.

sexta-feira, 26 de maio de 2017



Temer não crê que o PSDB vá abandoná-lo

O ministro Bruno Araújo ensaiou o pedido de demissão mas depois voltou atrás

Bruno Araújo, ministro das CidadesFoto: Folha de Pernambuco

Quinta-feira da semana passada, após fazer seu primeiro pronunciamento à nação dizendo que não renunciaria em razão das gravações feitas por Joesley Batista, o presidente Michel Temer quase perde o apoio do PSDB. Os ministros Bruno Araújo (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores) teriam decidido sair do governo mas em seguida voltaram atrás após ponderações feitas pelo presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati. O argumento do senador foi incontestável: “ou saímos todos os ficamos todos”. 

Ou seja, se Bruno Araújo saísse e os outros três ministros do PSDB permanecessem, o pernambucano poderia até ficar bem na fita mas o partido, não. Isso fez o presidente da República acreditar que o PSDB está disposto a sacrificar-se pelo governo ao dizer ontem à “Folha de São Paulo” que os tucanos ficarão ao seu lado “até 31 de dezembro de 2018”. Ou está no mundo da lua ou desconhece o pragmatismo do tucanato.

A antecipação de 2018
A menos que ocorra um “fato novo” em Pernambuco, hipótese quase improvável, teremos aqui no próximo ano a reprise da disputa de 2014: Paulo Câmara (PSB) x Armando Monteiro (PTB). O senador, derrotado pelo socialista naquela eleição, deu-lhe uma trégua de dois anos, mas começou agora a fase das cobranças. Por enquanto, está nas operações da Polícia Federal.

Retorno : Diante da crise política que vive o Brasil e da ausência de políticos (com “p” maiúsculo) para engendrar uma saída, proliferam teses para todos os gostos. A deputada e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), por exemplo, grande amiga do também ex-prefeito João Paulo (PT), propõe a renúncia de Temer “e a volta de Dilma para concluir seu mandato”.

Parabéns : Ex-distrito de Alagoa de Baixo, o município de Sertânia completa amanhã 144 anos de emancipação política. O prefeito Ângelo Ferreira (PSB) pretendia comemorar a data em grande estilo. Mas como encontrou a prefeitura “quebrada”, vai inaugurar apenas calçamento. 

Fora! : Os três conselheiros da OAB-PE que participaram, sábado, em Brasília, da reunião do conselho federal, votaram a favor do impeachment de Michel Temer. Foram eles: Pedro Henrique Reynaldo Alves, Sílvio Pessoa Júnior e Adriana Carvalho. 

Esportes : Paulo Câmara anunciou ontem a liberação de 19 milhões para obras de reforma do complexo esportivo Santos Dumont (Boa Viagem). Os recursos serão oriundos dos governos federal e estadual. Já o Geraldão continua em processo de reforma que parece não ter mais fim.

Advertência : O PSB advertiu ontem o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) de que poderá ser expulso do partido não pela decisão de ficar no governo e sim por ter votado a favor da reforma trabalhista. Esquece que o pai dele é senador (Fernando Bezerra) e não é um “qualquer” dentro do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário