Já está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco o Projeto de Lei que garante a todos os cidadãos com deficiência física o livre acesso aos eventos esportivos realizados no Estado. A iniciativa partiu do deputado Vinícius Labanca (PSB). O parlamentar é presidente da Comissão de Esportes e Lazer da ALEPE e acompanha de perto o desenrolar do planejamento de Pernambuco para sediar a Copa do Mundo de 2014.
Ao elaborar esse projeto, Labanca disse acreditar que seria um instrumento fundamental para a inserção social das pessoas com deficiência. Caso seja aprovado, o projeto garante que, em eventos com previsão de público superior a cinco mil pessoas, 1% de seus ingressos seja destinado a pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental. "O projeto em defesa da gratuidade é mais um combate ao preconceito com as pessoas com deficiência.
O livre acesso é uma forma de ampliar a garantia de outros direitos e fazer com que as organizações dos eventos esportivos em Pernambuco ofereçam acomodações eficientes, garantindo a qualidade do acesso à bilheteria, sanitários, áreas de convivência, entre outras situações. Temos muitos admiradores dos esportes em Pernambuco que evitam ir ao local do evento por causa da dificuldade. O livre acesso é um estímulo primordial para a garantia de outros direitos, esclareceu o deputado.
O acesso será garantido gratuitamente através da carteirinha de livre acesso ou do Vem Livre Acesso, concedidos ao cidadão através da SEAD - Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência e do Grande Recife Consórcio de Transportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário