.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Dizer brincando (Charles Chaplin)

Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria!

Após encontro com governadores e secretários de Fazenda, o Planalto prometeu avançar, no Congresso, com pacote de medidas para solucionar a crise dos Estados. O governo federal assumirá o ônus político de propor emenda fixando limite para gastos com servidores, na PEC do teto dos gastos públicos. Com isso, o Congresso vai retirar do colo dos governadores o desgaste político junto ao funcionalismo. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O governo promete apoiar também a PEC dos Precatórios, em tramitação na Câmara, e a venda da dívida ativa dos Estados.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, comprometeu-se com o ministro da Fazenda a fazer andar as medidas de ajuda aos Estados.

Os governadores de 20 Estados pedem R$ 7 bilhões ao presidente Michel Temer e, sem ajuda, ameaçam decretar calamidade.

Informações do Diário do Poder
Justiça Eleitoral disponibiliza programas para acompanhar apuração das Eleições 2016

O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das Eleições Municipais 2016 de quatro formas diferentes. A primeira delas pelo “Divulga”, sistema produzido pela Justiça Eleitoral para o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições.

O “Divulga” permite a visualização dos dados por meio de várias consultas. Na versão desktop, o Divulga oferece maior gama de informações, permitindo ao usuário consultar os resultados de todos os municípios. “O Divulga é um software instalável, que se encontra disponível para download gratuito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões para Windows e Linux”, explica o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Júlio Valente.

App Resultados

Outra forma de acompanhar a apuração dos resultados em tempo real é pelo aplicativo (App) “Resultados”. O App desenvolvido para tablets e smartphones pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store(IOS). Por meio dele, é possível acompanhar os dados de cada município com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso dos municípios com mais de 200 mil habitantes). Os resultados do primeiro turno serão divulgados a partir das 17h (horário local) do dia 2 de outubro.

App Boletim na Mão

Outra possibilidade é via aplicativo “Boletim na Mão”, também disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store. A ferramenta permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

DivWeb

O DivWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo “Resultados”, mas permite ao usuário acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador.

TJ derruba portaria do governo e libera bebida alcoólica no dia da eleição na PB

JUIZ ELEITORAL ACATA REPRESENTAÇÃO DO MP

PROCESSO QUE PEDE CASSAÇÃO DA CANDIDATURA DE EDSON VIEIRA SERÁ ABERTO

O juiz Diego Vieira de Lima, 109ª Zona Eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe, decidiu, na manhã desta quinta-feira (29), acatar a representação do Ministério Público que pretende cassar o registro de candidatura de Edson Vieira (PSDB), sob a acusação de abuso de poder econômico.

O magistrado entendeu que os requisitos apresentados para a abertura do processo foram preenchidos e determinou a notificação das partes envolvidas, que terão cinco dias para apresentar defesa.

A Justiça Eleitoral ainda não divulgou quais os indícios apontados pelo Ministério Público para a abertura da ação que pede a cassação de registro.

No entanto, o Blog do Ney Lima conseguiu obter informações que a principal denúncia recai sobre a realização de eventos políticos antes do período permitido pela Justiça Eleitoral.

Os eventos ocorriam com a justificativa de comemorar aniversários de correligionários políticos, mas na prática tinham o propósito de divulgação política.

As estruturas usadas nas festas também estão sendo questionadas.

A coligação “Mais Conquistas, Mais Avanços”,  informou ainda que confia nos órgãos institucionais e que demonstrará que a denúncia não tem procedência.

DO BLOG DO NEY LIMA
Fernanda Gentil assume relacionamento com outra mulher, diz jornalista

A apresentadora, que está separada desde abril, estaria envolvida com uma jornalista há três meses
Fernanda Gentil estaria se relacionando com uma jornalista há três meses.Foto: Facebook/Fernanda Gentil/Reprodução JC Online
Fernanda Gentil, a atual apresentadora do Esporte Espetacular, da Rede Globo, teria assumido um relacionamento de três meses com a jornalista Priscila Montandon, de 34 anos. As informações são de Fernanda Pontes, colunista do portal O Globo.


De acordo com a nota, Fernanda, que está seperada desde abril do empresário Matheus Braga, esteve com Priscila recentemente na Grécia. 

"Estou só exercendo meu direito de ser muito, muito feliz. Tenho apenas um recado, e é para os meus filhos, que mais cedo ou mais tarde podem ler ou ouvir tudo por aí: Lembrem de não se importarem com tudo o que dizem sobre nossa vida, o que vale é que a mamãe fala com vocês em casa, olhando nos seus olhos. Não é o que vestimos que muda quem somos, e sim o que fazemos. Lembrem também, sempre, do nosso amor, que não tem cor, sexo ou raça. Amo vocês", disse a apresentadora doEsporte Espetacular.
LIVRO

Fernanda Gentil, que é mãe do pequeno Gabriel, de 2 anos, escreveu sobre o seu relacionamento com Matheus no livroGentil como a Gente, lançado no início do segundo semestre deste ano.
Boliviano que se passava por médico é preso em Caruaru
O falso médico confessou ter feito um carimbo e o CRM com dados encontrados na internet
O falso médico foi preso enquanto acompanhava um paciente no Hospital Mestre VitalinoFoto: Divulgação JC Online
Um homem que se passava por médico foi preso na quinta-feira (29) na cidade de Caruaru, no Agreste, enquanto acompanhava um paciente no Hospital Mestre Vitalino. Mário Almeida Teloro era boliviano e atendia na cidade de Cupira, também no Agreste do Estado.

Ao ser interrogado, Mário afirmou que havia se formado em medicina na Bolívia, mas não chegou a apresentar documentos que comprovassem a graduação. Ele também confessou ter feito um carimbo e o CRM com dados encontrados na internet. Segundo a polícia, o CRM usado pelo falso médico pertencia a um outro médio que teve o registro cassado.

O boliviano foi preso em flagrante por atividade irregular de medicina e falsa identidade. Como as penas são afiançáveis, Mário poderá responder em liberdade se pagar o valor instruído pelo juiz.
TRANSPLANTES

Pernambuco faz campanha para aumentar doação de órgãos e tecidos
Central de Transplantes verificou queda de 15% nas doações de órgãos, comparando os números de 2015 e 2016
A doação vai beneficiar 1.230 pessoas que aguardam numa fila pelo transplante, em todo o Estado
Foto: Divulgação Da Editoria Cidades

Na semana de lançamento da Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos, Pernambuco revela uma queda de 15% no número de doações em 2016, comparado com o ano passado. Foram 111 de janeiro a agosto de 2015 contra 94 este ano, no mesmo período. De acordo com a Central de Transplantes, a negativa familiar responde por 47% das recusas.

A redução nas doações se reflete na quantidade de cirurgias realizados e de vidas que são salvas, observa a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes. De janeiro a agosto de 2016, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 1.216 transplantes de órgãos e tecidos. Mas ainda tem uma lista de espera com 1.230 pacientes, dos quais 812 aguardam por um rim e 293 precisam de córnea.

“Precisamos dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais para ajudar nessa cadeia de solidariedade, eles são essenciais para conversar com as famílias dos pacientes e explicar o que se passa quando a pessoa é diagnosticada com morte encefálica”, diz Noemy. A manutenção dos órgãos após o diagnóstico confirmado, acrescenta, é importante para viabilizar os transplantes.

Quanto mais informações a família receber no hospital sobre a morte encefálica, mais segura ficará para se decidir a favor da doação, destaca Noemy. “A morte encefálica vai de encontro ao conceito de morte que aprendemos culturalmente e que está vinculada ao coração. É preciso entender e aceitar que, quando o cérebro deixa de funcionar, o coração vai parar de bater, porque o centro de comando não existe mais.”

Quinta-feira (29), no encerramento da programação da Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos, hospitais pernambucanos fizeram uma série de ações ligadas ao tema. O Estado ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro de transplantes de coração e medula óssea (São Paulo é o primeiro colocado) e o primeiro do Norte e Nordeste no procedimento de rim e pâncreas.

Este ano, além da negativa familiar, a Central de Transplantes se deparou com outro problema, que levou à queda nas doações. “No primeiro trimestre, sentimos o impacto das arboviroses. Quem apresentou sintomas das doenças (dengue, zika e chichungunha) nos últimos 30 dias antes da morte não podia ser doador, por recomendação do Ministério da Saúde”, declara Noemy Gomes.

A expectativa da Central de Transplantes, com a campanha, é aumentar as doações. “Normalmente, começamos a ter retorno no mês seguinte. E para manter o pico, é importante o engajamento dos profissionais dos hospitais, na identificação de possíveis doadores e na sensibilização de familiares dos pacientes.”
CORAÇÃO

“A doação é um momento de sofrimento para uns e a esperança de uma vida nova para outros”, avalia Maria Gorette Braga Azevedo, 61 anos, submetida a um transplante de coração há dois anos. “Desde 28 de março de 2014 eu sou outra pessoa, vivo sem nenhum problema com o coração de um rapaz de 25 anos”, diz Maria Gorette.

Ela descobriu a doença em 2012, o problema se agravou em 2014 e em fevereiro do mesmo ano entro na fila de espera. “Quem ama é o cérebro e não o coração. Meus sentimentos continuam os mesmos de antes da cirurgia. Tenho o maior carinho pela família do doador, mesmo sem conhecê-la. Rezo por ele e por seus parentes todos os dias”, declara.

A Central de Transplantes homenageou familiares de doadores e as instituições parceiras na abertura da campanha, terça-feira passada (27).


Tem início nesta sexta-feira (30) o plantão dos promotores de Justiça Eleitorais, que vão atuar perante os juízes Eleitorais de todo o Estado de Pernambuco no primeiro turno das Eleições Municipais 2016, que ocorrerá no próximo domingo, 2 de outubro. No total, 174 promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vão atuar no plantão, sendo 154 titulares (um para cada Zona Eleitoral do Estado) e 20 promotores auxiliares, designados para atuar nos casos de Zonas que compreendem mais de uma cidade. Nesses locais, o titular ficará na sede da Zona Eleitoral e o auxiliar vai atuar no município vizinho. O plantão será encerrado no dia seguinte à votação, 3 de outubro.

Durante o período do plantão eleitoral, os promotores de Justiça Eleitorais vão trabalhar nas sedes dos Cartórios Eleitorais, atendendo os eleitores e acompanhando as ocorrências que venham a ser relatadas à Justiça Eleitoral.

Para assegurar uma prestação de serviço eficiente à sociedade, o MPPE realizou na segunda-feira (26) a palestra Permissões e vedações nos dias que antecedem as eleições municipais. A atividade, voltada para os promotores de Justiça com atuação eleitoral, foi ministrada pelo promotor de Justiça Francisco Dirceu Barros no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto.

Francisco Dirceu Barros deu início às atividades, ressaltando os bons resultados do trabalho de prevenção realizado durante esse período que antecede as Eleições Municipais, principalmente a necessidade de atenção nos últimos dias antes do pleito, quando diversos problemas costumam acontecer.

Ele também descreveu a função dos promotores atuantes na Justiça Eleitoral como defensores da tríplice tutela do direito eleitoral: normalidade do pleito, legitimidade do pleito e livre manifestação do voto do eleitor.

Aos promotores eleitorais com atuação no interior, Francisco Dirceu Barros recomendou atenção especial com o período das 8 às 10 da manhã no dia da votação, dia 2 de outubro, próximo domingo. Segundo o palestrante, esse seria, historicamente, um momento crítico nas comarcas fora da região metropolitana, com uma incidência maior de crimes eleitorais. Dentre as práticas citadas, uma das mais corriqueiras é a compra dos documentos do eleitor, geralmente por valores baixos, para evitar que as pessoas votem em determinado candidato.

Sobre o tema principal da palestra, quais práticas são permitidas ou vedadas durante o período eleitoral, o promotor de Justiça aliou a apresentação de casos práticos com a legislação correspondente, demonstrando em que situações são cabíveis sanções cíveis e criminais, e quais seriam as penalidades.

O palestrante apontou como práticas com consequências criminais e eleitorais o impedimento ou embaraçamento do exercício do voto, a distribuição de bens em troca de propaganda voluntária ou aliciamento eleitoral e o transporte irregular de eleitores no dia da votação. Além da esfera criminal, condutas como o uso da violência ou grave ameaça para captar votos são passíveis de punição também na esfera cível.

O eleitor que pediu a segunda via do título eleitoral e vai às urnas neste domingo (2) para votar no primeiro turno das eleições municipais tem até este sábado (1º) para buscar o documento no cartório eleitoral de seu domicílio eleitoral.

A legislação permite que a segunda via do título seja entregue até a véspera da eleição. Neste ano, só pode buscar o documento quem fez a solicitação até o dia 22 de setembro, data limite estipulada pela Justiça Eleitoral.

Este sábado também será o último dia para propaganda eleitoral, com distribuição de material gráfico e realização de caminhadas, carreatas, passeatas ou de circulação de carro de som com músicas e mensagens de candidatos. Todos esses meios de propaganda serão proibidos a partir das dez horas da noite do sábado.
CASA DE PREFEITO CANDIDATO À REELEIÇÃO É ALVEJADA EM PERNAMBUCO
Reprodução/Facebook
A casa do prefeito de Camutanga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Armando Pimentel (PSB), foi alvejada por tiros. 

O atentado aconteceu na madrugada desta quinta-feira (29). O gestor é candidato à reeleição. Ninguém ficou ferido no local.
Os disparos, segundo o 2º Batalhão da Polícia Militar, foram efetuados por dois motoqueiros ainda não identificados. O portão da residência do prefeito teria ficado marcado pelas balas. A polícia não sabe o que teria motivado o atentado.

De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado pelo delegado seccional de Goiana, Pablo Carvalho, que solicitou a perícia do local e está com uma equipe em diligência. O Ministério Público também já tomou conhecimento da ocorrência.




Em Santa Cruz, Ministério Público denuncia Edson Vieira por abuso do poder econômico

O Ministério Público de Pernambuco ingressou com uma ação na Justiça Eleitoral contra o candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), na tarde desta quarta-feira (28). A denúncia trata de um suposto ato de abuso de poder econômico. A ação pede a cassação do registro de candidatura.

O Blog entrou em contato com o Ministério Público de Pernambuco, mas a promotora Isabelle Barreto de Almeida preferiu não se pronunciar sobre o teor das acusações.

O juiz eleitoral Diego Vieira informou ao Blog do Ney Lima que ainda está analisando a petição inicial e que proferirá decisão nesta quinta-feira (29).

O Blog entrou em contato também com a coligação “Mais Conquistas, Mais Avanços”, que responde pela campanha do candidato Edson Vieira. Em nota, a Coligação afirmou que não foi comunicada oficialmente sobre a ação e atribuiu a origem das denúncias a adversários.

A Coligação informou ainda que confia nos órgãos institucionais e que demonstrará que a denúncia não tem procedência.

Confira a nota na íntegra:

Nota da Coligação Mais Conquistas Mais Avanços

Comunicamos que não fomos informados pelo Cartório Eleitoral, logo não sabemos o teor da ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, através de fatos apresentados pelos adversários.

Ressaltamos que confiamos nos órgãos institucionais e na nossa equipe que demonstrará que a denúncia oferecida pelos adversários não tem procedência. Estamos absolutamente tranquilos.

Aproveitamos para convidar a todos os santa-cruzenses a participarem ativamente da eleição municipal do próximo domingo, a escolherem através do voto e da participação democrática o caminho do avanço e das conquistas. Juntos, Santa Cruz avança cada vez mais.

Coligação Mais Conquistas, Mais avanços.


Durante a manhã desta sexta-feira (30), um adolescente de 17 anos de idade, foi assassinado em Santa Cruz do Capibaribe no Agreste de Pernambuco.

O fato aconteceu no loteamento Antônio Burgos, a conhecida Vila do Amor, quando Carlos Geovane, de 17 anos de idade, foi abatido a tiros por dois elementos em uma motocicleta enquanto trabalhava em uma construção.

A Polícia Militar fez o isolamento da área do crime de morte e a Polícia Civil o levantamento cadavérico, logo em seguida, o corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.

Do: Blog Agreste Notícia

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Tite é o segundo treinador de seleções mais bem pago do mundo

Brasileiro só fica atrás do treinador da seleção turca, Fatih Terim
Tite se nega a falar sobre o valor de seu salário no comando da seleção AFP Luana Ponsoni
O trabalho recém iniciado com a seleção brasileira já faz de Tite o segundo treinador de equipes nacionais mais bem pagos do mundo. Ao menos é o que afirma o tabloide britânico Daily Mail. O salário recebido pelo gaúcho anualmente seria de R$ 2,5 milhões de libras esterlinas (aproximadamente 10,55 milhões de reais). Por mês, equivale a R$ 870 mil. Em recente entrevista à revista Veja, porém, Tite se negou a falar sobre o possível valor de seu salário.

O topo da lista de treinadores de seleções mais bem pagos do mundo é ocupado por Fatih Terim, da Turquia. Ele recebe um salário anual de 2,7 milhões de libras (cerca de 940 mil reais mensais).

O treinador da seleção brasilelira, porém, ainda recebe menos que os principais técnicos de clubes. De acordo com ranking divulgado no início do mês pelo jornal britânico The Telegraph, Pep Guardiola, do Manchester City, é o técnico com o maior salário do mundo: recebe anualmente 15,3 milhões de libras (cerca de 5,3 milhões de reais mensais).

Os treinadores de seleções mais bem pagos do mundo:

1 – Fatih Terim (Turquia): 2,7 milhões de libras/ano

2 – Tite (Brasil): 2,5 milhões de libras/ano

3 – Joachim Löw (Alemanha): 2,15 milhões de libras/ano

4 – Jürgen Klismann (EUA): 2,01 milhões de libras/ano

5 – Carlos Queiróz (Irã): 1,62 milhões de libras/ano

6 – Didier Deschamps (França): 1,3 milhões de libras/ano

7- José Pekérman (Colômbia): 1,25 milhões de libras

8 – Giampiero Ventura (Itália): 1.16 milhões de libras/ano

9 – Fernando Santos (Portugal): 9,62 milhões de libras/ano
Ibope no Recife: Geraldo Julio (PSB) com 40% e João Paulo (PT) com 26%

Ainda de acordo com o levantamento, candidato do PSDB, Daniel Coelho, está em terceiro com 17%. Priscila Krause (DEM) obteve 3% das intenções de votos. números se referem aos votos totais, com brancos, nulos e indecisos.

Publicado em 29/09/2016, às 17h16

A três dias das eleições, Geraldo à frente do petista João Paulo. Foto: SJCC JC Online

A três dias das eleições municipais, o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) divulgou uma pesquisa nesta quinta-feira (29) em que o prefeito e candidato à reeleição no Recife, Geraldo Julio (PSB), lidera na estimulada com 40% de intenções de votos, seguido pelo petista João Paulo (PT) que está em segundo lugar com 26%. Os números se referem aos votos totais, com brancos, nulos e indecisos.

ESPECIAL

Ainda de acordo com o levantamento, o candidato do PSDB, Daniel Coelho, está em terceiro com 17%. Priscila Krause (DEM) obteve 3% das intenções de votos.

Também foi apontada na pesquisa que Edilson Silva, candidato do PSOL, e Carlos Augusto, do PV, atingiram 1%. Já os eleitores que afirmam votar em branco ou nulo correspondem a 8%, e 4% são os que não sabem ou não responderam. Os candidatos Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não pontuaram das intenções de voto.
Sob salva de palmas, corpo de Zé Gomes é enterrado em Itumbiara, GO
Cortejo passou por várias ruas da cidade; PM também foi sepultado 
Vice-governador de GO, José Eliton também foi baleado e está internado.

Corpo de José Gomes da Rocha (PTB) é aplaudido durante enterro em Itumbiara (Foto: Murillo Velasco/G1)

O corpo do candidato a prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, foi enterrado no Cemitério Municipal Avenida da Saudade, por volta das 17h50 desta quinta-feira (29). O político foi assassinado a tiros em um atentado durante uma carreata que deixou outros dois mortos e dois feridos, entre eles, o vice-governador de Goiás, José Eliton.



Autoridades, amigos e familiares de Zé Gomesse despediram dele com uma salva de palmas. A Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros também realizou uma salva de tiros.

Uma das filhas do político, Caroline Gomes agradeceu o apoio que recebeu dos moradores da cidade. "Quero agradecer a população de Itumbiara por todo o carinho recebido ao longo de todo o cortejo, as multidões nas ruas. Sem duvida o amor das pessoas pelo meu pai é impagável. Que Deus esteja com ele no céu e com cada morador desta cidade que meu pai tanto amou", disse.

O ataque aconteceu na quarta-feira (28). Um vídeo mostra o atirador durante os disparos(assista abaixo). O criminoso foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da Prefeitura de Itumbiara. Ele foi morto por seguranças do governo.

Além de Zé Gomes, morreu no ataque o cabo da PM Vanilson João Pereira, de 36 anos, que fazia a segurança das autoridades presentes na carreata. Ele foi enterrado em outro cemitério, também nesta tarde, por volta das 16h40.

A ação ainda deixou ferido o vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior, de 44 anos, e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, de 62 anos. O atirador foi morto por seguranças do governo.

Zé Gomes foi sepultado no jazigo da família, ao lado de outros três padres. Os túmulos foram cedidos aos religiosos. A mãe dele também está enterrada no mesmo cemitério, mas em outra sepultura.

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, presente à cerimônia, disse que vive um momento de tristeza e indignação com o que ocorreu. "É com imensa tristeza que vivemos algo como este. Um momento lamentável vivido não só pela população de Itumbiara, mas por todos que se preocupam com a democracia. Só o tempo irá dar a todos o conforto necessário e a força para seguir", afirmou. 

Cortejo
O velório de Zé Gomes começou nesta manhã e ocorreu no Teatro Municipal Maria Pires Perillo. Inicialmente, somente amigos e familiares tiveram acesso. Cerca de uma hora e meia depois, a entrada para a população foi liberada.

Por volta das 16h, o corpo foi levado em um caminhão do Corpo de Bombeiros em um cortejo por vários bairros da cidade. Milhares de pessoas foram às ruas para se despedir de Zé Gomes, que já havia sido prefeito da cidade por outras duas vezes.
Velório de Zé Gomes, morto em tiroteio, reuniu milhares de pessoas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Situação do vice-governador
O vice-governador e o advogado foram transferidos para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. A unidade de saúde informou nesta manhã, que José Eliton e Célio Rezende estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o hospital, o quadro deles é regular. Eles passaram por exames e estão conscientes.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, chegou a Goiânia, no fim da manhã, para visitar o vice-governador de Goiás. Ele repudiou o atentado e destacou que a Polícia Federal vai ajudar na apuração do caso. O ministro ficou cerca de uma hora no hospital.
Baleado em ataque, José Eliton, está internado no Hugol, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

José Eliton, que também é secretário de Segurança Pública do estado, estava como governador em exercício, já que o governador Marconi Perillo (PSDB) viajou no último dia 19 deste mês para uma missão comercial nos Estados Unidos.

A Assessoria da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás informou que o retorno de Marconi Perillo a Goiás estava previsto para a próxima sexta-feira (30). No entanto, devido ao atentado, ele antecipou a volta e deve chegar a Goiânia nesta quinta-feira, mas o horário não está definido.

Enquanto Perillo não retorna a Goiás, o presidente da Assembleia Legistaltiva, Hélio de Sousa (PSDB), é o governador em exercício.

Nota do TSE
Responsável pela condução das eleições municipais deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, informou, por meio de sua assessoria, que repudia o atentado que matou o candidato à Prefeitura de Itumbiara.
Momento em que Gilberto atira e mata o PM Vanilson (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A assessoria do TSE ressaltou que, no início do mês, Gilmar solicitou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que a Polícia Federal investigue todos os casos de assassinatos de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

Autoridades e políticos também divulgaram notas de repúdio ao atentado ocorrido em Itumbiara, no sul goiano. Nos comunicados, eles lamentam o ocorrido e enviam mensagens de consolo às famílias das vítimas.

Perfil de José Gomes
José Gomes da Rocha, de 58 anos, começou sua carreira política em 1976, quando se tornou vereador em com apenas 18 anos. Depois, se elegeu deputado federal por quatro vezes, entre 1989 e 2003 e deputado estadual, logo em seguida. O político também ocupou a prefeitura de Itumbiara por dois mandatos, entre 2005 e 2012.
Zé Gomes (de vermelho) morreu durante carreata em Itumbiara (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Após deixar o governo, conseguiu eleger seu candidato, o atual prefeito da cidade, Chico Balla (PTB). Em 2013, José Gomes foi nomeado como presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

José Gomes deixa cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.

Perfil de José Eliton
Natural de Rio Verde, no sudoeste goiano, José Eliton (PSDB) foi eleito vice-governador do Estado de Goiás com o governador Marconi Perillo (PSDB) e reeleito em 2014. Ele é formado em direito e já atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). No ano passado, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).

O político foi convidado pelo governador a assumir a Secretaria de Segurança Pública no dia 24 de fevereiro deste ano, substituindo Joaquim Mesquita. A troca aconteceu dois dias após a morte da estudante Nathália Zucatelli, 18 anos, baleada ao sair de um cursinho pré-vestibular, no Setor Marista, em Goiânia.
Mulher acusada de matar irmã em São Domingos município de Brejo da Madre de Deus-PE, é levada a presídio
Acusada foi levada para o presídio


Foi encaminhada nesta quarta-feira (28), para o presídio feminino na cidade de Buíque, Josefa Simone Freitas (de idade não informada).

Ela é acusada pela polícia de ter assassinado, com golpes de faca peixeira, a irmã de 18 anos, identificada como Josielma Ana da Silva (18 anos, conhecida por “Santinha” – foto abaixo).


O crime aconteceu em 11 de setembro deste ano em uma residência no distrito de São Domingos município de Brejo da Madre de Deus-PE, quando, após as duas discutirem em uma seresta, foram então para a residência onde lá voltaram a discutir, culminando no crime.
"Santinha" foi morta a facada

Josefa Simone havia sido detida na última terça-feira (27) quando tentou realizar furtos no Moda Center Santa Cruz e, ao ser levada para a delegacia, foi constatado que ela seria a autora do crime, porém não havia mandado de prisão expedido.

A mesma foi encaminhada a audiência de custódia, seguindo depois para o presídio. Não foi informado pela polícia se a condução da mesma se deu pelo crime de furto ou se foi devido a um mandado de prisão preventiva em face do crime de morte.


Ney Lima/Santa Cruz Mais


A pesquisa realizada pelo Instituto DATAVOX no dia de ontem (quarta-feira) na cidade de Toritama no Agreste de Pernambuco apresenta um empate técnico entre o prefeito Odon Ferreira (PSB) que concorre à reeleição e o segundo colocado, o presbítero Edilson Tavares (PMDB).

O estudo foi encomendado pelo Blog Agreste Notícia e registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral – sobre o número de identificação PE-09836/2016 no dia 23 desse mês. O DATAVOX ouviu 400 pessoas nas Zonas Urbana e Rural do município. A pesquisa que tem uma margem de erros de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, apresenta um intervalo de confiança de 95%.


Na pergunta aonde o eleitor responde espontaneamente a sua intensão de votos, sem ouvir os nomes dos candidatos, Odon Ferreira aparece com 30,3% seguido por Edilson Tavares que tem 27,3% da preferência das intenções de votos. Com 22,5% a candidata ao cargo de prefeito Lúcia Pereira (PSDB) – atual vice-prefeita – ocupa a terceira colocação.

A pesquisa revela ainda que, 16,8% dos entrevistados ainda se dizem Indecisos, enquanto os que pretendem votar Branco/Nulo representam 3,1%.



Quando o Instituto estimulou o entrevistado a responder se a eleição fosse hoje, em qual dos candidatos ele votaria, o Socialista aparece com 31,3% das intenções de votos. Já Edilson Tavares nesse cenário obteve 29% das indicações e Lucinha 23%.

Nesse cenário o percentual de Indecisos é equivalente a 13,5 e os que demonstram interesse de votar em Branco/Nulo são 3,2%.



 
O DATAVOX ainda apresentou os números estimulados dos votos válidos. Nessa situação Odon tem 37,5% da preferência, enquanto Edilson aparece com 34,8% e Lucinha com 27,7%.

Ao ser questionado quem seria eleito prefeito de Toritama, independente da intenção de voto, 27,8% dos entrevistados acreditam que o prefeito Odon será reeleito. Já os que estão confiantes em uma eventual vitória de Edilson Tavares são 27,5% e 21,5% acreditam que Lucinha será a vitoriosa no dia 02 de outubro.

Vale destacar que, 81% dizem que a intenção de voto é definitiva e 10,3% poderá mudar.

Do: Blog Agreste Notícia


A escassez de chuvas no Agreste pernambucano levou ao colapso a Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim. A estiagem prolongada, que castiga a região por seis anos consecutivos, secou o manancial que chegou a atender 15 cidades. O reservatório é o maior operado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) com a capacidade de acumular 327 milhões de metros cúbicos de água. Hoje com 0,01% não oferece mais condições de captação da água para abastecimento humano.

A Barragem de Jucazinho conseguiu operar até setembro 2016 graças ao planejamento rigoroso e à gestão do manancial adotados desde o início da sua operação em 2000. Um Centro de Controle Operacional (CCO) foi instalado em Caruaru para acompanhar, diariamente, as condições e a operação da barragem. Além disso, desde 2013, a vazão e a retirada de água de Jucazinho vêm sendo monitoradas por hidrólogos do Banco Mundial, dentro do programa Monitor de Secas, desenvolvido em áreas sujeitas aos efeitos da estiagem, como o Nordeste do Brasil e regiões dos Estados Unidos, México e Espanha.

“Sempre respeitamos as vazões recomendadas, tirando até menos do que era permitido, a fim de preservar Jucazinho”, ressaltou o diretor Regional do interior, Marconi de Azevedo.

Segundo ele, nenhum planejamento, porém, resiste a um período de seca extrema como esse que ocorre no Agreste. Com a diminuição do nível da barragem e sem chuvas, a COMPESA retirou em setembro de 2015 três cidades do Sistema Jucazinho: Caruaru, Bezerros e Gravatá, municípios que dispunham de outras fontes hídricas. Em novembro de 2015, a COMPESA passou a explorar o volume morto da barragem, quando atingiu o seu pior índice desde a sua inauguração, chegando a 2,18% da sua capacidade total.

 
No mês de julho de 2016, mais uma cidade saiu do Sistema Jucazinho. Desta vez, foi Santa Cruz do Capibaribe, que passou a ser atendida pelo Sistema do Prata, o mesmo que atende Caruaru.

“Até a última sexta-feira (23), ainda conseguíamos bombear algum volume de água, o que não será mais possível a partir de hoje. Só restou lama”, lamenta o diretor Marconi de Azevedo.

Das 11 cidades restantes, 10 delas serão atendidas exclusivamente por carros-pipa após o colapso de Jucazinho: Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Casinhas, Passira, Cumaru, Riacho das Almas, Salgadinho e Frei Miguelinho. A cidade de Surubim, que também integra Jucazinho, será atendida por uma adutora de 30 quilômetros de extensão, a partir da Barragem de Pedra Fina, em Bom Jardim.

O governador Paulo Câmara autorizou uma obra emergencial de R$ 2,6 milhões, recursos próprios da COMPESA, para evitar o colapso do abastecimento de Surubim.

“Reativamos e recuperamos a antiga adutora de Surubim, usada antes de Jucazinho, num prazo recorde de menos de 60 dias. Estamos finalizando os testes e iniciando a operação, que vai estender o abastecimento para além das cidades de Bom jardim, Orobó e João Alfredo e levar água até Surubim”, relata o diretor Regional do Interior, acrescentando que está previsto no planejamento que as cidades de Toritama, Vertentes, Vertentes do Lério e Santa Maria do Cambucá também recebam água de Pedra Fina.

A Barragem de Pedra Fina está com 80% de sua capacidade total, ou seja, 4,8 milhões de metros cúbicos. Para garantir a sustentabilidade desse manancial, a COMPESA já está trabalhando fortemente com o Governo do Estado para trazer água de outra barragem maior, a de Sirigi, localizada no município de Vicência.

“Essa integração de bacias garantirá o abastecimento da região, mesmo na ausência de chuvas; A Barragem de Sirigí é uma obra orçada em 33 milhões e estamos negociando com o Governo Federal para fazer essa obra em seis meses e não deixar que ocorra o colapso nessa região do Agreste”, conta Marconi de Azevedo.

Novos investimentos para atender o Agreste - Para socorrer as cidades que estão em situação crítica de abastecimento, a COMPESA adianta que o governo do estado está se empenhando para viabilizar os projetos hídricos necessários para a região. Um deles é a Adutora do Agreste, uma obra estruturadora para a região. O projeto irá atender 68 cidades e mais de 80 distritos a partir do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

“Essa região já deveria estar com esse problema resolvido se o governo federal tivesse liberado todos os recursos dessa obra, que é a redenção do Agreste. Enquanto isso não se resolve, o governo de Pernambuco tomou a decisão de fazer investimentos ainda que sejam com recursos próprios, desenhando novas estratégias para integrar as bacias hidrográficas e dessa forma vamos superando esse momento difícil”, observa o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo.

Já foram gastos R$ 500 milhões na Adutora do Agreste e ainda restam mais R$ 700 milhões para a finalização da primeira etapa do projeto. Enquanto o dinheiro não chega, a COMPESA desenha novas estratégias para garantir o abastecimento de água para os pernambucanos, a exemplo da Adutora de Pirangi, que levará água da Mata Sul para o Agreste, um investimento de R$ 60 milhões com recursos do Banco Mundial”, informou o diretor.

A obra está em execução e deverá ficar pronta em janeiro de 2017, beneficiando Caruaru e outras cidades do entorno que já são atendidas pelo Sistema do Prata, como Altinho, Agrestina, Cachoeirinha e Ibirajuba.

De acordo com Marconi de Azevedo, o município de Santa Cruz do Capibaribe, por tabela, também receberá água de Pirangi. Toritama também deverá receber água do Sistema Pirangi, aproveitando uma parte da Adutora do Agreste, que interliga Caruaru a Toritama, que tem previsão para conclusão também para janeiro de 2017.

 Fonte: Assessoria