.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

SECA: "AÇUDE CORDEIRO NA CIDADE DO CONGO PARAÍBA ENTRA NA FASE DE COLAPSO TOTAL", VOLUME MORTO SENDO CAPTADO

O "Açude Cordeiro, maior reservatório de água potável da região esta localizado no município do Congo, região do Cariri Paraibano, com capacidade para armazenar 69 milhões de metros cúbicos de água. Hoje, está com 0,03% praticamente seco. 



O reservatório atingiu seu nível de colapso ou do volume morto, e, próximos meses, não haverá mais água, caso, não haja chuvas suficientes para recuperar o seu volume.
http://www.blogdoalbertobarbosa.com.br/
Adicionar legenda
Chegando ao local uma máquina tipo retro-escavadeira acabava de fazer umas valas para ajudar a captação da água através das bombas flutuantes. Uma equipe da CAGEPA se encontra no local trabalhando constantemente no referido açude para captar o máximo possível do líquido preciso.


Foram cavados vários poços nas margens dentro do açude para ajudar na captação de água. Após encher, será captada por bombas e levada até as estações de tratamentos. Informou um diretor da CAGEPA.


Poço que será utilizado para captação de água


Outra cena, que me deixou perplexo foi os peixes pulando pra fora, devido à falta de oxigênio no restante de água de cor verde escuro-turva. Pescadores chegavam e outros saiam com bolsas de peixes. Um dos funcionários da CAGEPA que acompanhava os trabalhos da equipe me repassou que esses dias, deverão passar uma malha (rede) fina retirando os peixes para garantir qualidade do volume morto


Um cidadão Congolense que se encontrava no local, o Sr. Marcos Silva, relatou ao “Blog do Alberto Barbosa” que "há anos muitos moradores reclamaram por causa da alta captação no Açude Cordeiro, o 'açude era a nossa única fonte de água que existia na cidade do Congo' que nenhuma autoridade buscou intervenção Inclusive o prefeito". Agora, “SECO” onde a população irá buscar suas respectivas fontes de sustento. Desabafou  emocionado o Sr. Marcos.




Desde 2012 que o açude não recebe recargas de água acima de suas perdas, e a cada dia tem secado mais ainda. Sua ultima sangria foi em 2009 (imagens abaixo).
Imagem: CAGEPA

Imagem: CAGEPA

Imagem: CAGEPA
O "secretário de Estado da Infraestrutura, João Azevêdo", apresentou a situação do volume de água dos 124 açudes monitorados pela Aesa, onde apenas uma está sangrando desde o dia 07/04 (Cachoeira dos Índios/Cachoeira da Vaca com capacidade para 339.156 milhões , outros 42 estão com a capacidade acima de 28%, 36 reservatórios estão com capacidade abaixo de 20% e 46 em situação crítica, com capacidade abaixo de 5%.


Mostrou ainda que dos 223 municípios, somente em 68 a situação de abastecimento está normal; 22 estão em colapso e 81 em racionamento. Em meio a uma situação preocupante, o secretário fez um alerta. “Temos que entender que a água é um bem finito e se não usarmos de forma racional a situação vai ficar cada vez pior”, falou. João Azevedo informou ainda que, provavelmente, no início de 2017 a transposição do Rio São Francisco seja uma realidade para a Paraíba.

Veja abaixo o gráfico da queda do nível no reservatório,  cedido pela CAGEPA.

Nome do Açude: Cordeiro
Município: Congo
Capaciade Máxima (m³): 69.965.945

Nenhum comentário:

Postar um comentário