.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Foto: Google
O Rio Capibaribe, um dos mais importantes rios do Estado de Pernambuco, é o centro de uma polêmica envolvendo duas Cidades da região Agreste. A questão é que Jataúba e Poção disputam o título de “nascente do Rio Capibaribe”. Esse tema há muito tempo vem deixando inquietos moradores e autoridades das duas Cidades.
Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Capibaribe nasce na Serra do Jacarará, divisa entre os dois municípios. Muitos dos moradores de Poção afirmam categoricamente que a nascente do rio é naquela cidade. O que se sabe, oficialmente, é que a serra onde nasce o Capibaribe fica na área territorial de Jataúba.

O Capibaribe possui uma extensão de duzentos e quarenta quilômetros, possui cerca de 50 afluentes e passa por 42 municípios pernambucanos antes de desaguar no Oceano Atlântico. Na capital, Recife, o Rio passa por vários bairros e divide a área central da cidade. Faz confluência com o Rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no mar.
É preciso um esforço das autoridades para que o reconhecimento, seja ele de qual cidade for, seja feito de forma oficial. Além disso é preciso consciência dos moradores para preservar essa dádiva para o povo pernambucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário