.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FUTEBOL AMERICANO GANHA FORÇA NO CEARÁ


Futebol jogado com as mãos

Futebol Americano ganha força no Ceará já reúne cerca de 200 praticantes

22.11.2010| 01:30
Compartilhe sem votos ainda
CompartilharEnviarImprimirCorrigir-+Mudar tamanho
Começou como uma diversão de dez amigos, há oito anos. Hoje, os traços de amadorismo vão se desfazendo aos poucos, com a onda de crescimento do esporte, que já conta com cerca de 200 praticantes no Estado. O cearense está se acostumando a jogar um futebol diferente, o americano, que ao contrário do inventado pelos ingleses, é jogado muito mais com as mãos, do que com os pés. Nessa modalidade, em que a bola é oval, ninguém fica de fora por causa de biotipo. Altos, baixos, magros, gordos e sarados. Tem espaço para todos.



Na vida de Daniel Monteiro, jogador do FIC Cangaceiros, o futebol americano virou prioridade entre todos os esportes que pratica. “Era atleta de jiu-jitsu, mas me encantei pela competitividade do futebol americano”.



Quatro das cinco equipes que praticam a modalidade no Estado iniciaram neste sábado as disputas da 2ª edição do Campeonato Cearense de Futebol Americano (CE Bowl II). Só o Ceará Fênix ficou de fora, porque não conseguiu montar uma equipe para o torneio. O presidente da Federação Cearense de Futebol Americano, Diego Lima, prevê um 2011 mais promissor para o esporte no Estado. “Temos duas grandes metas. Levar o esporte para as escolas e nos próximos campeonatos viabilizar o uso de ombreiras e capacetes para os jogadores, uma vez que dos equipamentos obrigatórios para os atletas só o protetor bucal é usado”, diz. (Bruno Balacó)



Na abertura do CE BOWL II, destaque para a vitória de 39 a 0 do Cangaceiros sobre o Gladiadores Outras info: www.fecefa.com



REGRAS DO FUTEBOL AMERICANO

> Tempo de jogo
Dividido em quatro tempos (os chamados quartos) de 15 minutos.


> Número de jogadores
Disputam a partida dois times com 11 jogadores cada. Desses, apenas um tem a função do ataque e todos os outros jogam defendendo.

> O jogo
A partida tem início quando um dos times chuta a bola em direção ao campo adversário, da linha de 35 jardas. Dez jardas devem ser percorridas antes que qualquer jogador toque na bola. Sempre que uma equipe pontua, é ela quem dá o novo chute para reinicio da partida.

> Conduta
Com a bola em jogo, somente o jogador com a bola é que pode ser derrubado. Aos jogadores da defesa é permitido segurar os do ataque. Por outro lado, os jogadores do ataque não podem segurar os da defesa. O avanço do time em direção ao campo adversário é feito a partir de quatro chances de jogada. Quando isso é conseguido pelo time, ele ganha mais quatro oportunidades para chegar à zona final adversária e marcar um touchdown.

> Pontuação

Existem cinco chances diferentes de um time pontuar:

1ª) O touchdown equivale a seis pontos e ocorre quando um jogador chega à linha final com a bola em mãos ou encosta a bola nessa linha;

2ª) O extrapoint acontece após o touchdown ou quando o jogador chuta a bola entre as traves, o que vale um ponto, ou tentando fazer um novo touchdown, valendo dois pontos;

3ª) O drop-kick vale 3 pontos, e ocorre quando a bola é chutada, no meio do jogo, para entre as traves;

4ª) se o ataque não conseguir atingir as 10 jardas em três chances, e se a zona final não estiver distante, o ataque pode escolher chutar por entre as traves, esse lance caracteriza o field goal, e também vale três pontos;

5ª) o último modo de marcar é com o erro do adversário: quando o atacante, com a posse da bola, é derrubado atrás da linha do gol, o que dá 2 pontos para o opositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário