O CARRO DO FUMACÊ JÁ VEM PASSANDO PELAS AS RUAS DA CIDADE DESDE DO DIA 05 ONDE OS PRIMEIROS BAIRROS FORAM JATOBAZINHO E BAIRRO BRANCO E CONTINUA ATÉ O DIA 16 DE AGOSTO DE 2014.
11/08/2014- BAIRRO BOA VISTA
13/08/2014- COHAB E CENTRO
14/08/2014- CENTRO E BAIRRO SEU TETÉ
16/08/2014- BAIRRO SEU TETÉ E SÃO SEBASTIÃO
Na verdade, o Fumacê é uma estratégia usada para controlar a transmissão e não para eliminar o mosquito. O ideal é o controle das formas larvárias, ou seja, o controle do criadouro ao longo do ano – é o que afirma Denise Valle, chefe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC / Fiocruz).
O inseticida mata o mosquito adulto apenas se estiver voando, se atravessar a fumaça e se o vento não estiver muito forte. O que representa, na prática, uma parcela muito pequena da população total, segundo a pesquisas. Isso porque, normalmente, o mosquito se esconde na cortina, debaixo da mesa ou da cama, locais onde o Fumacê não vai atingir.
Além disto, existe uma série de requisitos para que este procedimento funcione, como ausência de vento forte, necessidade de calibração do tamanho das gotas eliminadas pelo equipamento, atenção ao horário de aplicação, que deve ocorrer nos momentos de maior atividade do mosquito, entre outros.
Os moradores que residem próximos a estes locais devem manter portas e janelas abertas para melhor circulação do inseticida, que não causa riscos à saúde humana.
Anne Gabrielle Bezerra - Secretária de Saúde
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário