Após o Brejo da Madre de Deus passar por um colapso no abastecimento de água no início do ano passado, vieram as chuvas e os reservatórios ficaram cheios, permitindo que o abastecimento pelas torneiras acontecesse diariamente.
A partir de agora a população brejense terá que se adequar ao novo calendário de abastecimento da Compesa. O racionamento se faz necessário por que a barragem de Santana II, principal reservatório do Brejo, está com 50% de sua capacidade. A barragem de Santana I secou, e tem que passar oito dias com a comporta fechada para que fique cheia novamente e dê suporte à barragem de Santana II.
A Compesa começou nesta segunda-feira (3) e terça-feira (4) a liberar água para o setor 2, enquanto isso o setor 1 fica aguardando o abastecimento que acontecerá na quarta-feira (5) e quinta-feira (6), com o abastecimento seguindo está sequencia. Cada setor receberá água por dois dias consecutivos e ficará sem água também por dois dias consecutivos.
“Agora chegou o momento de dar início ao racionamento para evitar que lá na frente falte água em definitivo. Pedimos a todos que economizem o máximo que poderem, evitem lavar carros e calçadas com mangueiras, usem um balde. Devemos também economizar na nora do banho, escovar os dentes ou até mesmo fazer a barba”, disse o gerente da Compesa, José Ozano.
De acordo com informações da Compesa, serviço de meteorologia do Estado informou que em Brejo da Madre de Deus teremos chuvas significativas até meados de março, e que o abastecimento pode voltar a ser todos os dias quando a barragem estiver sangrando.
Do Estação Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário