.

terça-feira, 13 de maio de 2014

JATAÚBA - A Palma Chegou

Palma sendo inspecionada pelo técnico do IPA (Gilcemar Carvalho) 
A região dos Agrestes pernambucanos possui peculiaridades diferentes em vários aspectos étnicos culturais, mas unificam suas linhas produtivas quando se trata de agricultura familiar que está gravemente afetada pelo inseto da "COCHONILHA DO CARMIM", doença que atingiu toda a plantação de palma deste região. A praga que foi trazida para auxiliar em estudos científicos de corantes, fugiu ao controle da tecnologia e disseminou plantações inteiras do principal alimento natural do rebanho bovino.
Palma tomada pelo inseto da "COCHONILHA DO CARMIM"
Foto mostrando o primeiro ponto de partida da propagação do inseto (Branco)

Falando especificamente de Jataúba, já em 2010 quando o técnico do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) no escritório regional era o conhecido Mainá, o hoje Secretário de Agricultura e presidente do Cesmape, Zainha, alertava aos criadores que a Cochonilha iria chegar e ficaria fora do controle. Ninguém acreditou na sábia previsão e chegou a um ponto de que o IPA conseguiu 30 mil folhas da palma conhecida por "ORELHA DE ELEFANTE" e nenhum pecuarista se habilitou para plantar.
Genil Gomes e Zainha
Em algumas regiões da zona rural de Jataúba, leigos e idiotas zombavam de Zainha e do próprio Mainá. Graças ao incansável empenho de Zainha junto ao IPA, ADAGRO  e outros órgãos ligados aos Governos Federal e Estadual, ações estão sendo canalizadas para a população especificamente da zona rural. O abnegado trabalho do secretário estadual de agricultura e reforma agrária, Aldo Santos, esteirado pelo experiente secretário executivo da agricultura familiar, Zé Cláudio, vem alavancando a cada dia o crescimento das políticas públicas para o alicerce de uma vida mais digna ao homem do campo.

O presidente do IPA, Genil Gomes, em todos os encontros de secretários municipais de agricultura ou de pastas ligadas ao segmento ruralista, tem sido unanimidade de aprovação pelo desempenho da sua equipe no tocante ao atendimento respeitoso e igualitário para com todos os municípios pernambucanos. 
Produtores separando suas partes aos olhares do presidente do Cesmape
Especificamente falando da palma 'Orelha de Elefante', o município de Jataúba recebeu ontem à tarde, 22 mil folhas da referida palma, para ser distribuída pelo IPA em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Associações e Secretaria de Agricultura. A distribuição atendeu 22 criadores das localidades de Umburanas, Vitorino, Lagoa Comprida e áreas vizinhas. O critério para priorizar a entrega, foi decidido em uma reunião na localidade do Vitorino que terá sua associação criada em breve, onde aqueles que estavam presentes na referida reunião, receberam 200 folhas de palma cada um.

A palma ainda será distribuída nas regiões  de Sobrado e passagem do tó nesta primeira etapa. Segundo nos informou o secretário Zainha, todo o município será atendido. Esta palma foi testada em laboratório do IPA e está comprovada sua resistência contra a praga da cochonilha e sua reprodução se dá em pouco mais de 60 dias, isto de acordo com o sistema de irrigação usado para aguar.

Com esta iniciativa o Nordeste poderá voltar a ter o repovoamento de suas  terras produtivas sendo também ocupadas por este rico e farto alimento para o rebanho bovino.
Gilcemar e Zainha colhendo assinaturas dos beneficiados
Palma atingida pela lêndea e que esta praga cai
 com a chuva forte ou com óleo mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário