.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Polícia e MP fazem operação contra acusados de vender cirurgias



14/03/2011 09:03
João Paulo Medeiros/TV Paraíba
Loja de produtos ortopédicos do médico acusado também foi inspecionada

Loja de produtos ortopédicos do médico acusado também foi inspecionada

Leia mais
Outros médicos são suspeitos de cobrar para furar fila do SUS
Médico flagrado cobrando por cirurgias já foi condenado antes
Médico pago pelo SUS cobra para fazer cirurgias em Campina

Karoline Zilah
Com informações e fotos de Plínio Almeida e João Paulo Medeiros, da TV Paraíba

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual realizam uma operação nesta segunda-feira (14) para cumprir cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão em Campina Grande. Os alvos são as pessoas acusadas de envolvimento no esquema de 'venda' de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais públicos de Campina Grande.

O crime foi denunciado por pacientes e familires e as imagens do flagrante foram veiculadas pela TV Paraíba na semana passada. Com uma câmera escondida, a equipe flagrou um médico e uma técnico em Enfermagem cobrando dinheiro de pacientes para que eles 'furem a fila' de espera por cirurgias ortopédicas já garantidas pelo SUS. Os acusados foram afastados pela direção do Hospital Regional e respondem a inquéritos administrativos.

Reveja as imagens das negociações

Conforme o primeiro balanço da Operação Hipócrates, uma pessoa foi presa. Ainda foram cumpridos mandados de apreensão na casa do médico Godofredo Borborema e na loja de produtos ortopédicos dele. Na residência, foram apreendidos computadores, documentos e munições calibre 12.

A operação desta segunda-feira é resultado de três meses de investigações por parte do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

De acordo com as primeiras informações, há outras pessoas envolvidas no caso, além do médico Godofredo Borborema e de uma técnica em Enfermagem. Ambos foram filmados negociando as cirurgias.

O Ministério Público dará mais detalhes sobre os crimes durante uma entrevista coletiva, marcada para as 10h na sede do órgão em Campina Grande.

O Dr. Godofredo atendia pacientes das Cidades desta região, levados por lideranças políticas e comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário