.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PAULO RUBEM FALA SOBRE O PROJETO FICHA LIMPA


A Lei do Ficha Limpa está causando muita polêmica pelo Brasil afora. São dúvidas freqüentes na mente dos eleitores, que candidatos com algum problema tentam burlar e continuar com candidaturas que já foram indeferidas. A palestra aconteceu na noite desta segunda-feira (09), no auditório da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP e teve a abertura do presidente da CDL local, Fábio Lopes.

Paulo Rubem iniciou agradecendo pela presença do público, que lotou o espaço e destacou pontos importantes para o fortalecimento da democracia brasileira. Em uma das perguntas dos presentes, quanto a questão de Fichas Sujas poderem continuar com as campanhas na rua, Rubem foi categórico e disse que a sociedade tem o poder nas mãos, então não tem porque dá crédito a uma pessoa que já teve sua candidatura cassada. “O eleitor que tem cuidado com seu voto, o eleitor que respeita o seu voto, vai pensar duas vezes ao eleger os seus representantes”, afirmou.
No decorrer da palestra Paulo Rubem apresentou números alarmantes quanto a corrupção mundial e, sobretudo no Brasil. Rubem disse que por ano, em todo planeta gasta-se com a corrupção em torno de 5% do PIB mundial. De acordo com ele, a corrupção trás inúmeros males a sociedade. “A corrupção mata e amplia a exclusão social, desvia receitas e privatiza o bem coletivo, afeta a credibilidade das instituições, mistura-se com outras formas de criminalidade e produz a cultura do medo e do silêncio”, alertou.
Ele explicou ainda que a sociedade não pode nem deve fazer vista grossa a qualquer tipo de corrupção e precisa de fato fazer valer o direito do seu voto. “A corrupção é sempre uma casadinha. Acontece por meio do administrador público juntamente com alguma empresa privada”, concluiu. OBS: este pensamento abaixo não reflete a opinião da CDL nem da ASCAP. Trata-se da opinião do jornalista Betto Aragão. A democracia brasileira tem pouco mais de 20 anos, ou seja, a sociedade precisa se preparar melhor quanto aos que se apresentam como candidatos, pois é pelo voto que as pessoas escolhem seus representantes. Palestras como esta, são justamente para fortalecer a democracia, que em nosso Brasil está apenas engatinhando. Creio que ninguém gostaria que voltasse a época da ditadura militar, que matou e exilou milhares de brasileiros. Contudo, se continuarmos votando em pessoas que não praticam “A arte do bem comum”, POLÍTICA de verdade, o Brasil tende a regressar no tempo, e quem sabe voltar a Cultura do Medo e do silêncio como era outrora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário