Antena da localidade |
A união dos moradores da localidade dos Sítios Mimoso de baixo e Mimoso de cima funcionou como instrumento primordial para que o sinal da Claro chegasse até lá. As comunidades ficam a cerca de 18 km da sede, e residem algo em torno de 80 a 100 famílias. Os serviços são terceirizados por uma empresa que segundo informações de alguns moradores, tem autorização para operar com sinal suficiente.
Inicialmente a antena foi colocada em uma serra que fica bem localizada no meio das comunidades e com uma altura de 18 metros, o que levou o sinal até o sítio Mutuca no Município de Belo Jardim. Por não terem combinado com os moradores da Mutuca que deveriam apagar pelo sinal recebido, a empresa diminuiu para 9 metros a altura da antena que foi suficiente para atender as localidades de Mimoso de baixo, Mariana, Cafundó, Mimoso de Cima e outras localidades mais próximas.
As instalações custaram R$ 36.000,00 (Trinta e seis mil reais), e todas as despezas estão sendo pagas pelos moradores. O prefeito de Jataúba fez a doação de um garrote que foi colocado em um bingo que rendeu R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) e o restante está sendo pago gradativamente. O sinal já está funcionando há mais de 30 dias. O vereador Zito Lopes que é filho natural do sítio Mimoso, tem participado ativamente das iniciativas da comunidade para arrecadar dinheiro para saldar o restante da dívida.
O serviço chegou em boa hora, pois a região é margeada pelo rio Capibaribe e pode voltar a produzir beterraba, cenoura, tomate e pimentão para facilitar algumas famílias manterem suas raízes e permanecerem na terrinha. Com a chegada deste meio de comunicação, a região começa a sair do isolamento em termos de tecnologia por meio de sinal de telefonia celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário