.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sob salva de palmas, corpo de Zé Gomes é enterrado em Itumbiara, GO
Cortejo passou por várias ruas da cidade; PM também foi sepultado 
Vice-governador de GO, José Eliton também foi baleado e está internado.

Corpo de José Gomes da Rocha (PTB) é aplaudido durante enterro em Itumbiara (Foto: Murillo Velasco/G1)

O corpo do candidato a prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, foi enterrado no Cemitério Municipal Avenida da Saudade, por volta das 17h50 desta quinta-feira (29). O político foi assassinado a tiros em um atentado durante uma carreata que deixou outros dois mortos e dois feridos, entre eles, o vice-governador de Goiás, José Eliton.



Autoridades, amigos e familiares de Zé Gomesse despediram dele com uma salva de palmas. A Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros também realizou uma salva de tiros.

Uma das filhas do político, Caroline Gomes agradeceu o apoio que recebeu dos moradores da cidade. "Quero agradecer a população de Itumbiara por todo o carinho recebido ao longo de todo o cortejo, as multidões nas ruas. Sem duvida o amor das pessoas pelo meu pai é impagável. Que Deus esteja com ele no céu e com cada morador desta cidade que meu pai tanto amou", disse.

O ataque aconteceu na quarta-feira (28). Um vídeo mostra o atirador durante os disparos(assista abaixo). O criminoso foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da Prefeitura de Itumbiara. Ele foi morto por seguranças do governo.

Além de Zé Gomes, morreu no ataque o cabo da PM Vanilson João Pereira, de 36 anos, que fazia a segurança das autoridades presentes na carreata. Ele foi enterrado em outro cemitério, também nesta tarde, por volta das 16h40.

A ação ainda deixou ferido o vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior, de 44 anos, e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, de 62 anos. O atirador foi morto por seguranças do governo.

Zé Gomes foi sepultado no jazigo da família, ao lado de outros três padres. Os túmulos foram cedidos aos religiosos. A mãe dele também está enterrada no mesmo cemitério, mas em outra sepultura.

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, presente à cerimônia, disse que vive um momento de tristeza e indignação com o que ocorreu. "É com imensa tristeza que vivemos algo como este. Um momento lamentável vivido não só pela população de Itumbiara, mas por todos que se preocupam com a democracia. Só o tempo irá dar a todos o conforto necessário e a força para seguir", afirmou. 

Cortejo
O velório de Zé Gomes começou nesta manhã e ocorreu no Teatro Municipal Maria Pires Perillo. Inicialmente, somente amigos e familiares tiveram acesso. Cerca de uma hora e meia depois, a entrada para a população foi liberada.

Por volta das 16h, o corpo foi levado em um caminhão do Corpo de Bombeiros em um cortejo por vários bairros da cidade. Milhares de pessoas foram às ruas para se despedir de Zé Gomes, que já havia sido prefeito da cidade por outras duas vezes.
Velório de Zé Gomes, morto em tiroteio, reuniu milhares de pessoas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Situação do vice-governador
O vice-governador e o advogado foram transferidos para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. A unidade de saúde informou nesta manhã, que José Eliton e Célio Rezende estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o hospital, o quadro deles é regular. Eles passaram por exames e estão conscientes.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, chegou a Goiânia, no fim da manhã, para visitar o vice-governador de Goiás. Ele repudiou o atentado e destacou que a Polícia Federal vai ajudar na apuração do caso. O ministro ficou cerca de uma hora no hospital.
Baleado em ataque, José Eliton, está internado no Hugol, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

José Eliton, que também é secretário de Segurança Pública do estado, estava como governador em exercício, já que o governador Marconi Perillo (PSDB) viajou no último dia 19 deste mês para uma missão comercial nos Estados Unidos.

A Assessoria da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás informou que o retorno de Marconi Perillo a Goiás estava previsto para a próxima sexta-feira (30). No entanto, devido ao atentado, ele antecipou a volta e deve chegar a Goiânia nesta quinta-feira, mas o horário não está definido.

Enquanto Perillo não retorna a Goiás, o presidente da Assembleia Legistaltiva, Hélio de Sousa (PSDB), é o governador em exercício.

Nota do TSE
Responsável pela condução das eleições municipais deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, informou, por meio de sua assessoria, que repudia o atentado que matou o candidato à Prefeitura de Itumbiara.
Momento em que Gilberto atira e mata o PM Vanilson (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A assessoria do TSE ressaltou que, no início do mês, Gilmar solicitou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que a Polícia Federal investigue todos os casos de assassinatos de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

Autoridades e políticos também divulgaram notas de repúdio ao atentado ocorrido em Itumbiara, no sul goiano. Nos comunicados, eles lamentam o ocorrido e enviam mensagens de consolo às famílias das vítimas.

Perfil de José Gomes
José Gomes da Rocha, de 58 anos, começou sua carreira política em 1976, quando se tornou vereador em com apenas 18 anos. Depois, se elegeu deputado federal por quatro vezes, entre 1989 e 2003 e deputado estadual, logo em seguida. O político também ocupou a prefeitura de Itumbiara por dois mandatos, entre 2005 e 2012.
Zé Gomes (de vermelho) morreu durante carreata em Itumbiara (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Após deixar o governo, conseguiu eleger seu candidato, o atual prefeito da cidade, Chico Balla (PTB). Em 2013, José Gomes foi nomeado como presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

José Gomes deixa cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.

Perfil de José Eliton
Natural de Rio Verde, no sudoeste goiano, José Eliton (PSDB) foi eleito vice-governador do Estado de Goiás com o governador Marconi Perillo (PSDB) e reeleito em 2014. Ele é formado em direito e já atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). No ano passado, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).

O político foi convidado pelo governador a assumir a Secretaria de Segurança Pública no dia 24 de fevereiro deste ano, substituindo Joaquim Mesquita. A troca aconteceu dois dias após a morte da estudante Nathália Zucatelli, 18 anos, baleada ao sair de um cursinho pré-vestibular, no Setor Marista, em Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário