.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Conheça os Benefícios e propriedades da Jaca




O fruto da Jaqueira (árvore tropical bastante conhecida e cultivada no Brasil), a Artocarpus heterophyl, ou a jaca, tem o título de maior fruto comestível que cresce diretamente sobre o tronco da árvore. Este fruto chega a pesar mais de 30 quilos e pode atingir até 40 centímetros de comprimento! É suculento, aromático e extremamente saboroso. Desse modo, seria até difícil se não fosse tão popular no país.

Consumida fresca, seca e em conserva, possui bagos que são comestíveis – e deliciosos (esta polpa pode ser usada na forma de doce ou no preparo de bebidas)! Mas se engana quem pensa que apenas essas partes da jaca são consumidas: as sementes também podem ser ingeridas. As sementes podem ser assadas ou cozidas. Assim, fica claro o fato de que a jaca é uma das frutas que mais podem ser aproveitadas, contudo, por ser grande demais, pode estragar em menos de 3 dias. Nesses casos, o ideal é que seja consumida logo e por várias pessoas ou que seja utilizada em doces e geleias, para assim durar mais.

Por falar em ser popular, aqui ela adquiriu diversos nomes, como jaca-mole, jaca-dura, jaca-da-bahia, etc. Mostrando que apesar de ser originada da Índia (a Jaqueira foi trazida para o Brasil pelos portugueses, na época da colonização), já está bem íntima no dia-a-dia dos brasileiros.

Propriedades e benefícios nutricionais da jaca

Rica em fibras, que são boas para pessoas com problemas intestinais.
Possui grande quantidade de cálcio, essencial para os dentes e ossos – por isso é recomendado que crianças consumam a jaca, já que estão em processo de formação.
É rica em carboidratos e minerais como fósforo, iodo, cobre, potássio, sódio e ferro.
Possui boa quantidade das vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6 e C.
É rica em fitonutrientes, ajudando a combater o câncer e a degeneração celular.

Propriedades medicinais da jaca

Antiasmática
Antidiarréica
Antitussica
Cicatrizante
Diurética

Dicas culinárias para o seu consumo

Para as sementes: cozinhe em água e sal até ficarem moles.
Para o doce: junte suco de limão à calda, 5 minutos antes de tirar do fogo. 
Para o doce mais molinho: deixe para acrescentar o açúcar depois que a jaca já estiver cozida.

Diante de todos os valores nutricionais e todos os seus benefícios, pense com mais carinho sobre a jaca e inclua esta fruta em seu cardápio – seja “in natura” ou por meio de doces e geleias, agora que descobriu que vale muito a pena. Se tiver filhos, inclua na alimentação deles também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário