O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e é o mais frequente para os que já passaram dos 50 anos. A própria idade avançada está entre os fatores de risco, assim como o histórico familiar conter casos da doença, fatores hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. Diante disso, preparamos estas informações para deixar você por dentro do assunto de como prevenir câncer de próstata, afinal é melhor prevenir do que remediar. Confira:
O CÂNCER DE PRÓSTATA
Este tipo de câncer cresce lentamente, não apresentando
sintomas em suas primeiras fases. Problemas para urinar, sensação de que a bexiga não se esvazia completamente e sangue na urina são indícios que indicam um estágio avançado da doença. Dor óssea, principalmente nas costas, indica a presença de metástases, um avanço da doença para uma fase ainda mais grave. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é essencial para que a cura seja possível. É por isso que o exame de toque retal é tão divulgado e recomendado pelos profissionais da saúde, mas infelizmente grande parte dos homens ainda não o faz.
Com a preocupação constante do câncer de próstata, muitas pesquisas acerca da doença vêm vendo desenvolvidas nos últimos anos. Os estudos têm como objetivo disponibilizar, sobretudo, novos tipos de tratamento para os pacientes que possuem diagnóstico conclusivo para câncer de próstata. As novidades científicas também visam melhorar a eficácia dos tratamentos, causar menos desconfortos nos portadores da doença e reduzir os efeitos secundários de quem retira a próstata parcial ou totalmente.
DIAGNÓSTICO ANTECIPADO
O diagnóstico com antecedência é a melhor maneira de evitar futuras complicações. Ele deve ser feito periodicamente a partir dos 50 anos de idade através de um exame físico (o toque retal, por biópsia ou por raio-x) e exame de sangue PSA. Muitas pessoas cometem o equívoco de procurar um proctologista, médico que trata doenças do ânus e reto. O correto é procurar um andrologista, e quando não houver, um urologista é o mais indicado.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Os estudos na área da prevenção do câncer de próstata divergem em diversos pontos, entretanto, para redução dos fatores de risco, a medicina recomenda a adoção de práticas saudáveis de um modo geral. Alguns exemplos são:
1. Tenha uma dieta balanceada
Há evidências de que a adoção de uma dieta com baixa quantidade de gorduras e repleta de frutas e vegetais pode reduzir o risco de se desenvolver o câncer de próstata. A diminuição de alimentos ricos em gordura ajuda no controle do peso e traz uma melhora geral na qualidade de vida, inclusive diminuindo o risco de doenças cardíacas. Vegetais possuem vitaminas e nutrientes que também podem reduzir a ameaça de desenvolvimento do câncer de próstata.
2. Exercite-se com frequência
A prática de exercícios físicos está ligada aos hábitos saudáveis de um modo geral, mas estudos indicam que ela também contribui para a redução do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Caso ainda não possua uma rotina de exercícios, consulte seu médico para saber como iniciá-los. Caminhar mais e escolher as escadas ao invés do elevador são boas maneiras de se exercitar no dia-a-dia.
3. Mantenha o controle sobre seu peso
A obesidade está relacionada ao aumento do risco de diversos cânceres, incluindo o de próstata. Se você possui sobrepeso, trabalhe para diminuí-lo. Caso tiver muitas dificuldades, não hesite em procurar ajuda médica.
4. Contato com Médico
Alguns hábitos diários simples podem contribuir, e muito, para a redução da ameaça do câncer de próstata, porém a consulta de um médico especializado é indispensável na suspeita de algum sintoma. Seguir essas dicas e praticar outros hábitos saudáveis, além dos exames rotineiros para homens acima de 50 anos são indispensáveis.