.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

'Tenho fé que ele vai sair vivo', diz mãe de menino soterrado em lixão de MS

Maikon, 9 anos, foi soterrado por montanha de lixo, em Campo Grande.

Buscas começaram ontem à tarde e garoto ainda não foi encontrado.

Mãe de Maikon acompanha os trabalhos de busca

(Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)A costureira Lucilene Correa acompanha as buscas pelo filho, Maikon, de 9 anos, soterrado na tarde desta quarta-feira (28), no lixão do bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. O menino brincava com outras crianças, recolhendo garrafas pets e latas quando a montanha de lixo desmoronou sobre ele.


Lucilene foi até o lixão ontem à tarde, depois de saber do acidente com o filho. Desesperada, teve que ser amparada várias vezes. “Eu tenho fé de que ele vai sair daqui vivo”, disse ao G1. A mulher contou que Maikon quase não saía de casa. A última vez que ela o viu foi à tarde, quando o garoto voltou da escola. “Ele saiu só com o short da escola, estava sem camisa”.

 
'Tentei ajudar, não consegui', diz amigo de soterrado em lixão em MSMáquina tenta chegar ao local onde menino foi soterrado por lixo em MSMaikon foi até o lixão com outras crianças para brincar, recolhendo garrafas. O catador de lixo José Gilmar de Lima, 49 anos, diz que vários meninos estavam no lixão. Ele viu quando a montanha de lixão caiu sobre os meninos. “Foi horrível, parecia uma onda engolindo tudo, todo mundo ficou desesperado, a gente não sabia o que fazer”. Um dos garotos conseguiu escapar, escalando o material.

 
Bombeiros e catadores de lixo tentam socorrer

criança (Foto: Reprodução/TV Morena) Lima disse que tentou socorrer Maikon. “Eu ainda tentei pular na montanha de lixo, bati o gancho várias vezes”, contou, referindo-se ao equipamento usado para separar o lixo.

A catadora Gilda Macedo, 42 anos, trabalha no lixão há sete anos e já viu vários desmoronamentos, mas que não acontecem com frequência. A mulher diz que há dois meses a fiscalização foi reduzida e a presença de crianças é comum no lixão.


O trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros começou por volta 16h30 (horário de MS). Os socorristas tentaram cavar o local com pás, mas o lixo ameaçou ceder e o resgate teve que ser interrompido. Uma retroescavadeira foi levada ao local. A grande quantidade de lixo prejudica a locomoção da máquina.


As buscas continuaram por toda a madrugada desta quinta-feira (29) e, até agora, o garoto não foi encontrado.


Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que está acompanhando os trabalhos de resgate e que mobiliza a estrutura da administração municipal para prestar apoio à família do garoto. “Determinamos que sejam apuradas todas as circunstâncias do lamentável acidente, inclusive no que se relaciona ao cumprimento da legislação que proíbe a presença de crianças e adolescentes no local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário