.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cantor Delmiro Barros é condenado a 10 anos de cadeia em regime fechado

O Juiz Ernesto Bezerra Cavalcante, da Comarca de São José do Egito, condenou o cantor e vereador no município, Delmiro Barros, a 10 anos de reclusão em regime fechado por tentativa de homicídio qualificado cometido no ano de 2004.


O Juiz acatou a acusação formulada pelo Ministério Público do estado de Pernambuco, através da Promotora de Justiça Helena Martins, responsável pela condenação.


A Justiça pernambucana também condenou o motorista do vereador, João dos Anjos Filho, por participação no crime, tendo fixado sua pena em 05 anos de reclusão em regime semi-aberto.


ENTENDA O CASO


Em 21 de março de 2004, o vereador e seu motorista conduziram a vítima, Manoel de Lima Moreira, à Rodovia PE-275, nas proximidades do Sítio Grossos, no município de São José do Egito, com a desculpa de se divertirem em um bar. Na ocasião, o acusado disparou seis vezes contra a vítima, agindo em concurso e sem proporcionar qualquer chance de defesa.


“Delmiro se aproveitou da relação de amizade existente entre ele e a vítima e o atraiu. Ele quis agir como um protetor, um vingador, para a mãe do seu filho, visto que ela teve uma briga dias antes com Manoel de Lima Moreira”, explica a promotora de Justiça.


Na sentença condenatória, o juiz destaca traços da personalidade de Delmiro Barros. “A personalidade do réu não é das melhores, embora não haja certidão dando conta de ter sofrido outras condenações criminais com o trânsito em julgado, é fato que possui longa lista de comprometimentos criminais em andamento, podendo-se concluir assim, sem mácula alguma aqui ao princípio constitucional da presunção de inocência, ser pessoa contumaz no envolvimento com práticas delitivas”, afirma no texto da sentença.


A promotora de Justiça ainda acrescenta que devido à influência do acusado no município, inclusive junto aos jurados, várias autoridades e até o judiciário, foi necessário o desaforamento para o Recife.


O vereador também teve os direitos políticos suspensos pelo período de cumprimento das penas.


Os condenados poderão recorrer da sentença em liberdade.


QUEM É DELMIRO BARROS


Delmiro de Araújo Barros, ou simplesmente Delmiro Barros é cantor e compositor. Nasceu na cidade pernambucana de São José do Egito, conhecida como a "Terra da Poesia", onde começou sua carreira artística e reside até hoje.


Marcado pelas canções que tratam de vaquejada e por sua voz é o compositor da famosa "Boi de Carro", entre outras músicas.


Seus maiores sucessos são de sua própria autoria e tem como parceiros de composição Sirano (da dupla Sirano e Sirino), Fenelon Dantas, Lostiba, dentre outros.


Quando tangia o gado no sítio Serrinha, onde nasceu, Delmiro Barros costumava inventar uns versos. Saía pelo meio do mato fazendo o chamado aboio de grota, aquele canto melancólico que o vaqueiro vai entoando solitariamente quando pastoreia o gado.


Nas vaquejadas, em troca de uma boa cachaça, Delmiro Juntava gente ao seu redor para escutar os aboios. Mas aboio e a vidinha simples na roça eram muito pouco para ele, na época. Assim, em busca de dias melhores, lá se vai Delmiro Barros tentar a sorte em São Paulo, em 1987.


Na capital paulista, trabalhava como frentista sem se distanciar das raízes da música nordestina. Em 1993, juntou-se aos cantadores de viola Raimundo Borges e Fenelon Dantas mais o irmão Nelson Barros, também aboiador, e gravou um disco. Não passou das mil unidades vendidas, mesmo assim, Delmiro se deu por satisfeito.


Em 1994 veio outro disco. Como o universo do aboio era restrito em termos de público, resolveu uni-lo ao som da vaquejada forrozada. Não vendeu tão bem, mas o disco serviu como cartão de visita para apresentações em casas nordestinas de espetáculos em São Paulo.



Cansado da agitação da capital paulista e com saudade da terra, voltou a São José do Egito em 1995. Na mente, uma decisão: não pretendia mais voltar para a roça. Resolveu ir em busca de patrocínio e em 1997 gravou o CD “Vaquejada Forrozada”. O lançamento do CD foi na Festa Universitária, em São José do Egito. “A aceitação foi muito boa. O disco vendeu bem e é um dos mais procurados até hoje“, conta Delmiro.

 
NA DIREÇÃO DO SUCESSO – Aí começaram a aparecer os primeiros shows e Delmiro entrava para a história da música regional nordestina. Daí até agora foi praticamente um disco por ano.


O estilo de Delmiro Barros já está sacramentado. É o forró de vaquejada. Bem romântico e natural. ”A letra apelativa não faz parte do meu repertório”, destaca sempre o cantor / poeta. A maioria das composições é de sua autoria.


Mesmo longe da grande mídia, Delmiro mantém uma carreira estável. Apesar da pirataria – da qual ele não é contra – chega a vender cerca de 20 mil cópias por disco. ”Só vai para a pirataria quem vende. Se sou pirateado é porque estou em evidência, é porque sou lembrado. O mercado do paralelo só prejudica os grandes empresários. A mim não prejudica em nada”.


O cantor, poeta e compositor faz uma média de quatro shows por mês. Em junho este número passa de 20. Apresenta-se em quase todos os estados nordestinos. ”Quem defende a cultura regional fica meio limitado, mas mesmo assim, tenho uma agenda cheia”, orgulha-se.


VIDA EM FAMÍLIA


Delmiro de Araújo Barros teve inúmeras chances de fazer a carreira fora de São José do Egito. Mas o amor á terra natal o mantém preso ás raízes, “O que ganho gasto na minha própria cidade”, costuma dizer.


Quando não está cuidado da carreira, ele dedica-se á agropecuária, cuidando das fazendas de criação de gado. Cuida também da casa de shows Chora Nega de sua propriedade, com capacidade para quatro mil pessoas e onde é realizada uma festa anual, pós São João.


Vereador pelo PP (Partido Progressista – 2004 a 2008) foi reeleito para o mandato de 2009/2012. Coordena ainda o projeto Quintal da Cantoria, que acontece cada última quinta-feira do mês, a partir das 20h, no Marcelo’s Bar. Lá, apresentam-se repentistas, trovadores, declamadores e poetas populares. O projeto acontece há três anos.


Delmiro Barros tem quatro filhos do primeiro relacionamento: Delmirrom, Delvanice, Delmivânia e Delmiro Júnior. De um segundo relacionamento é pai de Delmiro Victor.

2 comentários:

  1. Sou fã desse cara isso é a lenda das músicas de vaquejadas,mim orgulho dele por ele ser esse cara,alegre,amigo,bom compositor e canto e vaqueiro! Só tenho a falar do cara desse.

    ResponderExcluir
  2. Verdade dou fã desse cara orgulho de ser nordestino sou paraibano

    ResponderExcluir