Pequena barragem às margens da PE160 |
Enquanto o volume de chuva fica acima da média nos estados do Norte e Sudeste, nos estados do Nordeste quando há chuvas abundantes, elas são mal distribuídas em termos de tempo e espaço. É o caso de algumas regiões do nosso estado, onde a seca agrícola é conhecida como “seca verde”.
De acordo com o técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) a seca verde significa dizer que os índices pluviométricos estão abaixo da média. “Ou seja, em alguns casos é insuficiente para o plantio, por exemplo, de milho e de feijão que são culturas temporárias. Entretanto as nossas matas são constituídas de plantas com pouca precipitação, mais especificamente de caatinga, o que deixa verde a vegetação”, afirmou.
Nessa expectativa de seca verde, há, pelo menos, a possibilidade de água suficiente para consumo humano e animal, e de pasto, resultante das chuvas esparsas. “O Governo Federal atualmente conta com ajuda de duas linhas de credito para a compra de alimentos para o gado e a construção de cisternas ou de barreiros para garantir o abastecimento de água”, lembrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário