.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PARAIBANO É COTADO PARA ASSUMIR MINISTÉRIO NO GOVERNO DE DILMA




Secretário está na briga por uma vaga no governo federal
Leia mais
Partidos brigam na PB por cargos federais e orçamento de R$ 5 bi
PMDB articula aproveitamento de Maranhão em ministério de Dilma


Jocélio Oliveira


Depois do resultado definitivo das urnas no segundo turno, os partidos políticos iniciam novas disputas, desta vez pela posse em cargos do primeiro escalão do executivo. No governo federal, os aliados da petista Dilma Rousseff já começaram a sugerir os nomes. Do PSB veio a indicação do paraibano, João Bosco de Almeida, pelo presidente nacional da legenda, o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, do qual ele é secretário.

O Paraíba1 já havia anunciado a articulação do PMDB para possível nomeação do atual governador e candidato derrotado, José Maranhão, em algum ministério do novo governo petista. Agora, outro paraibano também está sendo cogitado: João Bosco de Almeida, secretário de recurso hídricos do Estado de Pernambuco.

A indicação seria para o Ministério das Cidades, mas outras pastas que trabalhem com a articulação dos municípios e estados da federação também seriam bem vindas para o PSB, como o Ministério da Integração Nacional, por exemplo. O partido comandado por Eduardo Campos vive um bom momento e dobrou o número de governadores do partido, que subiu para 6, sendo quatro deles em estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Ceará e Piauí).

A hipótese de que o secretário assuma algum ministério já tem sido noticiada e comentada nas colunas políticas de jornais locais, mas por enquanto, João Bosco prefere reserva. A reportagem do Paraiba1 tentou entrar em contato com ele, mas a assessoria informou que “ele prefere não se pronunciar sobre o assunto, que por enquanto é especulação”.

João Bosco de Almeida tem 60 anos e é natural de Princesa Isabel. Engenheiro Elétrico formado pela UFPB, fez carreira na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) da qual foi gerente do Serviço Regional de Manutenção em Campina Grande, ele atualmente é secretário de recursos hídricos e braço direito de Eduardo.

Veja o perfil de João Bosco

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Bosco de Almeida, paraibano com título de cidadão pernambucano (2009), tem uma trajetória profissional ligada às áreas de educação, operação de sistemas elétricos, usinas hidroelétricas, gestão de redes de abastecimento de água, planejamento empresarial e desenvolvimento gerencial. Ex-seminarista, atuou inicialmente como professor de física.

Na Chesf, Companhia Hidroelétrica do São Francisco, fez carreira – começou como estagiário e chegou a Diretor Administrativo, passando ainda pelos cargos de gerente do Serviço Regional de Manutenção de Campina Grande, gerente do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso, diretor de operação e membro do Comitê de Planejamento Empresarial. Entre as atividades na Chesf, destaca-se o trabalho que desenvolveu como instrutor e chefe do setor de treinamento, tendo colaborado com a especialização de inúmeros quadros da engenharia no Norte/Nordeste, em especial dos setores hídrico e elétrico.

Atuou também em cargos executivos nos governo da Paraíba e de Pernambuco. Em Pernambuco, entre outras atribuições, foi diretor-presidente da Compesa e secretário de Infra-estrutura, no final da década de 90, durante a gestão do ex-governador Miguel Arraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário