.

sábado, 1 de junho de 2013

NOVAS ELEIÇÕES.

Dois municípios pernambucanos voltam às urnas, hoje, para uma eleição suplementar de prefeito. Em Primavera, na Mata Sul, quatro candidatos disputam, mas a polarização se dá com Naza Pão com Ovo, mãe do ex-prefeito Pão com Ovo, do PRTB, com o ex-prefeito Galego do Gás (PR), ligado ao deputado Inocêncio Oliveira.

Em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, a prefeita Eliane Costa (PSL) é apontada como favorita não só porque o Tribunal Regional Eleitoral cassou a candidatura do socialista Jetro Gomes, mas pela avaliação positiva da sua gestão interina.

Ela assumiu, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, tão logo Jetro ficou impedido de tomar posse. Em Primavera, o clima da eleição é de apatia, diferente de Santa Maria da Boa Vista, onde a campanha foi encerrada com muita animação, levando muita gente às ruas.

Eleição suplementar no Estado não é exclusividade de Primavera e Santa Maria. Mais na frente, Brejo da Madre de Deus, no Agreste, e Água Preta, também na Mata Sul, elegerão, novamente, os seus governantes.

O número tende a aumentar se o Tribunal Regional Eleitoral colocar em pauta, ainda neste semestre, o julgamento de processos para novas eleições em pelo menos 10 municípios.

É bom ressaltar que tudo isso é consequência dos desdobramentos da Lei da Ficha Limpa, aprovada no Congresso através de iniciativa popular. Não se chegou ao desejado, mas foi o possível. Paciência!

CONVOCAÇÃO – A derrapagem do Governo no affair da boataria com o Bolsa Família, feita pelo presidente da CEF, Jorge Hereda, pode chegar ao Congresso para debate. O próprio Hereda, a ministra do Desenvolvimento Social, Teresa Campello, e a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) prestarão depoimentos na Comissão de Fiscalização e Controle se o requerimento da convocação, de autoria da oposição, for aprovado.

Constrangimento - Rompido com o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), o vice-governador João Lyra Neto (PDT) vai enfrentar a saia justa, hoje, de acompanhar o governador Eduardo Campos na abertura oficial dos festejos juninos na capital do forró ao lado do desafeto?

O buraco é mais em baixo - É mais grave do que se possa imaginar a crise do Congresso com a presidente Dilma. A cúpula do PMDB diagnosticou em reunião com o vice-presidente Michel Temer que a origem não pode ser atribuída apenas a falta de articulação. Mas também porque não reconhece que tem que ter mais jogo de cintura e não pode levar vantagem em todas as votações na Casa.

Cenário ruim - Segundo levantamento da direção do PT, o partido terá muitas dificuldades de reeleger os governadores do Rio Grande do Sul (Tarso Genro), Brasília (Agnelo Queiroz) e do Acre (Tião Viana). A sucessão de Jacques Wagner, na Bahia, também é um tremendo imbróglio. Isso sem falar nas dificuldades de Marcelo Déda, Sergipe, que está doente.

Desafiando Caruaru - O prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo (PSDB), divulga, hoje, às 11 horas, no restaurante Sal e Brasa, na Avenida Recife, a programação do São João no município. A exemplo dos quatro anos anteriores, a festa promete concorrer em pé de igualdade com redutos tradicionais da festa, como Gravatá e até Caruaru, porque traz atrações nacionais.

CURTAS.

MAIS ÁGUA– O ministro Fernando Bezerra (Integração) liberou, ontem, mais R$ 254 milhões para ampliar o programa Água para todos nos Estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais. Com isso, serão implantadas mais de 90 mil cisternas em comunidades rurais com acesso precário à agua.

NO CABO– O prefeito do Cabo, Vado da Farmácia (PSB), disse, ontem, ao secretariado, durante reunião, que uma das suas maiores dificuldades tem sido manter em dia o pagamento do funcionalismo sem descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O socialista garantiu, entretanto, que está fazendo ajustes para superar a adversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário