.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

POSSÍVEL ERRO MÉDICO MATA MAIS UM NA PB




Família suspeita de erro médico em morte de jovem em hospital público

Karoline Zilah

A denúncia de que um jovem de 23 anos teria morrido em consequência de um erro médico assustou a população de Guarabira nesta semana. Parentes de José Carlos Virgínio, morador do bairro do Nordeste, levantaram a hipótese de que ele tenha recebido uma injeção errada quando procurou o Hospital Regional de Guarabira sofrendo de fortes dores de cabeça.

As suspeitas lembram o caso da Stefanie Teixeira, de São Paulo, que morreu depois de receber injeção de vaselina líquida na veia em vez de soro.

De acordo com o entrevista concedida por Alcione Virgínio, irmã do paciente, José Carlos teria dado entrada no Hospital Regional da cidade no último sábado (4) sentindo uma forte dor de cabeça e recebido uma injeção devido à pressão alta. Porém, horas mais tarde ele teria passado mal novamente e retornado ao hospital, onde teria sofrido uma série de paradas cardíacas. De acordo com parentes, o jovem morreu na segunda-feira (6) à tarde.

Neste meio tempo, enquanto estava na UTI, a família quis transferir o paciente para uma unidade hospitalar mais avançada em João Pessoa, mas a mudança teria sido desaconselhada por um dos médicos, uma vez que o estado de saúde de José Carlos era considerado gravíssimo.

Ainda segundo Alcione Virgínio, o irmão permaneceu no domingo no hospital e sofreu mais uma parada cardíaca. A equipe médica teria decidido encaminhá-lo para o Trauma, mas não havia vaga UTI móvel para transferir o paciente. A família diz que se mobilizou e conseguiu arrecadar R$ 1,5 mil para pagar uma ambulância particular, o que não teria adiantado, já que não surgiu vaga em João Pessoa. O rapaz sofreu mais uma parada cardíaca e morreu.

A irmã do paciente reclamou da 'falta de socorro' e de condições para atendê-lo. A hipótese levantada pela família é de José Carlos tenha recebido uma injeção errada que, em vez de baixar a pressão arterial, possa ter causado algum dano ao coração.

O corpo foi encaminhado para o Centro de Verificação de Óbito, situado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Capital, para que seja emitido o laudo cadavérico indicando a causa da morte.

A equipe de reportagem do Paraíba1 entrou em contato com o diretor do Hospital Regional de Guarabira, Hildo José Lisboa Alves. Ele disse que já recebeu o laudo do SVO, segundo o qual José Carlos teria morrido por causa de um edema agudo no pulmão e vítima de hipertrofia ventricular (o aumento de um dos canais do coração que bombeia o sangue para o restante do corpo).

De acordo com o diretor "a causa não está relacionada à medicação e dificilmente uma vacina causaria reações dese tipo". Ele defendeu que o procedimento adotado pelo hospital foi correto, mas disse que ainda não apreciou todos os detalhes dos procedimentos médicos aplicados no paciente. Sobre as dificuldades em transferir José Carlos, o diretor do hospital reconheceu a falta de uma UTI Móvel no hospital e na cidade para fazer a transferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário