.

quinta-feira, 30 de março de 2017

NO RIO PARAÍBA, CONSTRUÇÃO DO POÇO CAPTOR, NO SÍTIO CONCEIÇÃO, CONGO-PB, VAI TIRAR CIDADES DO CARIRI DO RACIONAMENTO, VIA ADUTORA DO CONGO

Para quem trafega na PB-214, sentido Congo-Sumé-Congo, ao passar no trecho do Sítio Conceição (Congo), na ponte sobre o "Rio Paraíba/Rio do Meio" ver essa construção fica a perguntar, o que será isso???

Pois, o nosso Blog foi até o local por duas vezes, acompanhar e obter informações sobre a construção do"Poço Captor". Isso mesmo, poço captor. 

Quem nos recebeu, 'muito bem' diga-se de passagem, foi o Sr. Reginaldo, mestre de obra responsável. 
O Sr. Reginaldo nos explicou e mostrou a planta da 'obra' no leito do Rio Paraíba, por onde, nesses próximos dias passará as "Águas da Transposição do Rio São Francisco". 

Esse poço, é isolado do rio, ou seja, águas só vão entrar nele através de seis (6) super-filtros que ficará na parte subterrânea, numa profundidade de aproximadamente 6m, cobertos por uma camada de areia lavada, e consequentemente, duas camadas de brita de 60cm cada. E, por último será a camada de areia do próprio rio, até nivelar o solo.
Os filtros, vão filtrar em 100% as águas do rios e seguirão por tubulações de 8" (equivalente a um cano de 200mm), para dentro do "Poço Captora". 

No poço, será instalada uma bomba com tubulação que será integrada a adutora do Congo (que já existe e passa ao lado, por baixo da ponte).

Semana passada, quando tivemos pela primeira vez no local, realizando uma reportagem, chegou de repente, o ex-prefeito do Congo. Dr. Romualdo, ele preocupado com a população congolense, pois, a cidade passa por dificuldades na falta do precioso líquido.
" Alberto, estou já em São Paulo, no meu trabalho, mais de maneira alguma deixo de pensar no meu povo e sempre nas folgas, venho ao meu cariri" Afirmou Dr. Romualdo.


A CAGEPA Informou em nota a Imprensa, que:

As águas da transposição do Rio São Francisco que passam pelo Rio Paraíba vão ser captadas e integradas a adutora do Congo que leva água para várias cidades do Cariri paraíba. A previsão é de que até o fim de abril, as águas do “Velho Chico” também cheguem as cidades por onde a transposição e o Rio Paraíba não passam.
Segundo o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes, com esta medida, a adutora não vai depender exclusivamente do açude Cordeiro, na cidade do Congo, para poder levar água a população.
Ronaldo Menezes explica que o projeto vai aproveitar a passagem da adutora por um trecho do Rio Paraíba. “A adutora de água bruta que sai do açude Cordeiro, passa próximo ao rio, no município do Congo. Está sendo feita uma obra, para a construção de poço artesiano para captar água do rio. Depois a água vai para a adutora que já existe e segue para ser tratada na estação de Sumé. Depois disso, ela vai para a população”, disse ele.

Blog do Alberto Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário