NO RIO PARAÍBA, CONSTRUÇÃO DO POÇO CAPTOR, NO SÍTIO CONCEIÇÃO, CONGO-PB, VAI TIRAR CIDADES DO CARIRI DO RACIONAMENTO, VIA ADUTORA DO CONGO
Para quem trafega na PB-214, sentido Congo-Sumé-Congo, ao passar no trecho do Sítio Conceição (Congo), na ponte sobre o "Rio Paraíba/Rio do Meio" ver essa construção fica a perguntar, o que será isso???
Pois, o nosso Blog foi até o local por duas vezes, acompanhar e obter informações sobre a construção do"Poço Captor". Isso mesmo, poço captor.
Quem nos recebeu, 'muito bem' diga-se de passagem, foi o Sr. Reginaldo, mestre de obra responsável.
O Sr. Reginaldo nos explicou e mostrou a planta da 'obra' no leito do Rio Paraíba, por onde, nesses próximos dias passará as "Águas da Transposição do Rio São Francisco".
Esse poço, é isolado do rio, ou seja, águas só vão entrar nele através de seis (6) super-filtros que ficará na parte subterrânea, numa profundidade de aproximadamente 6m, cobertos por uma camada de areia lavada, e consequentemente, duas camadas de brita de 60cm cada. E, por último será a camada de areia do próprio rio, até nivelar o solo.
No poço, será instalada uma bomba com tubulação que será integrada a adutora do Congo (que já existe e passa ao lado, por baixo da ponte).
Semana passada, quando tivemos pela primeira vez no local, realizando uma reportagem, chegou de repente, o ex-prefeito do Congo. Dr. Romualdo, ele preocupado com a população congolense, pois, a cidade passa por dificuldades na falta do precioso líquido.
" Alberto, estou já em São Paulo, no meu trabalho, mais de maneira alguma deixo de pensar no meu povo e sempre nas folgas, venho ao meu cariri" Afirmou Dr. Romualdo.
A CAGEPA Informou em nota a Imprensa, que:
As águas da transposição do Rio São Francisco que passam pelo Rio Paraíba vão ser captadas e integradas a adutora do Congo que leva água para várias cidades do Cariri paraíba. A previsão é de que até o fim de abril, as águas do “Velho Chico” também cheguem as cidades por onde a transposição e o Rio Paraíba não passam.
Blog do Alberto Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário