.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Farinha de LINHAÇA ajuda a regular o organismo

Misturada ao leite ou iogurte, a farinha de linhaça já está incluída na dieta dos brasileiros. Em pequenas quantidades ela pode trazer benefícios para a saúde e o bem-estar dos adeptos. Mas é preciso ficar atento e aliar o uso a um contexto de alimentação equilibrada, uma vez que a farinha consumida de forma isolada e não periódica não traz bons efeitos ao organismo. Para os que insistem em usar o grão da linhaça, em vez da farinha, a nutricionista Goretti Burgos dá o recado: “O efeito da linhaça é obtido através da farinha e não do grão inteiro, que o organismo não consegue digerir, sendo excretado da mesma forma que foi consumido”, diz.


Um dos reflexos do uso da linhaça é bem desejado. “Se ingerida diariamente na quantidade de duas colheres de sopa, a linhaça poderá, a longo prazo, produzir efeitos na melhora da imunidade pelos efeitos positivos do W3 (ômega 3), que é seu maior constituinte”, afirma. O uso constante da farinha de linhaça ajuda ainda na saúde cardiovascular dos indivíduos, reduzindo o mau colesterol. Por causa do grande poder de saciedade, a linhaça, como as fibras, auxilia também no controle do peso.


BENEFÍCIOS DA LINHAÇA

- Melhora a imunidade

- Regulariza a função intestinal

- Ajuda a reduzir colesterol

- Auxilia no controle do peso

Cuidado no consumo

É preciso ficar atento às orientações médicas para o consumo da linhaça. “Inicialmente deverá ser em pequenas quantidades, em média uma colher de chá, e, lentamente, aumentada após cada avaliação diária”, explica a nutricionista Goretti Burgos. Entre os efeitos indesejáveis estão ocorrências de diarréia, flatulências e constipação. “Isso acontece com pessoas que consumiram grandes quantidades, sem associação de volumes de água adequados”, diz. Outra recomendação é que se escolha a farinha de linhaça de coloração marrom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário