.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

“O MOSQUITO VAI VOLTAR A CADA ANO MAIS FORTE”, GARANTE SECRETÁRIO DE SAÚDE SE NÃO HOUVER PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO


O secretário de Saúde e Meio Ambiente do município de Taquaritinga do Norte, Ronaldo Veiga, concedeu entrevista ao radialista Alberes Xavier do programa Cidade em Foco, onde na oportunidade falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, bem como o aumento no número de atendimentos de pessoas vítimas do surto que atinge parte do estado de Pernambuco.

 “Nós temos observado que desta vez a incidência está sendo maior nessa Região próxima de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e aqui propriamente em Pão de Açúcar”, pontuou informando que, a Sede de Taquaritinga do Norte não tem sido tão afetada como o Distrito Pão de Açúcar.

 Ainda de acordo com o secretário de Saúde, Ronaldo Veiga, desde os meses de Abril, Maio e Junho, estar sendo feito um trabalho aonde pessoalmente visitou quase todas as residências da Serrinha em Pão de Açúcar, no intuito de levar orientações de combate à proliferação do Aedes Aegypti.

 “Em todo o município nós fizemos campanhas, fizemos o controle, o fumacê da bomba pesada e também da bomba leve, eu tive pessoalmente constatando várias residências, nós fizemos blitz ambiental e estivemos em todas as escolas do município, sendo elas públicas ou privadas, enfim, fizemos uma serie de ações”, prestou contas Veiga.

 O mosquito de acordo com Ronaldo pode se prolifera tanto na água limpa, como na suja, por isso é importante à participação da população, em buscar evitar reservatórios de água descobertos.

 “Esse é um problema de cultura geral, as pessoas precisam ter esse habito saudável com o armazenamento adequado, de recolhimento de lixo, enfim, não jogar lixo em qualquer lugar, pois é uma serie de fatores que a gente precisa apreender e adquirir esses hábitos para que a gente não sofra com essas consequências. Mesmo realizando todas essas atividades, mesmo vindo o fumacê fazendo essas atividades que já estamos fazendo, vão acalmar, passar alguns meses e o mosquito vai voltar a cada ano mais forte”.

 Ronaldo Veiga ponderou que, a Chikungunya é uma dengue aonde o mosquito vem sofrendo mutação, se adaptando ao clima e cada vez mais vem com sintomas mais agressivos, danificando mais a vida humana.

 “Sem ajuda da população esse problema não será resolvido, pode investir, pôde-se gastar enormes quantidades de valores, mas se a população não estiver atenta, não ser fiscalizadora dentro de sua própria residência e ao seu redor, no seu bairro e comunidade, isso não surtira efeito”, alertou.

 O número para denúncias de possíveis focos de dengue podem ser denunciados através do (81) 3733.1738. (Do: Blog Agreste Notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário