.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Laudo confirma intoxicação como causa de mortes de 23 bovinos


Um laudo emitido pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba (Sedap) confirmou que as mortes de 23 bovinos no município de Boa Vista aconteceram devido a uma intoxicação por agrotóxicos. Outros dez animais que também morreram na semana passada teriam sido vítimas de “envenemamento alimentar”.


O exame confirmou as suspeitas de médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária, que visitaram as propriedades onde os animais morreram. Entre os sintomas vistos pelos proprietários, estavam a salivação excessiva, tremores e inquietação. Apenas dez deles sobreviveram.


Conforme o laudo, a intoxicação seria proveniente da palma ingerida pelos bovinos. O alimento estaria contaminado com excesso de agrotóxicos usados para combater a praga da cochonilha. O secretário-executivo de agricultura familiar da Sedap, Alexandre Eduardo, alertou que além do prejuízo financeiro para pecuaristas, as pessoas que consumem a carne e leite de animais intoxicados também estão expostos a doenças, desde intoxicação leve até câncer.


Devido à suspeita de uso indiscriminado de agrotóxicos por parte dos produtores rurais, a Federação de Agrigultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) convocou uma reunião para para discutir soluções com órgãos parceiros. O objetivo é encontrar melhores métodos para lidar com a cochonilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário