.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Secretário de segurança afasta delegado que ameaçou jornalistas em CG


A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba confirmou o afastamento das funções o delegado da Polícia Civil, Rodrigo Rêgo Pinheiro. Ele atuava na 5ºDD em Campina Grande.
A decisão do afastamento foi após a imprensa divulgar um vídeo em quem o delegado aparece ameaçando jornalista em Campina Grande.
Rodrigo Rêgo foi submetido a exames periciais de constatação de resíduograma de chumbo que vão avaliar se o delegado efetuou disparos na madrugada desta quarta-feira (30), no sítio do jogador Marcelinho Paraíba, preso acusado de estuprar uma irmã de Rodrigo.
A Delegacia Geral de Polícia Civil de Campina Grande já designou em caráter especial, um delegado para instaurar um inquérito que vai apurar o caso. A corregedoria da PC já foi acionada.
Veja nota:
Delegado afastado Rodrigo Rêgo Pinheiro
SINDJOR-PB REPUDIA AGRESSÃO A EQUIPES DE TV
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba vem a público repudiar a tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa, provocada pelo delegado Rodrigo Pinheiro que, de forma truculenta e exaltada, agrediu e ameaçou, na manhã desta quarta-feira (30), as equipes de reportagem das TVs Borborema e Paraíba, nas pessoas do repórter Renato Diniz e dos repórteres cinematográficos Charles Dias e Damião Tomé.

Vale ressaltar que os referidos profissionais estavam tão somente realizando seu trabalho de forma responsável e ética, buscando nada a mais do que a verdade dos fatos, relacionada a denúncia de tentativa de estupro da qual a irmã do citado delegado teria sido vítima, envolvendo um jogador de futebol de destaque no Brasil.
Em nenhum momento, como é possível comprovar nas imagens cedidas, sem cortes, pela TV Borborema, e observadas pela direção do Sindjor-PB, os profissionais das emissoras faltaram com respeito à pessoa do senhor Rodrigo Pinheiro nem a seus familiares. No entanto, a recíproca não existiu e o delegado abusou, inclusive, de sua autoridade policial para intimidar as equipes de reportagem, fazendo ameaças de perseguição caso as gravações das imagens continuassem.

Lamentamos o ocorrido e nos solidarizamos com os profissionais agredidos, nos colocando à disposição para apoiar quaisquer providências legais acerca do fato, bem como esperamos que as autoridades policiais competentes também se pronunciem e tomem as devidas providências com relação ao comportamento do delegado Rodrigo Pinheiro, uma vez que, sem sombra de dúvidas, ele também faltou com a ética profissional de sua categoria.
O Sindjor-PB ressalta que a tentativa de intimidar jornalistas e impedir a divulgação de informações deve ser sempre rechaçada por todos aqueles que defendem a liberdade de expressão como um dos fundamentos de uma sociedade democrática.

 
Campina Grande, 30 de novembro de 2011.



Sindjor-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário