No início da noite de ontem, segunda feira dia 21, exatamente às 18:00, um Toyota bandeirante que conduzia mercadorias e além do motorista, outras quatro pessoas que haviam efetuado compras em Santa Cruz do Capibaribe e iriam para o Estado do Ceará, ao trafegarem na PE 160 a uma distância de 10 km da Cidade de Jataúba, receberam voz de comando para pararem o veículo que seria um assalto.
|
Manequins, cestas e uma caixa com cabides deixado pelos assaltantes |
Um Celta prata com três elementos ao fazer a ultrapassagem pelo Toyota, anunciaram o assalto com dois dos elementos apontando as armas para o motorista. Inicialmente um dos ocupantes do Toyota disse ter pesado que seria uma brincadeira. Logo o motorista parou e os assaltantes se dividiram para funções diferentes.
Um deles logo assumiu a direção do Toyota e foi até um pouco mais na frente para fazer a volta e seguiu viagem com destino voltando à Jataúba. O que vinha dirigindo o Celta também fez a volta e acompanhou o Toyota.
|
Bagunça deixada dentro do Toyota |
Nesta altura os ocupantes do Toyota já estavam como reféns do terceiro meliante às margens da PE em baixo de uma barreira. O elemento que ficou no cativeiro ao ar livre, dizia aos reféns que se eles não contrariassem o bando, não iria ser arranco nenhum fio de cabelo de ninguém, caso contrário morria todo mundo.
|
Estrada vicinal bem conservada e que nos levou ao esconderígio do
Toyota bandeirante |
O Toyota estava com um reboque de dois eixos e levava cerca de 60 volumes de várias mercadorias populares que estavam orçadas em R$ 80.000,00. O destino seria às cidades de Russas, Icó e Iguatu (CE). Outras vezes o mesmo motorista do Toyota já fez esta viagem com os mesmos clientes que compram sempre no Moda Center Santa Cruz.
|
Paisagem e dificuldades encontradas no longo caminho até chegar ao local
onde estava o Toyota |
Aproximadamente por volta de meia noite, o elemento que estava com guarda no cativeiro e que já havia mantido vários contatos telefônicos, possivelmente com a outra parte do bando, fez uma ligação e pediu para que alguém fosse pegar ele e levasse água para os quatro reféns. Em pouco mais de 10 minutos chegou uma moto e logo o guarda falou com os reféns dizendo que depois que ele saísse, 10 minutos depois eles poderiam sair e caminhar um pouco que iriam chegar na Cidade.
|
Parte asfaltada na chegada do Sítio Campo Alegre |
O curioso é que nenhum dos elementos em nenhum momento revistou as vítimas que poderiam até estarem armadas e não levaram documento de ninguém nem tomaram o pouco dinheiro que estava no bolso.
|
Sítio Campo Alegre - Casas onde o Toyota foi estacionado por traz |
Chegando na Cidade de Jataúba, o motorista ligou para um amigo que veio ao encontro dos quatro sulanqueiros e os conduziu até Santa Cruz. Na manhã de hoje (22), quando prestava a queixa na DP de Santa Cruz, o motorista foi avisado por um companheiro nosso de imprensa que "EU" tinha ligado para Maurício Sobrinho para avisar que tinha o Toyota de cor bege com reboque, abandonado no sítio Campo Alegre no município de Pesqueira, e que estaria com características de ter sido produto de roubo.
|
Localidade de Mutuca onde passamos em busca de localizarmos o Toyota |
Esta informação do paradeiro do Toyota foi repassada pra mim por uma senhora que reside no Sítio Mimoso e que um rapaz que faz transporte de passageiros de lá até Belo Jardim e passou no local foi parado na localidade por um cidadão que é dono da casa onde o carro foi estacionado na traseira. Segundo informações do Senhor, o Toyota foi deixado por traz da sua residência e por volta das 02:00 da madrugada, chegaram dois carros, sendo um branco e um vermelho e a carga foi colocada nestes veículos que seguiram voltando em direção ao povoado de Mutuca.
|
Pesqueira; A terra prometida |
Ao saber da notícia que o veículo havia sido localizado, o proprietário logo chegou à Jataúba e seguiu para poder recuperar seu veículo de volta. A entrega foi feita na Delegacia de Pesqueira onde já estava após ter sido conduzido pela Polícia Militar que também foi comunicada do fato por moradores do Sítio Campo Alegre.
OBS: OS NOMES DAS VÍTIMAS FORAM PRESERVADOS POR QUESTÕES DE SEGURANÇA. O TOYOTA É DE UM CIDADÃO QUE RESIDE EM PÃO DE AÇÚCAR E TEM PLACAS DE CARUARU. O CARRO ESTAVA ALUGADO AO RAPAZ QUE ESTAVA DIRIGINDO.
Texto e fotos de Geraldo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário