.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Hidratação é essencial para não passar mal na folia

Fique atento a estas dicas e cuidados para brincar o carnaval com saúde e segurança, confira

Vivenciar Carnaval em Pernambuco não é brincadeira. Os foliões levam a coisa bem a sério. E como o calor também é muito forte nesta época do ano, as pessoas acabam perdendo muito líquido e energia. "Por isso, é necessária a ingestão de dois a três litros de líquidos (antes, durante e depois da folia) para compensar", explica a nutricionista Rijane Barros, gerente da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

E quando se fala em líquidos, o leque é bem amplo na região. Além de água fresca e filtrada (na rua, sempre prefira as engarrafadas), o carnavalesco pode investir numa variedade imensa de sucos de fruta. Laranja, acerola, kiwi, abacaxi, melão e melancia são alguns exemplos muito indicados, todas com mais de 70% de água em sua composição.

Rijane ainda faz um alerta especial para quem vai consumir bebidas alcoólicas. A grande dica, nesse caso, é nunca ingeri-las de estômago vazio. "As bebidas são muito calóricas e aumentam a perda de líquido", explica a nutricionista. "O interessante é que o folião possa intercalar a bebida com água e alimentos para retardar o efeito do álcool. E ficar alerta com a procedência do gelo utilizado, pois ele pode ser uma fonte de contaminação", conclui.
Fonte: 
Secretaria de Saúde PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário