Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias) e CNBB
Montagem sobre fotos / Arquivo Bispos Dom Roberto Paz e Dom Francesco Biasin. O Papa Bento XVI nomeou dois bispos para dioceses brasileiras nesta quarta-feira, 8.
A Diocese de Campos (RJ) passa a ter como Bispo Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ). Já a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) será governada por Dom Francesco Biasin, transferido da Diocese de Pesqueira (PE).
Dom Roberto Gomes Guimarães, 75, deixa o governo da Diocese de Campos (RJ), e Dom João Maria Messi, 76, o da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A renúncia de ambos foi aceita por limite de idade, com base no cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico, que prescreve o pedido de renúncia do bispo ao completar 75 anos.
Dom Roberto Paz
Ordenado padre no dia 16 de dezembro de 1989, Dom Roberto nasceu no dia 5 de junho de 1953, em Montevidéu (Uruguai). Fez filosofia na Faculdade de Humanidade e Ciência-Universidade da República Oriental Del Uruguai e teologia na PUC do Rio Grande do Sul. Com mestrado em Direito Canônico, foi ordenado bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói no dia 22 de fevereiro de 2008. Seu lema episcopal é “In libertatem vocati estis”.
Antes do episcopado foi vigário judicial do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul); diretor espiritual regional do Encontro de Casais com Cristo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; pároco do Santuário N. Sra. da Paz; representante católico do Grupo de Diálogo inter-religioso de Porto Alegre; professor de Direito Canônico e de Direito Eclesiástico da PUC-RS e do CETJOV; membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da arquidiocese de Porto Alegre; membro fundador do Movimento de Profissionais Católicos, da Associação de Juristas Católicos, do Grupo de Diálogo inter-religioso em Porto Alegre e membro da Associação Brasileira de Canonistas.
Dom Francesco Biasin
O novo bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda é italiano de Arzercavalli (Pádua). Foi ordenado bispo de Pesqueira (PE) em 12 de outubro de 2003. Na última assembleia da CNBB, no mês passado, dom Francesco foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.
Dom Francesco nasceu no dia 6 de setembro de 1943 e foi ordenado padre em Padova (Itália) em 20 de abril de 1968. Fez os estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior de Padova e especialização em catequese, em Milão. Veio para o Brasil como missionário “Fidei Donum” em 1972, radicando-se na diocese de Petrópolis (RJ).
Antes do episcopado foi vigário Paroquial na cidade de Fossò, Itália; assistente eclesiástico da Ação Católica - setor jovens. Na diocese de Petrópolis, foi pároco da paróquia de São Sebastião de Gramacho, em Duque de Caxias; coordenador da região pastoral da Baixada Fluminense e dos padres “Fidei donum” da diocese de Pádua no Brasil.
Na diocese de Duque de Caxias, criada em 1981, foi pároco da catedral; vice-presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Leste 1 da CNBB; membro da equipe central que preparou o 7º Encontro das CEBs em Duque de Caxias.
Na diocese de Itaguaí, foi vigário paroquial de Mangaratiba; diretor espiritual e professor de Pastoral e Teologia Espiritual no Seminário de Nova Iguaçu; pároco da paróquia Santa Terezinha de Piranema, em Itaguaí; diretor do Centro Missionário diocesano e administrador Diocesano de Itaguaí.
Seu lema episcopal é “Dar a vida pelos irmãos”.
A cidade de Jataúba, que tem como padroeiro SÃO SEBASTIÃO, é subordinada religiosamente falando a Diocese de Pesqueira, onde o Padre Samuel desnvolve sua missão religiosa como administrador da Paróquia de São Sebastião, totalmente reformada e muito bonita.
Padre Samuel |
Nenhum comentário:
Postar um comentário