.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hemope lança primeiro banco de sangue de cordão umbilical do NE


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), realiza em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado, nesta quinta-feira (25), às 15h, no Hemocentro Recife, a solenidade de implantação do primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) da região Nordeste com capacidade para armazenar cerca 7.200 bolsas de sangue de cordão umbilical, dispondo, inicialmente do primeiro bioarquivo, para armazenagem de 3.600 bolsas.

Segundo o presidente do Hemope, Divaldo Sampaio, o Banco de Sangue de Cordão Umbilical faz parte da Rede BrasilCard criado pelo Ministério da Saúde em 2005 e gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer- INCA com recursos administrados pela Fundação do Câncer. O principal objetivo desta iniciativa é ampliar as chances de encontrar doadores compatíveis para transplante, bem como, proporcionar maiores esperanças aos pacientes que aguardam na fila de espera do Estado.

Este procedimento também é indicado para o tratamento de algumas leucemias, entre outras doenças. Isso porque o sangue do cordão é rico em células-tronco, que são capazes de se multiplicar e de formar uma nova medula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário