.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Luiz Gonzaga é relembrado com tributo



Não é todo dia que se reúne em um mesmo palco artistas do gabarito de Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Nádia Maia, Santanna, Rogério Rangel, Andrezza Formiga, Roberto Cruz, Cristina Amaral, Josildo Sá e Dudu do Acordeom.

Essa constelação da música regional nordestina gravará hoje dois programas Cantos & Contos, que irão ao ar em dois domingos pela TV Correio, ambos dedicados ao rei Luiz Gonzaga, cujo centenário será comemorado no próximo ano. Quem quiser assistir à gravação (às 19h, no Sindicato dos Bancários, na Av. Beira Rio) deve levar 1 quilo de alimento não perecível. O programa - e também o Tributo a Gonzagão, que acontece anualmente e tem mais uma edição amanhã (veja nesta página) dão o ponto de partida para as comemorações do centenário do Rei do Baião na Paraíba.


Os apresentadores do Cantos & Contos são dois dos maiores cantadores repentistas de todo os tempos e - além disso - são grandes compositores e fazem sucesso enorme por onde quer que façam shows. A dupla Os Nonatos (Raimundo Nonato e Nonato Costa) adicionam uma dose portentosa de poeticidade ao Cantos & Contos.

 
Na homenagem a Luiz Gonzaga (que irá ao ar em dois programas) o produtor Celso Soares fez questão de elevar mais ainda a força do elenco e foi buscar o apoio da Associação dos Forrozeiros Pé de Serra e Ai, de Pernambuco, que tem na sua presidência ninguém menos do que Tereza Acciolly, viúva do saudoso e genial Accioly Neto (autor de “Lembrança de um beijo” e “A natureza das coisas”, entre outros clássicos) que defende de forma inabalável as tradições legítimas do forró, compêndio que abriga o rojão, o xote, o baião, o xaxado e outros ritmos genuinamente nordestinos.

 
Soares recorda que na verdade o programa teve início com Os Nonatos, e algum tempo depois ele passou a dirigir e cuidar da produção (com apoio do poeta Pedro Fernandes e do Sindicato dos Bancários). “O programa teve uma fase em que era apresentado pela jornalista Nena Martins e passou por lugares diversos, como Shopping Sul e o Bar da Buchada (em Intermares), mas sempre com a mesma proposta de sermos firmes em defesa da legitimidade da poesia e da música da nossa região”, diz.


Nomes importantes passaram pelo palco do C & C tais como Antônio Barros & Cecéu, Flávio José, Jessier Quirino, Os 3 do Nordeste, Waldonys, Genival Lacerda, Pinto do Acordeom, Tom Oliveira, João Gonçalves, Amazan e tantos outros. “Tivemos e teremos sempre o critério de manter o elevado padrão na poesia e na música”, festeja Celso Soares que tem doado boa parte de sua vida aos cuidados com o Cantos & Contos.


Tributo a Gonzaga é amanhã

 
Falta um ano e, exatamente, 13 dias para a festa de celebração do primeiro centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. E uma das primeiras saudações ao Rei do Baião será amanhã, às 20h, no ginásio do Clube Cabo Branco, com a realizado da nona edição do Tributo a Gonzagão, com apresentações de Biliu de Campina, Joca do Acordeon, Peba com Pimenta e Laércio Alves. “O Nordeste inteiro já está se preparando para celebrar a data de nascimento de Luiz Gonzaga, vai ser uma das maiores festas da cultura popular. Luiz continua sendo um patrimônio da cultura nordestina”, diz o produtor Orlando Camboim.

 
Com a patente de autêntico forrozeiro nordestino, o cantor e compositor Biliu de Campina vai descer a Serra da Borborema com um pacote de músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e canções de sua autoria no toque da sanfona, triângulo e zabumba.

 
Para Biliu, embora Campina seja conhecida como a sede do Maior São João do Mundo, nos últimos anos esse título “caiu e não brilha mais”. Sem freio na língua, Biliu afirma que no campo da cultura regional “João Pessoa vem realizando coisas que não acontecem em Campina Grande”.

 
Orlando Camboim, que organiza o tributo há nove anos, apresenta dois programas de rádio na Correio Sat tendo Gonzagão como figura central: Luiz “Lua” Gonzaga, o Eterno Cantador, aos domingos, das 5h às 7h, e que vai completar cinco anos em fevereiro; e Luiz Gonzaga e Convidados, de segunda à sexta, das 4h às 5h.

CANTOS & CONTOS. No Sindicato dos Bancários (Av. Beira-Rio, Tambauzinho, João Pessoa), hoje, às 19h. Ingresso: um quilo de alimento não perecível.


TRIBUTO A GONZAGÃO. No Esporte Clube Cabo Branco (R. Coronel Souza Lemos, Miramar, João Pessoa), amanhã, às 20h. Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário