.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Veículos terão que usar placas refletivas a partir de janeiro




A partir de janeiro de 2012, entrará em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga a utilização das placas refletivas e lacres numerados para veículos novos e aqueles oriundos de transferência. A mudança atende à Resolução 372/2011 do Contran e será válida para automóveis, motos, ônibus e caminhões, licenciados ou que tiverem a documentação transferida para outro município ou Estado. Caberá ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) cumprir e fiscalizar a determinação.



“Essa mudança aumentará a segurança no trânsito. Além de diminuir a clonagem das placas, facilitará a fiscalização veicular”, prevê o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho. As novas placas são mais visíveis, o que é útil em dias chuvosos, com neblina ou à noite. Elas também possibilitam melhor visualização da distância de um veículo em relação ao outro.



O superintendente explica que a adoção das placas reflexivas é uma inovação no quesito tecnologia, com elementos à prova de fraudes, já que cada placa será personalizada e receberá um código de barras individual, possibilitando o envio de informações para a base de dados do Detran. Isso aumentará o controle por rastreamento, o que implica em um sistema de informação de veículos mais inteligente, eficiente e moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário