.

sábado, 17 de setembro de 2016

France Presse
Ex-escrava sexual do Estado Islâmico se torna embaixadora da ONU.
Jovem iraquiana sobreviveu a sequestro e abusos do grupo extremista. Ela pede a libertação de mais de 3 mil yazidis levadas pelo grupo.
Nadia Murad Basee Taha fala nesta sexta-feira (16) no Conselho de Segurança da ONU (Foto: Reprodução/ UN Web TV)

Uma jovem iraquiana que sobreviveu a um sequestro e aos abusos a que foi submetida como escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico se converteu em embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para a Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico Humano.

Nadia Murad Basee Taha, uma jovem yazidi de 23 anos, pediu que seja feita justiça para as vítimas dos grupos jihadistas e defendeu o reconhecimento do ataque de 2014 contra a comunidade yazidi como um genocídio.


Murad foi sequestrada na sua casa na aldeia de Kocho, perto da cidade de Sinjar, no norte doIraque, em agosto de 2014 e levada para a cidade de Mosul, controlada pelo Estado Islâmico. Foi estuprada, vendida e comprada em muitas ocasiões.

"Fui usada da maneira que eles queriam me usar. E não estava sozinha", disse Murad durante uma cerimônia na sede central das Nações Unidas.

Com a voz trêmula, Murad pediu a libertação de 3.200 mulheres e crianças yazidis que ainda são escravas sexuais do grupo e que os sequestradores sejam levados à justiça.

"Meu medo real é que quando o ISIS tenha sido vencido, os militantes do ISIS, os terroristas do ISIS façam suas barbas e caminhem pelas ruas como se nada tivesse acontecido", disse. "Não podemos permitir que isso aconteça".

Como embaixadora da Boa Vontade, Murad focará em aumentar a consciência sobre a dramática situação das vítimas do tráfico de pessoas, especialmente os refugiados, as mulheres e as crianças.

Os líderes mundiais se reunirão na semana que vem no debate anual da Assembleia Geral daONU, enquanto o Iraque e o Reino Unido lançarão na segunda-feira uma campanha para pressionar para que o Estado Islâmico seja responsabilizado pelos seus crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário