.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016



Com temas polêmicos, Edson Vieira é sabatinado por professores na Câmara de vereadores


Fotos: Elivaldo Araújo.

Foi promovida na noite desta quinta-feira (08) a primeira entrevista da Sabatina com os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, realizada pelo Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino (Sinduprom-PE).

O entrevistado pelos professores, foi o prefeito e candidato a reeleição, Edson Vieira (PSDB), o mesmo respondeu quinze perguntas que foram sorteadas no local. A princípio foram doze questionamentos determinados pela coordenação da Sabatina, porém a coligação do candidato abriu espaço para mais três perguntas.


A Sabatina contou com a presença de diversos professores que lotou as dependências da Câmara de vereadores, onde foram expostos e questionados assuntos relacionados á educação do município, entre eles algumas polêmicas. O candidato Edson Vieira também fez algumas comparações e teceu criticas em relação às gestões passadas, como as dos ex-prefeitos, Toinho do Pará (PSB) e José Augusto Maia (PTN), citando possíveis problemas que ficaram conhecidos como o “Escândalo da merenda” e o “Escândalo dos teclados”.

De início, o candidato Edson Vieira fez uma apresentação breve de 10 minutos através de um vídeo, que relatou segundo o mesmo, algumas implantações do governo municipal nos últimos três anos e sete meses na educação local.


Edson Vieira foi questionado sobre os Centros educacionais e se a atual forma de coordenação seria mantida caso seja reeleito. Na resposta, Edson afirmou que iria ampliar e ressaltou novidades sobre o IDEB para o município.

“Este avanço vai continuar e vamos ampliar, pois está dando resultado e por isso é que temos o melhor índice do IDEB, hoje foi dito e anunciado de 2013 e 2015, na história de Santa Cruz nós temos o melhor índice do IDEB, com esse aumento nos números (…) estão de parabéns os professores e a gestão municipal” – relatou.

O candidato relatou que a partir de janeiro, sua gestão deverá entregar os três centros educacionais, atualmente alugados e que deverão ser implantados no antigo Mercado de Farinha.


A professora, Rosilene Antônia, questionou o prefeito sobre como o mesmo iria resolver as questões em relação as ampliações das escolas, principalmente para os alunos que estão saindo do 5º ano e mencionou as Escolas Avaní Lopes e Lindolfo Pereira

Edson Vieira falou da necessidade de ampliar e ressaltou “Nosso plano é a implantação de mais quatro salas de aulas, tanto na escola Avaní Lopes, quanto na Lindolfo Aragão” – citou.

Outro ponto questionado foi sobre uma possível realização de concurso público, caso o candidato seja reeleito.

“Quero dizer que em nosso segundo mandato e já é uma determinação da nossa equipe, para que dentro do primeiro semestre de 2017, possamos autorizar o concurso público para a nossa cidade e isso é uma certeza” – afirmou.


Entre os questionamentos, o professor Manoel Medeiros relatou que nos últimos anos estaria insatisfeito com a violência no município, onde segundo ele, teria perdido alguns alunos por causa da criminalidade e perguntou se caso seja reeleito, quais ações teria para que a violência possa ser diminuída.

Em sua resposta, Edson Vieira relatou que a violência estaria em todo o país e que cobranças ao governo estadual e implantações de programas de segurança seriam feitas em um possível novo mandato.

“Infelizmente Pernambuco passa por uma situação caótica de segurança pública e com dificuldade, temos também no Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), mas vamos enfrentar o problema, criando a patrulha ambiental, aumentando o número de guardas e cobrando mais do governo do estado, pedindo a vinda de mais viaturas, implantando os programas Segurança Cidadã nos bairros periféricos e o Patrulha Escolar” – destacou.
Polêmicas durante a Sabatina


A professora Adilza Robéria falou sobre o último plano de governo do candidato Edson Vieira, e questionou o gestor, segundo ela pelo não cumprimento das propostas como a construção de Creches e Escolas, além do não pagamento de alugueis. A educadora ainda discordou da merenda e frisou que na realidade não seria de acordo como consta no vídeo apresentado.


Em respostas, o prefeito relatou que “diferente de gestões passadas, a criança não toma água no pote de margarina, agora tem merenda do primeiro dia de aula e também tem transporte. Já reformamos o Sevy Barros, ampliamos a escola de Poço Fundo e melhoramos a da Palestina. Fiz três centros de educação infantil para funcionar em Santa Cruz”, neste momento uma parte da plateia gritou “são alugados!”, diante do fato, Edson Vieira respondeu para a professora: “Como boa educadora Adilza, não acredito que você vai tá na plateia discutindo, acho que você como boa educadora devia se comportar como educadora que é”, após a resposta, outra parte da plateia aplaudiu a afirmação do prefeito contra a professora presente.


A educadora Mônica Miriam questionou o atual gestor sobre a criação da Previdência Própria Municipal e que de acordo com a mesma, na gestão do prefeito foi constatada uma falta de repasse da parte patronal á entidade Santa Cruz Prev, totalizando R$ 2.325.880,42 (dois milhões, trezentos e vinte mil, oitocentos e oitenta reais e quarenta e dois centavos), e completou questionando onde estaria o montante.

Edson Vieira respondeu:

“Quero saber até hoje quem foi o servidor que foi prejudicado pela Previdência Própria?, o que se criou foi um mote político e inverídico para a população. A Previdência hoje tem quase 15 milhões em caixa. A parte patronal nunca foi mexida, diferentemente da gestão passada, que tirou o dinheiro do servidor e nunca prestou ao servidor que foi lesado e, essa administração quer saber onde o servidor público foi lesado e onde o prefeito meteu a mão?” – questionou.

A professora Juliana Oliveira, relatou que ‘vários colegas professores estariam desde o ano passado, com seus nomes inclusos no SPC, devido aos valores de empréstimos consignados estarem sendo descontados nos contracheques e não constarem como parcelas pagas na Caixa Econômica Federal’, ela ressaltou que a situação estaria causando constrangimentos e prejuízos aos profissionais da educação. Juliana ainda questionou “como a categoria pode acreditar em um candidato que desconta dos contracheques e não honra com a classe e de que forma será resolvida a questão dos consignados?”.


Em sua resposta o candidato discordou das informações expostas pela educadora e desafiou que ela fosse junto com ele até a Caixa Econômica Federal para averiguar o fato.

“Amanhã queria que você levasse uma intimação da Caixa Econômica afirmando que essa gestão não tenha pago o consignado, eu vou lhe esperar na minha casa ou na prefeitura, por que esta gestão tem honrado e pago, não pegou dinheiro de servidor nenhum, não descontou dinheiro dos servidores e não deixou de repassar não. Essa gestão jamais meteu a mão no servidor. Eu terei o maior prazer de ir com a senhora na Caixa, nós dois juntos, eu chamo o secretário de finanças, tesoureira, secretário de educação e ir lá perguntar ao gerente da Caixa, já que está com o nome no SPC, a gente terá um maior prazer de ir lá e eu quero saber se isso é real ou não, porque falar é fácil e também para ninguém tá aqui com jogo de palavras” – concluiu.

A professora Ana Paula Cavalcante iniciou a sua pergunta relatando sobre a situação da merenda escolar e completou que ‘o cardápio das crianças seria salsicha com arroz, salsicha com macarrão, salsicha com cuscuz e salsicha com xérem, além de cuscuz seco, poucas sardinhas e alguns pedaços de charques’.

Edson Vieira frisou desconhecer a informação da professora e respondeu que teria feito uma pesquisa em algumas escolas, onde 81% das crianças estariam aprovando as merendas. Edson completou que o município teve um acréscimo no número de nutricionistas, aumento nas refeições diárias, além de capacitações para as merendeiras.

Ao final da Sabatina, os candidatos a prefeito e vice, Edson Viera (PSDB) e Dida de Nan (PSB) assinaram uma carta compromisso, que foi expedida pela coordenação do evento.

A Sabatina terá sequência nesta sexta-feira (09) com a participação do candidato a prefeito de oposição, Fernando Aragão (PTB). Na próxima terça-feira (13) será a vez do candidato Rodolfo Aragão (PSOL) e na sexta-feira (16) com Clodoaldo Barros (PMN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário