.

terça-feira, 25 de março de 2014

Jarbas será candidato a deputado federal


O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que desistiu de concorrer à reeleição para o Senado, disputará uma vaga para deputado federal nas eleições de outubro. A decisão teria sido tomada por Jarbas devido a uma vontade do parlamentar de participar ativamente dos trâmites eleitorais. Apesar de ainda não ter levado a decisão para a imprensa, o peemedebista deve fazer o anúncio oficial nos próximos dias.

Além da vontade de Jarbas de participar da eleição, a candidatura do peemedebista também teria como outro motivo manter a representatividade do PMDB pernambucano no Congresso. A decisão, tomada na semana passada, já teria o aval do governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos.

A participação de Jarbas no pleito teria sido bem aceita por Campos devido à popularidade do peemedebista em Pernambuco. Jarbas, que já foi prefeito do Recife e governador do Estado, pode ajudar a levantar o nome do candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, ainda desconhecido pela população.

Antes tido como um candidato certo para disputar a reeleição no Senado, Jarbas desistiu da disputa para que o afilhado político Raul Henry (PMDB) pudesse ter lugar na chapa estadual do PSB, apoiada pelo peemedebista. Com a decisão, a vaga de Jarbas na disputa foi dada para o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), e Henry será o vice de Câmara na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Caso seja eleito, a Câmara Federal não será estranha para o peemedebista. Jarbas já exerceu dois mandatos como deputado federal, entre 1975 e 1978 e 1983 e 1985. Além dos mandatos na casa baixa, ele também exerceu foi eleito como deputado estadual de 1971 a 1975, além de er sido eleito prefeito do Recife em duas ocasiões, entre 1986 e 1988 e 1993 e 1996. Atualmente, ele exerce o cargo de senador, para o qual foi eleito no pleito de 2007, após dois mandatos consecutivos como governador de Pernambuco.

PE247

Nenhum comentário:

Postar um comentário