1- Verifique se estes locais tem sinalização indicado saídas de emergência
com placas e textos iluminados e com tinta fluorescentes que possam ser vistas
no escuro.
2- Observe se existem extintores de fácil acesso e manejo com os prazos de
validade em dia,(1 ano), devidamente lacrados e livres de plásticos e
embalagens, inclusive nos carros e coletivos.
3-Verifique se o alvará da prefeitura e licença dos bombeiros estão em dia e
em local de fácil visibilidade na entrada do estabelecimento.
4-Verifique se existem mecanismos de segurança como portas especiais, sistema
de chuveirinhos no teto com acionamento automático, hidrantes, exaustores de
fumaça, mangueiras e bombeiros civis ou brigadas de incêndio e equipamentos de
primeiros socorros, nos casos de prédios com mais de 500 metros de área
construída. Faltando qualquer um dos itens, deixe um recado nas redes sociais e
através de carta registrada ao proprietário ou responsável pela administração do
prédio com cópias para os bombeiros e prefeitura.
5 – Saia imediatamente, denuncie e repudie os ambientes fechados que usam
fogos de artificio, tochas decorativas, velas, efeitos de explosão com fogo sem
o devido controle técnico e a presença de bombeiros civis no local munidos de
equipamentos e extintores bem próximos e vistos por todos.
6- Exija que ambientes para mais de 150 pessoas tenham sempre um bombeiro
privado devidamente preparado e pergunte se a equipe foi preparada para atender
situações de emergência.
7- Verifique se na sua empresa existe um plano de emergência, pessoal
treinado, informações e orientações de fuga.
8- Preste atenção a todos os vídeos, áudios e informações de segurança que
são obrigatórias antes de espetáculos, concertos, cinemas, shows, viagens e
eventos.
9- Prefira os ambientes que tem equipes de bombeiros civis uniformizados e
preparados para situações de emergência.
10 – Não permita que seus filhos frequentem festas realizadas em prédios
antigos, tendas ou ambientes que não sejam devidamente preparados ou licenciados
para tal fim.
* Osvaldo Matos é publicitário.
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