.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

JATAÚBA TERÁ O "PROERD"

foto: Ruy Siqueira
Na tarde desta terça feira (29), o Capitão PM, Fábio, esteve na Cidade de Jataúba, e visitou as Escolas onde o projeto será implantado, e já marcou a data do início das atividades. As comunidades do Riacho do meio e Jacu serão pontos de apoio, respectivamente nas Escolas Águida Amâncio e João de Freitas Barros, além das Escolas José Higino e Antônio Vieira na sede.
foto: Ruy Siqueira
Em entrevista concedida para a Rádio Jataúba FM, o capitão enalteceu a receptividade do poder Executivo Municipal e a dedicação do representante da Defesa Civil, Osvaldo Jerônimo, que sempre esteve atento a todos os detalhes para que a execução do projeto seja positiva para a sociedade jataubense. 

A prefeitura Municipal é a parceira legal com a SDS (Secretaria de Defesa Social), viabilizando o apoio logístico necessário aos policias militares que irão ministrar o curso. Já nesta segunda ou terça feira, o capitão Fábio estará voltando à Jataúba com os três instrutores que estarão ministrando o curso em 10 aulas de 45 minutos cada uma, de segunda a sexta feira durante duas semanas.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar, visa desenvolver a cultura da Paz e na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescente, através de um curso, desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família,professores e comunidade escolar.

Habilitação dos Docentes

O corpo de instrutores e mentores do PROERD é composto por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a rigoroso treinamento de 80h/a, sendo que os profissionais que participam da formação dos instrutores são ligados à área da prevenção de drogas.

O PROERD é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças na faixa etária dos 9 aos 12,concentrando na 4ª série do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dezessete semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd, tendo por base uma Cartilha, onde o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados auto-estima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

A atuação dos Instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial comunidade, dentro do modelo de Gestão Integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.

Tais fundamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, mostrando para todos que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas, como muitas mensagens que chegam às crianças procuram mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário