.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Senadora registra criação de banco de dados sobre consumo de crack no país


A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou nesta segunda-feira (14) o lançamento do Observatório do Crack, o maior banco de dados sobre o avanço das drogas em todo o país, elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa feita em dezembro de 2010 pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A senadora disse que a pesquisa revelou que 98% das cidades brasileiras enfrentam problemas relacionados ao tráfico e consumo do crack e também de outras drogas.

 
Segundo Ana Amélia, os gestores municipais poderão consultar esse banco de dados e acompanhar a evolução do tema, as ações desenvolvidas, os investimentos realizados e os resultados obtidos. Os gestores também terão uma ferramenta de acompanhamento das ações intersetoriais desenvolvidas pelas esferas municipal, estadual e federal.

A senadora assinalou que a pesquisa realizada pela CNM demonstra que os municípios não têm condições de enfrentar o avanço das drogas entre a população, principalmente o avanço do crack entre os jovens. E menos ainda condições de oferecer serviços públicos de recuperação de viciados que sejam condizentes com as necessidades da população. Ela disse que, dentre os 4.430 municípios pesquisados, 93,9% indicaram que enfrentam problemas com o consumo de drogas.

Ana Amélia apontou ainda que a maioria dos municípios não possui infraestrutura pública de enfrentamento do problema e somente 12,4% possuem Conselho Municipal Antidrogas. Ela observou que, mesmo que 94,1% possuam Centro de Referência de Assistência Social (Cras), apenas 29,3% oferecem os serviços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), responsável pelo atendimento nas modalidades de alta e média complexidade.
- Com poucos recursos, os prefeitos brasileiros fazem do conhecimento e da troca de informações uma ferramenta para o combate às drogas. As prefeituras não possuem recursos para enfrentar o avanço do crack nos municípios. A União precisa apoiar os municípios nessa tarefa, destinando recursos e a orientando ações locais - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário