.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Detran orienta usuários sobre novo golpe enviado por e-mail em PE


Um material falso está sendo enviado em nome do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) através de e-mail. O novo golpe pode resultar na captura de dados importantes dos internautas que acessam o documento. Com o assunto “Entrega de sua carteira de motorista" o texto informa que o condutor teria esgotado os 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e que por este motivo o documento estaria suspenso. O Detran está registrando ligações de condutores que estão preocupados.

Segundo a instituição, o primeiro erro está na assinatura, que há a inscrição “Departamento Nacional de Trânsito, Detran", quando na realidade a sigla que corresponde ao órgão é "Denatran". O golpe se torna comum nesta época do ano justamente pela chegada do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O Detran alertou que não se comunica com os usuários sobre suspensão através de e-mail. “É importante ficar atento porque esse golpe visa a CNH que é um documento que têm várias identificações como; nome do pai, da mãe, CPF, número da Identidade e nome do usuário. Ele tem muita serventia para quem quer aplicar golpes. Sabendo disso, o Detran não faz nenhuma comunicação por meio eletrônico, para evitar a transferência de dados”, esclareceu o coordenador da 4ª Ciretran, Joaquim Queiroz.

Os serviços como perda de pontos do condutor, extrato de multas e informação sobre suspensão do direito de dirigir nunca são comunicados pela internet. É o usário que precisa ligar para o serviço de atendimento para ser informado. "A comunicação do Detran também é feita por meio dos Correios, com carta registrada", informou Queiroz.

O coordenador disse ainda o que deve ser feito por quem receber a mensagem. “Ele deve entrar em contato com a Ouvidoria do Detran por meio do site e fazer o relato do que aconteceu. O Detran está tomando as providências para coibir esse tipo de abuso”.

Os usuários também podem entrar em contato com a Ouvidoria do Detran por telefone ou fax. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 07h45 às 16h30, através do telefones (81) 3184-8249 ou 3184-8405 e pelo fax (81) 3184-8404.

Nenhum comentário:

Postar um comentário