Bihel na Jataúba FM |
Os investimentos do Governo Federal entidades chegam mais fácil ao homem do campo com menos burocracia através de entidades não governamentais como é o caso da Cáritas Diocesana. Trata-se de uma entidade que está no Brasil a 50 anos, criada por Dom Helder Câmara e espalhada em 170 Países. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) é quem usa todas as suas influências e credibilidade para procuram parcerias para manter as regional das Cáritas. Criado pelo ex presidente FHC, o programa tinha como meta construir 200 mil de cisternas e foi ampliado pela Presidente DILMA e a meta é chegar a um milhão de cisternas.
Denominado de P1+2, (Uma terra e duas águas) o programa já atingiu 570 mil construídas e até 2015 a meta deverá ser atingida. O município de Jataúba que em 2004 serviu de piloto para o Brasil com a construção de 4 cisternas do tipo "CALÇADÃO" no sítio Sobrado. Em entrevista concedida ao radialista Geraldo Silva na rádio JATAÚBA FM, o técnico de campo da Cáritas, BIHEL MARIA DE SOUZA que filho natural Jataúba, falou do plano traçado para a capital da cueca e da calcinha que é de construir 175 cisterna com capacidade de armazenamento para 52 mil litros de água para consumo humano e ou para canteiros produtivos e econômicos para cultivo de verduras, hortaliças ou pequenos animais.
Cisterna construída e calçadão |
O prazo para construção irá até o mês de Maio deste ano. Segundos estudos realizados pela entidade, com a capacidade total de armazenamento, o líquido precioso é suficiente para abastecer uma família com 5 pessoas por um período de 8 a 10 meses. As cisternas obedecem as dimensões estabelecidas pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) que repassa os recursos para o Governo do Estado através do IPA (Instituto de Pesquisas Agrícolas) e a Cáritas recebe em torno de R$ 7.500 e 8.000 por cisterna para executar todo o processo desde a capacitação de pessoal, visita técnica, acompanhamento e apoio logístico. As medidas são de 5 metros de diâmetro; 1,60 de profundidade. O calçadão deverá medir 20 x 20 metros para captação de água e a obra leva em torno de 10 a 12 dias para ser construída. O beneficiado entra com a contra partida de alimentação para o pedreiro e a mão de obra do servente.
Canteiro produtivo e econômico |
Nenhum comentário:
Postar um comentário