Estudo indicou, no entanto, que o efeito oposto ocorre entre homossexuais. (POR O GLOBO)
Homens que diversificam parceiras sexuais reduzem risco de câncer de próstata - Matthew Plexman / Matthew Plexman / Radius Images |
RIO - Boas notícias para os garanhões mundo afora. Um estudo publicado na revista "Cancer Epidemiology" afirma que homens que já fizeram sexo com pelo menos 20 mulheres têm quase 30% a menos de risco de desenvolver câncer de próstata.
A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Montreal e INRS-Instituto Armand-Frappier, entrevistou 3.208 homens. Do total, 1.590 foram diagnosticados com câncer de próstata entre setembro de 2005 e agosto de 2009, enquanto outros 1.618 faziam parte do grupo controle.
Os cientistas descobriram que homens com vida sexual ativa e diversificada têm 19% menos probabilidade de desenvolver um tipo agressivo de câncer, em comparação com aqueles que tinham tido apenas uma parceira sexual. Enquanto isso, os homens que eram virgens tinham quase duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata do que aqueles que eram experientes sexualmente.
A explicação é a de que quanto mais companheiras, mais o homem ejacula e libera substâncias cancerígenas do líquido prostático, um dos componentes do sêmen. Eles também podem levar a menos estruturas cristalinas como na próstata que têm sido associados com o cancro da próstata.
De acordo com o estudo, o mesmo não se aplica a homens homossexuais. Os cientistas também constataram que os que têm mais de 20 parceiros masculinos tiveram o risco de câncer de próstata dobrado. Já as chances de um câncer mais agressivo multiplicaram-se por cinco. Para esse fato, no entanto, as explicações ainda são altamente especulativas: os especialistas acreditam que a prática do sexo anal produz um trauma físico para a próstata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário