOS
Três elementos foram presos e um menor apreendido no fim da manhã desta sexta-feira (29) em Lajedo, Agreste de Pernambuco.


A Equipe Bravo do BEPI e Policiais Militares da 2ª CPM do 9º BPM, realizavam patrulhamento com abordagens na Favela dos Coqueiros, quando dois elementos um deles com um revólver na mão, perceberam a chegada dos policiais e tentaram fugir entrando dentro de uma residência, o local foi cercado e com Messias Pereira da Silva, de 24 anos, foi encontrado um revólver calibre 32, sem munições, o outro elemento identificado como, André Alysson Sobral Silva, de 20 anos, estava armado com um revólver calibre 38, carregado com 6 munições.

Dentro da casa que pertence ao elemento Paulo César Dias dos Santos, de 21 anos, foi realizada uma revista onde foram encontradas seis munições calibre 44, um cigarro de maconha, uma pedra de crack e um aparelho celular, também foi apreendido um adolescente de 14 anos que estava com eles.

Os elementos e o material apreendido foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Lajedo, onde os maiores foram autuados em flagrante pelo delegado Dr. Patrick Dias, por Porte Ilegal de Armas de Fogo, Posse de Munições, Drogas e Corrupção de Menor. 

Após o flagrante foram recolhidos a cadeia pública do município e o adolescente após ser ouvido foi liberado.


Agreste Violento
Firjan considera mais de 70% das gestões em Pernambuco 'críticas'.

Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro mede as gestões fiscais das cidades brasileiras. Em Pernambuco, município estão no vermelho
No ranking dos maiores IFGFs entre as capitais brasileiras, Recife passou de 7º a 13º lugar.Foto: Heudes Regis/JC Imagem Da Editoria de Economia
Mais de 74% das gestões de Pernambuco foram avaliadas como “críticas” pelo Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que mede a Gestão Fiscal (IFGF) em 2015. O percentual é equivalente a 133 cidades do Estado, que, segundo o órgão, cortaram investimentos, aumentaram os gastos com pessoal e fecharam 2015 com o caixa no vermelho. Além disso, sofrem com a queda na arrecadação e se encontram sem dinheiro para investir. O número de municípios aumentou em relação a 2014. Nesse ano, 113 cidades receberam este conceito. Na lista dos 500 menores índices do País, 79 são de Pernambuco, o segundo Estado que mais aparece no grupo, atrás da Bahia.

O índice avalia cinco quesitos: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez (quantos recursos há em caixa para obrigações a curto prazo) e o custo da dívida com bancos. As notas atribuídas vão de zero a um. Quanto mais próximo do total, melhor é a avaliação. O conceito de gestão crítica é o pior. Antes, vem o conceito de gestão em dificuldade, no qual estão enquadrados 43 prefeituras de Pernambuco. Apenas três prefeituras receberam conceito de gestão boa no Estado e nenhuma foi “excelente”. Os índices são baseados em dados da Secretaria do Tesouro Nacional.

O índice geral de Pernambuco foi de 0,3027, 31,7% inferior ao nacional (0,4432). Ambos são os piores da série histórica iniciada em 2006. O que puxou o índice para baixo e deixou muitos municípios em situação crítica foi a liquidez, que ficou com nota 0,2129, 51,9% abaixo da média nacional. Somado a isso, estão os gastos com pessoal, que não diminuíram, apesar da crise. “O que a gente percebe é que não foi feita uma boa gestão em momentos de crise. O Brasil alcançou o menor índice da série histórica. Gasto pessoal está pesando como nunca, enquanto o número de investimentos caiu e os orçamentos estão enrijecendo. Em Pernambuco, 119 prefeituras fecharam 2015 com mais restos a pagar do que recursos em caixa. Mais da metade estourou o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma o especialista de estudos econômicos da Firjan, William Figueiredo. Apenas Angelim, Brejinho, Correntes, Paranatama e Paudalho não participaram da análise porque não enviaram os dados para a Secretaria de Tesouro Nacional ou as informações apresentavam inconsistências.

No ranking estadual de menor índice, Cupira, no Agreste do Estado, ficou no último lugar. Outras cidades como Aliança, Palmeirina e Mirandiba também figuram neste ranking, todas com orçamento sufocado por gastos com pessoal em 2015. Já em relação aos melhores desempenhos, Ipojuca ocupa o primeiro lugar no ranking estadual e o 87º no nacional. A gestão fez a tarefa de casa e por isso tirou nota máxima em liquidez e ficou com 0,9312 no custo da dívida. Recife vem em segundo lugar com destaque para o aumento na arrecadação própria. Porém as avaliações nos outros pontos caíram. Foi a segunda capital do País com mais retração no IFGF geral, passando de 7º a 13º lugar.

Outras cidades populosas, como Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina, também regrediram em relação a 2014. Segundo a Firjan, as três últimas prefeituras fecharam 2015 no vermelho. No caso específico da Cidade Patrimônio, houve corte de despesas com pessoal e investimentos. Por outro lado, a nota no custo da dívida passou de 0,8307 para 0,6294. O secretário de Fazenda e Administração municipal, João Alberto Costa Faria, afirma que a crise impactou severamente os municípios. “A economia deu uma parada. Olinda tentou tomar providências, como o próprio índice mostrou. Em relação aos custos, a folha de pagamento é o que mais pesa para grande parte do Brasil. Sobre a dívida, Olinda pagou em 2016 tudo o que devia aos bancos”, afirma. 

A Reportagem do JC também procurou as prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes, mas as gestões preferiram não se pronunciar. A Secretaria de Finanças do Recife (Sefin) informa que teve acesso ao relatório sobre o IFGF somente no fim da tarde de ontem, por isso, não teve tempo hábil para analisar os dados e se posicionar quanto ao conteúdo da pesquisa a tempo do prazo estipulado pelo veículo de comunicação. A Prefeitura de Jaboatão informou o mesmo. O JC também tentou contato com Cupira, Aliança e Palmeirina, mas não obteve retorno.

NACIONAL
Nos cálculos da Firjan, as prefeituras no País fecharam suas contas em 2015 com um déficit nominal (saldo negativo entre receitas e despesas, incluindo gastos com juros) de R$ 45,8 bilhões. A projeção da equipe de economistas da entidade empresarial é que esse rombo chegue a R$ 60 bilhões este ano. No quadro geral, 87% dos municípios pesquisados têm IFGFs classificados como "crítico" ou "difícil".
Tatiele Polyana redobra cuidados com o corpo para concurso fitness: "Ralando"
Após 'crescer' 6 kg em músculos, ex-BBB cuida da nova silhueta com tratamentos estéticos
Tatiele Polyana (Foto: Divulgação/ Claudia Magalhães)

Tatiele Polyana, 24 anos, está focada. A ex-BBB surprendeu seus seguidores nesta semana ao posar para um ensaio sensual e exibir a nova silhueta: 6 kg a mais em músculos. Ela intensificou os treinos desde agosto de 2015 e, aos poucos, tem conquistado o corpo sarado que deseja para competir no Musa Fitness, em novembro. A mudança inicial? Saltou do manequim 38 para o 40.

Treinos mais pesados e intenso e alimentação correta não bastam para a modelo. Ela também cuida do corpo com tratamento estético e QUEM acompanhou um dia de tratamento de Tatiele na Bella Donna Clinic Center, em Apucarana, Paraná.

“Costumo fazer estética a cada dez dias. Gosto bastante de massagem modeladora e ultrassom para a barriguinha e algo para a celulite no corpo. Acho que tratamento estético dá resultado e melhora a malhação. Se você conseguir conciliar estética, academia e alimentação dá resultado”, disse durante sua tarde da clínica.
tatiele polyana (Foto: Divulgação)

Sob os cuidados de esteticistas, Tatiele cuidou da ‘pochete’ – diz ela que tem uma –, com ultrassom no abdômen para quebrar a gordura corporal. Além disso, fez massagem modeladora nas pernas, parte do corpo que deseja definir mais.

“Estou com 66 cm de cintura. Já tive 64, mas aumentei esses centímetros agora que engordei”, observou sobre sua cintura. Sobre as pernas, acredite, ela quer coxas maiores. “Gosto delas assim, mas quero aumentar um pouco. Crescer a parte posterior da coxa é muito difícil. Tem que treinar muito e estou ralando. A parte da frente, o quadríceps, é mais fácil. Mas a parte continuo treinando a parte de trás... uma hora cresce!”, apontou.

E qual seria a dica da beldade para quem deseja barriga seca e pernas saradas? “Olha, para as pernas faço muita escada e elíptico. Para a barriga, faço abdominais e aeróbio. Mas para ela ficar bonita, não tem jeito... tem que cuidar da alimentação”, frisou.

E é nesse ponto que a ex-BBB mais encontra dificuldades. Seu pecado da gula são os doces e ela precisa resistir para esculpir o corpo para o Musa Fitness. “Sou apaixonada por pudim e bolo. Bolo de chocolate, cenoura e milho são meus preferidos”, disse.
Governo libera R$ 790 milhões para ações de combate à seca no Nordeste.

Montante também poderá ser usado em situações de emergência e desastres naturais na região
Montante destinado ao combate à seca foi creditado em favor do Ministério da Integração NacionalFoto: Ricardo Labastier/ JC Imagem
O presidente interino Michel Temer assinou nesta sexta-feira (29) uma medida provisória (MP) abrindo crédito extraordinário de cerca de R$ 790 milhões para ações e despesas emergenciais de combate à seca em estados do Nordeste.

O montante, no valor total de R$ 789.947.044, foi creditado em favor do Ministério da Integração Nacional e, além das ações de combate à seca, também poderá ser usado em situações de emergência e desastres naturais. O texto deve ser publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (1º).

Antes de editar a MP, Temer chegou a encaminhar uma consulta junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para saber se poderia editar uma medida provisória de relevância e urgência para liberar crédito extraordinário ou se deveria liberar os valores de outra maneira.

O objetivo era evitar uma possível acusação de crime de responsabilidade por editar decreto de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional, argumento utilizado como base do pedido de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.
Foram apreendidos também 18 barrotes de madeira e armas artesanais. 
Rebeliões na unidade prisional deixaram 6 mortos e 21 feridos, segundo PM.

Em revista realizada nesta sexta-feira (29) na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foram apreendidos 61 celulares. De acordo com a Polícia Militar, também foram encontrados 38 carregadores, 60 litros de cachaça artesanal, 18 barrotes de madeira, 12 maricas e uma tereza (corda feita com lençóis).

A PM informou que também foram apreendidos 116 chuços, 11 baterias, duas foices artesanais, um facão, um estilete industrial e três marretas. Duas rebeliões aconteceram na unidade, uma no sábado (23) e a outra na segunda-feira (25), deixando seis mortos e 21 feridos, segundo a Polícia Militar.

Sete caçambas de lixo
Cerca de 50m³ foram recolhidos na quarta-feira (27) da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Departamento de Limpeza da prefeitura, foram necessárias sete caçambas para transportar o material ao aterro sanitário do município.

A assessoria informou ao G1 que foram recolhidos colchões, travesseiros, lençóis, móveis de madeira, utensílios pessoais, roupas, sapatos e papelões queimados. No entulho, também foi encontrado um freezer.

Advogados no presídio
Os advogados voltarão a ter acesso aos detentos no presídio de Caruaru a partir da sexta-feira (29). A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caruaru convocou advogados criminalistas com clientes na Penitenciária Juiz Plácido de Souza para uma reunião na tarde desta quinta-feira (28), na sede da Ordem.

Do g1 Caruaru

sexta-feira, 29 de julho de 2016


Foto: Thonny Hill

Na tarde desta sexta-feira (29), por volta das 16h50, mais um estabelecimento comercial foi assaltado em Santa Cruz do Capibaribe.

O alvo escolhido pelos bandidos foi a agência lotérica, situada na Avenida 29 de Dezembro, bairro Centro.

De acordo com informações de testemunhas, dois bandidos em uma moto chegaram até o local e anunciaram o assalto, fugindo em seguida. A quantidade de dinheiro levado ainda é desconhecida.

De acordo com o empresário Kleber Moraes, é o sexto assalto praticado em seu estabelecimento nos últimos dois anos. O mesmo já se dirige a delegacia para prestar queixa.

EXCLUSIVO- HILÁRIO E JOSEVALDO SERÃO OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO E VICE INDICADOS POR DR.EDSON



A população de Brejo da Madre de Deus, fui surpreendida na tarde de hoje com o anuncio dos pré-candidatos a prefeito e vice da ala azul daquela cidade.

Hilário Paulo mais uma vez enfrentará as urnas e contará com Josevaldo companheiro de chapa do grupo Boca Preta. A indicação anunciada por Dr. Edson, aconteceu através de uma coletiva e já repercute nas redes sociais, mexe com o cotidiano da cidade.

MARCELO SANTA CRUZ



A pesquisa DATAVOX encomendada pelo Blog Agreste Notícia e registrada no dia 22 de julho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o protocolo: PE-00868/2016, aferiu na última terça-feira (26) a atuação dos 17 vereadores que integram a Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Setentrional do Estado.

A margem de erro do levantamento é de 4,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Já a confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Dos 500 entrevistados, 45,4% não souberam responder qual seria o vereador mais atuante da Câmara de Santa Cruz. Em primeiro lugar, entre os citados, ficou o vereador Zezin Buxin (PSDB), que obteve 10,8%. Logo atrás aparece o vereador oposicionista, Carlinhos da Cohab (PTB) com 8,6%, o terceiro é Zé Elias (PSDB) com 6% das citações e Júnior Gomes (PSB) e Dida de Nan (PSB) assumem o quarta (5,2%) e quinta lugar (4,4%) posição, respectivamente.

Galego de Mourinha (PTB), Helinho Aragão (PTB), Narah Leandro (PSB), Ernesto Maia (PT) e Luciano Bezerra (REDE), foram os cinco último colocados.
Confira o resultado na integra:

Do: Blog Agreste Notícia


Foi realizada na tarde da última terça-feira (26), na sede da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE), em Recife, uma reunião entre técnicos da secretaria e representantes da indústria e do comércio de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Em pauta, a criação de um regime tributário específico para o Polo de Confecções do Estado.

Representando Santa Cruz do Capibaribe, estiveram Allan Carneiro (síndico do Moda Center), José Gomes Filho (presidente da ASCAP – Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe), Bruno Bezerra (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico), Jacks Barros (presidente da ASCONT – Associação Santa-cruzense de Contabilistas), Luciano Bezerra (advogado), Marcelo Diógenes (procurador do município) e Fábio Lopes (contabilista). O município de Toritama foi representado por Prudenciano Gomes (presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras). 

O grupo foi recebido por Bernardo D’Almeida (coordenador da Administração Tributária), Benedito Severiano dos Santos (diretor Geral da Receita) e Roberto Abreu (secretário executivo da SEFAZ-PE).

Nesse primeiro momento, os representantes do polo confeccionista apresentaram aos gestores da SEFAZ-PE várias peculiaridades da indústria e comércio da região, justificando a necessidade da criação de uma legislação específica para o setor, o que já vem sendo discutido há algum tempo pelos entes ligados à cadeia têxtil local.


 
“A gente depende 100% da confecção. O grande atrativo da região é o preço praticado pelas pequenas empresas, em sua grande maioria formadas por pessoas de uma mesma família. Estamos aqui com ideias que, aprovadas pela Fazenda, significarão um grande marco para o Polo de Confecções”, disse Allan Carneiro. O síndico do Moda Center ressaltou que é preciso oferecer condições adequadas aos produtores e mais segurança aos clientes, que por sua vez vêm de regiões distantes e têm dificuldade de transportar as mercadorias compradas no polo pernambucano.


“A informalidade é energia empreendedora em estado bruto que precisa ser lapidada. Precisamos transformar a legislação tributária em mais um diferencial competitivo do nosso polo”, comentou Bruno Bezerra.


 
“O segredo é uma tributação simplificada que atenda a todos.

 A partir disso, é a oportunidade para quem quer trabalhar de maneira fiscal organizada e segura”, enfatizou Bernardo D’Almeida. Qualquer alteração na lei atual terá que passar pela votação dos deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e, posteriormente, a sanção do governador Paulo Câmara (PSB) para que possa entrar em vigor.

A próxima reunião para análise das propostas de ambas as partes está marcada para o dia 04 de agosto de 2016.

 Assessoria


Pelo menos duas pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo no início da madrugada da última quarta-feira (27), no Sítio Jatobazinho na zona rural de Jataúba no Agreste de Pernambuco. 

Segundo informações repassadas ao Blog, Romero de Souza Ferreira, de 27 anos e Josefa Carmo dos Anjos, de 25 anos de idade, foram surpreendidos por homens desconhecidos em uma motocicleta que já chegaram atirando.

Romero foi atingido por um tiro nas costas, já a mulher foi ferida em uma das mãos. Eles deram entrada no Hospital Municipal de Jataúba aonde receberam atendimento médico.
Do: Blog Agreste Notícia
Grupo de situação na cidade de Jataúba-PE, confirma convenção para a próxima sexta 05 de Agosto na Câmara de Vereadores
A assessoria do grupo de situação confirma para a próxima sexta-feira 05 de Agosto a convenção do grupo liderado pelo atual Prefeito Antônio de Roque (PMDB) na cidade de Jataúba-PE.

 O ato acontecerá das 09 da manhã às 21 horas (9 da noite) na Câmara Municipal de Vereadores, denominada Casa Inácio Viterbo de Araújo, e contará com a presença de várias lideranças políticas.
Na ocasião, serão apresentados os nomes que disputarão a chapa majoritária no pleito de 2016, bem como serão conhecidos os nomes que irão disputar uma das 11 vagas na Casa Inácio Viterbo de Araújo. 

Além do PMDB, outros partidos estarão fazendo parte do ato como PSDB, PSD e PSB, que hoje fazem parte da base aliada.


Informações Assessoria

Vereadora Cinthia Delise poderá anunciar apoio a Lero em Taquaritinga do Norte

Um fato poderá mudar o contexto político de Taquaritinga do Norte com o anúncio de uma adesão ao projeto do pré-candidato a prefeito pelo Partido Republicano, Ivanildo Mestre (Lero). Informações de bastidores dão conta de que a vereadora do PCdoB, Cinthia Delise, está prestes a aderir ao grupo Calabar.

As informações são reforçadas pelo fato de que no convite de convenção do pré-candidato a prefeito Jânio Arruda (PSD), é possível identificar que não consta nos quadros de partidos que estarão nesse projeto, o PCdoB, sigla da referida vereadora.

Cinthia Delise, que na última eleição esteve apoiando o projeto do candidato derrotado Milton Cícero, atual pré-candidato a vice-prefeito de Jânio Arruda, estava filiada ao PSDB na eleição de 2012, onde obteve 554 votos, sendo a última colocada dos 11 vereadores.

Em contato com a nossa reportagem, a parlamentar afirmou que não tem uma posição até o momento sobre o tema, e que irá se pronunciar em breve sobre as informações, através de nota enviada a toda a imprensa e a população.

Informações Direto ao Ponto

Em Santa Cruz, Galego de Mourinha anuncia que não será candidato e dispara contra Zé augusto

O vereador Galego de Mourinha tomou, o que parece ter sido a decisão mais difícil de sua vida como homem público. Nesta quinta-feira a noite, em contato com o editor do Blog do César Mello, Galego confirmou que não disputará a reeleição na eleição do próximo dia 2 de outubro, e mais, não participará da convenção partidária que homologará o nome de Fernando Aragão como candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe pelo grupo Taboquinha, que acontecerá no próximo domingo no Clube Ypiranga.

Em um desabafo, franco e forte, bem ao seu estilo, Galego contou suas causas e razões para tal decisão. “Manterei minha posição e não serei mais candidato, essa questão está resolvida e não tem mais volta. Não vou bater de frente com ninguém. Quanto a convenção, decidi que não vou, porque eu não aceito a chapinha que foi formada, a do PTN. Eu tenho que mostrar que tenho posição e só poderia continuar com meu projeto de reeleição se tivesse condições plenas, coisa que não tenho com a chapinha formada”, disse ele.

Mais adiante Galego disparou contra o ex-deputado Zé Augusto Maia, idealizador da chapinha e principal fiador da pré-candidatura do seu filho, Augusto Maia, anunciada na manhã desta quinta. “Zé Augusto estará em cima do palco e eu não quero está abraçado com ele, pois eu defendi um projeto e ele outro... ele quis e levou a melhor com a questão da chapinha”, disse ele, que completou, “quando me opus a chapinha não foi por insegurança, nem por medo de não me reeleger, mas sim por ver que tem gente sendo iludida, pensando que com 500 votos poderá ser eleita e no fim das contas só servirá de calda para um ou outro candidato”.

Galego revelou também quem apoiará na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores da Capital das Confecções. “Votarei em Natálio Arruda, porque ele sempre esteve comigo e sempre disse: se Galego for candidato eu votarei nele, só serei candidato se ele não for. Ainda essa semana ele me procurou e eu disse a ele que não seria candidato. Ele sempre foi solidário comigo, por isso estarei com ele”.

A participação de Galego na campanha de Fernando Aragão, segundo ele, ainda será discutida e definida. “Eu terei que conversar com ele para definir como participarei, agora acho que é uma questão complicada de se resolver, por conta de Zé Augusto Maia, mas de antemão, aviso a todos que estou com Fernando e que apoiarei ele, o tempo todo”.
Mãe do prefeito ironiza sobre insegurança “Vá pra Orlando”

Um comentário da mãe do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), na rede social ‘Facebook’, vem gerando polêmica nas redes e em grupos de WhatsApp, na cidade.

Insatisfeita com uma crítica quanto à insegurança no município, ela respondeu e solicitou a mudança do país, para os descontentes. Argumentando que o país inteiro tem o mesmo problema, ela ainda critica a legislação, para menores de 18 anos.

O comentário foi feito após a postagem de outro internauta: “Santa Cruz do Capibaribe PE, se tornou um deserto a noite. Todos sabem o motivo”, escreveu um morador do município.

Confira a resposta polêmica:


Após algumas horas com a repercussão, o texto foi editado, mantendo apenas as críticas à legislação.

“Porque moramos num País, chamado Brasil, onde a lei acoberta as pessoas que tem menos de 18 anos. Polícia prende! E a lei manda soltar”, escreveu.
Do Blog Merece Destaque

Uma cena que tem se tornado comum em Santa Cruz do Capibaribe é se ver as viaturas da Polícia Militar, sucateadas, quebradas pelas esquinas. Um fato lamentável e que revela a fragilidade da segurança pública de nossa cidade e região.

A imagem acima, registrada por Eliel Antônio, mostra que não estou exagerando quando falo que as viaturas estão caindo aos pedaços. É notório a falta de condições por parte do governo do estado quando o assunto é segurança. As condições de trabalho dadas à Polícia Militar são as mínimas possíveis.

Enquanto isso, Santa Cruz do Capibaribe quebra todos os recordes de aumento de violência e a única ação de que temos notícia é a transferência de presos para o presídio de Santa Cruz.

Uma leitora do Blog me pediu para registrar seu desabafo diante dessa situação e o faço a seguir:

"Depois que o presídio foi implantado em santa cruz, ocasionalmente os números de assaltos e latrocínios cresceram consideravelmente. Santa Cruz já emitiu não o sinal amarelo, e sim o vermelho! Quantas vidas precisam chegar ao fim para as nossas autoridades, que a elas competem a prestação de serviço que atendam as necessidades da população, criarem um alerta e trabalharem para uma melhor segurança? Pais e mães de família, com seus lares destruídos... filhos que não irão ter o direito de ser educado por seus pais... Está alarmante! Não temos mais segurança! Quem vamos punir por tantas vidas? A quem vamos cobrar esta conta? Onde estão os nossos representantes?" Desabafou.



Mais um partido que era dado como certo no apoio a pré-candidatura de Jorge Gomes (PSB) pulou e agora faz parte da base de apoio a pré-candidatura da deputada estadual Raquel Lyra (PSDB). O PT do B agora integra a frente que vai apoiar a tucana. 

Nomes como o ex-candidato a prefeito Fábio José e o ex-gerente de proteção animal Fagner Fernandes, que nos últimos anos defenderam a gestão Queiroz fazem parte do partido e já posaram para foto ao lado da pré-candidata. Mais detalhes ainda hoje.



O ministro interino das Cidades, Bruno Araújo, vai entregar nesta sexta-feira (29) as chaves da casa própria a 400 famílias na cidade de Petrolina (PE). As unidades foram construídas no governo de Dilma Rousseff através do programa “Minha casa, minha vida”.

Serão contempladas 1.600 pessoas com renda mensal de até R$ 1,8 mil. As casas ficam localizadas nos loteamentos Cacheado e Pedra Linda.

No Estado de Pernambuco, segundo o Ministério, o programa já contratou 152.855 unidades habitacionais, das quais foram entregues 90.118.

O investimento feito no Estado supera a casa dos R$ 9 bilhões. Só em Petrolina foram contratadas 15.640 unidades habitacionais com investimento estimado em R$ 942 milhões.

Em todo país já foram contratadas mais de 4,3 milhões de unidades e entregues 2,9 milhões. O investimento nacional é de R$ 309,6 bilhões.
NOVO RECORDE: Volume do açude de Boqueirão cai para 8%(28/Jul/2016)

O volume de água do açude de Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Agreste paraibano, caiu para 8% nesta quinta-feira (27). A informação foi divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), que faz o monitoramento diário do manancial. Com a redução do volume, Boqueirão segue superando o recorde negativo de pior nível registrado desde que o açude foi criado e teve a primeira sangria, na década de 50.

Segundo os dados da Aesa, o açude está com 32,9 milhões de metros cúbicos de água e tem a capacidade para cerca de 411,6 milhões no volume.

O manancial é usado para o abastecimento de Campina Grande, no Agreste paraibano, e mais 18 cidades da mesma região. Por conta do baixo volume, a população abastecida está enfrentando um racionamento de água desde o mês de dezembro de 2014. Na última segunda-feira (18), o racionamento foi ampliado.

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes, a crise já era algo que estava sendo previsto devido às poucas chuvas que caíram nos últimos cinco anos. Apesar de este ser o pior volume da história, o presidente diz que a situação está sendo controlada.

“Até dezembro deste ano ou janeiro de 2017, o açude deve chegar ao nível de 20 milhões de metros cúbicos de água. Mas é claro que tudo isso depende, pois pode chover. Uma de nossas esperanças maiores é a tranposição das águas do Rio São Francisco, mas vale destacar que a água não vai chegar no dia em que a obra ficar pronta. Levará mais um tempo”, disse ele.

Sobre a previsão de chuvas na região do Cariri paraibano, onde fica a bacia que leva água para o açude de Boqueirão, o presidente da Aesa disse que ainda era cedo para dizer que as chuvas vão melhorar a situação do manancial. Ele destacou que além do consumo humano, o açude perde volume com o próprio processo natural de evaporação.

“Quando se trabalha com previsão em meteorologia, pode existir uma certeza maior se for no prazo de até três dias. Como estamos falando de meses, não podemos dizer, com certeza, se vai chover ou não. Identificamos a presença de um fenômeno que pode trazer chuvas para o Norte e Nordeste do Brasil, mas, apesar da esperança, temos que ter prudência para não iludir a população. Enquanto não melhorar, tem que racionar”, disse João Fernandes.

ESCOLHA DE AUGUSTO MAIA. ACERTO?

Esta quinta-feira 28 foi marcada pela definição do nome do filho de Zé Augusto Maia, como seu herdeiro político, e que irá ser testado na eleição de outubro como candidato a vereador.

O escolhido foi Augusto Maia que é conhecido por sua popularidade e educação, e que agora, começará a trilhar o caminho da politica.

Com a definição do nome de Augusto Maia entrando na vida pública, seu irmão o advogado Tallys Maia, segue sua carreira de advogado, abandonando as pretensões politicas depois de ter sido lançado até como pré-candidato a vice no grupo.

A partir deste momento a expectativa será sobre quantos votos o pai do garoto, conseguirá repassar na eleição que se avizinha.

Outro aspecto da escolha, é que chega ao fim a ligação política entre José Augusto Maia e seu sobrinho, o vereador Ernesto Maia, que parte para sua nova realidade nas urnas.

Foto Marcondes Moreno
Mônica Carvalho esbanja boa forma apenas cinco meses após dar à luz.

'Bom dia', desejou a atriz, de 45 anos, ao compartilhar na web o registro do seu passeio por Portocervo Costa Smeralda, na costa italiana.

Mônica Carvalho mostrou que já recuperou a boa forma após dar à luz a Valentina, de cinco meses. Nesta sexta-feira, 29, a atriz, de 45 anos, que também é mãe de Yaclara, de 12, compartilhou uma foto sua de biquíni exibindo o corpão durante um passeio de barco por Portocervo Costa Smeralda, na Itália. "Bom dia", desejou a bela na legenda do clique postado no Instagram.

Na última quinta-feira, a morena já havia mostrado um clique da sua viagem curtindo o verão europeu. Mônica eliminou 14kg desde que a caçula nasceu. A atriz é casada com o empresário Armindo Junior. Recentemente, a atriz esteve na estreia da peça “O último lutador - ringue da vida”. A atriz Monique Alfradique também assistiu ao espetáculo protagonizado pelo ator Stênio Garcia e em cartaz no Teatro Porto Seguro, em Campos Elísios, no Centro de São Paulo.
Monica Carvalho já perdeu 14 kg após dar à luz (Foto: Reprodução / Instagram)
Monica Carvalho durante passeio de barco na Itália (Foto: Reprodução / Instagram)
Monica Carvalho (Foto: Reprodução / Instagram)